Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Prepare a atividade antes da aula. Você pode imprimir este modelo no link abaixo. Agrupe os alunos em duplas e entregue a atividade para cada dupla. Deixe que os alunos se familiarizem com o material por alguns instantes e, em seguida, peça que eles organizem suas ideias e resolvam a questão. Permita que os alunos discutam sobre os seus métodos e procedimentos.
Propósito: Relembrar o conhecimento de situações de adição, subtração, multiplicação e divisão numa igualdade.
Materiais Complementares:
Atividade de Aquecimento
Resolução da Atividade de Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem as linguagens algébricas para reconhecer situações que envolvem equações de 1º grau
Discuta com a Turma:
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?
- Como podemos elaborar uma expressão algébrica?
- Como podemos criar uma igualdade de expressões algébricas?
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos (Slides 4 e 5).
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos explorem as linguagens algébricas para reconhecer situações que envolvem equações de 1º grau
Discuta com a Turma:
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na expressão?
- Como podemos elaborar uma expressão algébrica?
- Como podemos criar uma igualdade de expressões algébricas?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização das linguagens algébricas para reconhecer situações que envolvem equações de 1º grau
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Como podemos diferenciar as expressões algébricas das equações?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização das linguagens algébricas para reconhecer situações que envolvem equações de 1º grau
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Como podemos diferenciar as expressões algébricas das equações?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização das linguagens algébricas para reconhecer situações que envolvem equações de 1º grau
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização da linguagem matemática para representar situações reais (aplicação da Linguagem numérica e Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas numa expressão algébrica?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Como podemos diferenciar as expressões algébricas das equações?
Sistematização de Conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Depois de discutir as diversas estratégias e soluções com os alunos, notamos que passamos pelo processo de ler a situação proposta, levantar hipótese e testá-las, verificando o valor solicitado, assim validando ou descartando suas hipóteses. Esse caminho percorrido norteou para que o aluno verificasse e compreendesse as linguagens algébricas para reconhecer situações que envolvem equações de 1º grau. Desta forma, é hora de ordenar os conceitos em jogo.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância de explorarmos as linguagens algébricas para reconhecer situações que envolvem equações de 1º grau
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a utilização das linguagens algébricas para reconhecer situações que envolvem equações de 1º grau. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e, avaliar os conhecimentos de cada um sobre a utilização das linguagens algébricas para reconhecer situações que envolvem equações de 1º grau.
Materiais complementares:
Atividade Complementar
Atividade de Raio X
Resolução da Atividade Complementar
Resolução da Atividade de Raio X
Material de Leitura Complementar