11369
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Resolvendo problemas com a ideia de Prejuízo.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Objetivos específicos

Resolver problema com a ideia de prejuízo.

Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.




Tempo sugerido: 2 min

Orientação: O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução em porcentagem?
  • Será que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o prejuízo?

Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução atividade retomada

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Como fazemos para calcular o prejuízo?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Como fazemos para calcular o prejuízo?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Como fazemos para calcular o prejuízo?

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 e 9)

Orientação:

  • O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
  • Ao apresentar a atividade, o professor poderá pedir aos alunos que representem a solução de cada item da atividade que o colega elaborou, de duas maneiras diferentes, por exemplo: usando frações, números decimais, fatores de redução, regra de três ou representações visuais.
  • Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.

Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando a ideia de prejuízo.

Discuta com a turma:

  • No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
  • Por que alguns modelos de veículos de mesmo preço de compra, são vendidos por preços de venda tão diferentes?
  • O que é depreciação e o que explica a alta depreciação de um bem bem de consumo, como um veículo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 e 9)

Orientação:

  • O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
  • Ao apresentar a atividade, o professor poderá pedir aos alunos que representem a solução de cada item da atividade que o colega elaborou, de duas maneiras diferentes, por exemplo: usando frações, números decimais, fatores de redução, regra de três ou representações visuais.
  • Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.

Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando a ideia de prejuízo.

Discuta com a turma:

  • No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
  • Por que alguns modelos de veículos de mesmo preço de compra, são vendidos por preços de venda tão diferentes?
  • O que é depreciação e o que explica a alta depreciação de um bem bem de consumo, como um veículo?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 10 ao 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, exemplificando com problemas desenvolvidos ao longo da aula. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.

Propósito: Fixar os conceitos de cálculo do prejuízo, receita e custo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.

Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo a ideia de prejuízo.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução em porcentagem?
  • Será que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações?

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

    Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Objetivos específicos

    Resolver problema com a ideia de prejuízo.

    Conceito-chave

    Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
    • Calculadora ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o prejuízo?

Materiais complementares:

Atividade retomada

Resolução atividade retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Como fazemos para calcular o prejuízo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Como fazemos para calcular o prejuízo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Discuta com a turma:

  • Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
  • Como fazemos para calcular o prejuízo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)

Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.

Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 e 9)

Orientação:

  • O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
  • Ao apresentar a atividade, o professor poderá pedir aos alunos que representem a solução de cada item da atividade que o colega elaborou, de duas maneiras diferentes, por exemplo: usando frações, números decimais, fatores de redução, regra de três ou representações visuais.
  • Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.

Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando a ideia de prejuízo.

Discuta com a turma:

  • No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
  • Por que alguns modelos de veículos de mesmo preço de compra, são vendidos por preços de venda tão diferentes?
  • O que é depreciação e o que explica a alta depreciação de um bem bem de consumo, como um veículo?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 e 9)

Orientação:

  • O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
  • Ao apresentar a atividade, o professor poderá pedir aos alunos que representem a solução de cada item da atividade que o colega elaborou, de duas maneiras diferentes, por exemplo: usando frações, números decimais, fatores de redução, regra de três ou representações visuais.
  • Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.

Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando a ideia de prejuízo.

Discuta com a turma:

  • No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
  • Por que alguns modelos de veículos de mesmo preço de compra, são vendidos por preços de venda tão diferentes?
  • O que é depreciação e o que explica a alta depreciação de um bem bem de consumo, como um veículo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 10 ao 14)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)

Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.

Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
  • Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
  • Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
  • Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, exemplificando com problemas desenvolvidos ao longo da aula. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.

Propósito: Fixar os conceitos de cálculo do prejuízo, receita e custo.

Discuta com a turma:

  • O que você aprendeu novo na aula de hoje?
  • Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.

Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo a ideia de prejuízo.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano