11342
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Identificar regra de três simples em situações diversas

Ensine problemas matemáticos que envolvam variação de proporcionalidade direta e inversa presentes na vida diária para alunos do 7º ano

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Simone de Albuquerque,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT7_13ALG04

Recursos
- Necessários:
     - caderno
     - lápis
     - grupo de alunos no Whatsapp

- Opcionais:
     - Google Sala de Aula
     - Meet

Para este plano, foque na etapa: Aquecimento

Aquecimento
Professor use o Google Formulário para que os alunos respondam à atividade inicial digitando a resposta. Caso os alunos não tenham recursos digitais, o professor pode solicitar a resolução do problema proposto com as questões que estão indicadas nas orientações. Ou ainda você pode sugerir que os alunos em um movimento de sala de aula invertida assistam o vídeo “Proporcionalidade direta e proporcionalidade inversa”, disponível no Khan Academy para uma retomada.

Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso ao problema proposto. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele.

Discussão das soluções
A discussão das soluções da atividade é uma etapa importantíssima da aula. É o momento de justificar as estratégias e respostas usadas para a resolução do problema proposto na atividade principal. Os alunos devem postar seus vídeos ou fotografias para compartilhar suas respostas em um ambiente de interação como WhatsApp ou Google Sala de Aula, por exemplo. A intenção é formar um painel de soluções e promover uma discussão rica e estimuladora entre os alunos e professor. Neste momento estimule a turma a falar (usando a ferramenta de áudio ou vídeo) como pensou para resolver o problema.

Sistematização
Compartilhe o slide de sistematização com os alunos, o que pode ser feito pelo grupo de WhatsApp ou pelo meio de comunicação combinado entre vocês. Se sua aula for síncrona, convide um dos alunos a ativar o microfone e fazer a leitura para os colegas. Se sua aula não for simultânea, grave um áudio ou um podcast explicando tudo isso e compartilhe com os alunos.

Convite às famílias
É interessante que os alunos envolvam as pessoas que estão ao seu redor em suas atividades escolares, mas devemos considerar que algumas vezes essas pessoas não poderão deixar seus afazeres e trabalhos para ajudá-los. Uma forma de envolvimento da família com os alunos nesta atividade é que lancem os desafios propostos na aula ou as situações problema da atividade complementar para resolver com a família.

Sugestão Enviada Por: Renata Gonçalves


Código: MAT7_13ALG04

(EF07MA17) Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano:

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas