OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Objetivos específicos
Resolver problema com a ideia de prejuízo.
Conceito-chave
Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
- Calculadora ou não.
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
- O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução em porcentagem?
- Será que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações?
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o prejuízo?
Materiais complementares:
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Como fazemos para calcular o prejuízo?
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Como fazemos para calcular o prejuízo?
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Como podemos associar os termos receita, custo e despesa com o preço de venda e preço de compra?
- Como fazemos para calcular o prejuízo?
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 minutos ( slides 3 ao 7)
Orientação: Relembrar com os alunos alguns conceitos sobre prejuízo, receita e custo. Peça aos alunos para dar exemplos de situações que envolvam prejuízo, solicitando a identificação da receita, da despesa e do prejuízo.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como prejuízo, bem como os conceitos de receita e custo.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 e 9)
Orientação:
- O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
- Ao apresentar a atividade, o professor poderá pedir aos alunos que representem a solução de cada item da atividade que o colega elaborou, de duas maneiras diferentes, por exemplo: usando frações, números decimais, fatores de redução, regra de três ou representações visuais.
- Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.
Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando a ideia de prejuízo.
Discuta com a turma:
- No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
- Por que alguns modelos de veículos de mesmo preço de compra, são vendidos por preços de venda tão diferentes?
- O que é depreciação e o que explica a alta depreciação de um bem bem de consumo, como um veículo?
Materiais complementares:
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 8 e 9)
Orientação:
- O professor poderá solicitar previamente aos alunos para trazerem encartes de concessionárias de veículos ou que façam uma breve pesquisa de preços dos veículos que estarão na atividade.
- Ao apresentar a atividade, o professor poderá pedir aos alunos que representem a solução de cada item da atividade que o colega elaborou, de duas maneiras diferentes, por exemplo: usando frações, números decimais, fatores de redução, regra de três ou representações visuais.
- Conforme está na atividade, o professor orientará a formação de duplas, onde cada colega insere os dados (valores dos veículos) no seu problema e resolve o problema do colega. Em seguida, cada um, corrige a atividade que elaborou.
Propósito: Resolver a atividade principal, trabalhando a ideia de prejuízo.
Discuta com a turma:
- No cotidiano, ao vendermos um veículo, temos uma situação de lucro ou prejuízo? Justifique.
- Por que alguns modelos de veículos de mesmo preço de compra, são vendidos por preços de venda tão diferentes?
- O que é depreciação e o que explica a alta depreciação de um bem bem de consumo, como um veículo?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 10 ao 14)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 18 minutos (dos slides 11 ao 15)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para o problema, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida. Resoluções diferentes devem ser estimuladas.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta atividade?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
- Quais fatos vocês consideram na mudança de preços?
- Quais estratégias vocês consideram mais eficientes?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, exemplificando com problemas desenvolvidos ao longo da aula. Peça aos alunos para dar exemplos, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.
Propósito: Fixar os conceitos de cálculo do prejuízo, receita e custo.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu novo na aula de hoje?
- Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?
RAIO X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.
Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo a ideia de prejuízo.
Materiais complementares: