11326
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Álgebra

Plano de aula - Proporcionalidade Inversa II

Plano de aula de Matemática com atividades para 7ºano do Fundamental sobre Proporcionalidade inversa.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Walter Soares Antonio Junior,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Carla Simone de Albuquerque

Mentora: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC:

EF07MA17: Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

Objetivos específicos

  • Reconhecer situações que envolvam a proporcionalidade inversa em diferentes contextos.

Conceito-chave

Proporcionalidade inversa.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor de imagens.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o texto com os alunos. Em seguida, respondam as duas afirmações, identificando quais são grandezas diretas e inversa proporcionalmente. Explore a ideia de proporcionalidade direta e inversa, conceitos apresentados anteriormente.

Propósito: Apresentar um problema que leve os alunos a refletir sobre o conceito de proporcionalidade direta e inversa.

Discuta com a turma:

  • Exemplifique outras grandezas inversamente proporcionais.

Resolução: Nas duas situações temos grandezas inversamente proporcional, na afirmação 1, quanto maior for o número de erros, menor será a nota. E na afirmação 2 quanto maior for números de operários menor será o total de dias para construírem uma casa.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Peça nesse momento que os alunos leiam a atividade e depois explique que eles devem observar os dados disponíveis. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.

Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade inversa em situações reais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • O que você observa da área 1 para área 2? Qual relação existe entre essas duas áreas?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Peça nesse momento que os alunos leiam a atividade e depois explique que eles devem observar os dados disponíveis. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.

Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade inversa em situações reais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • O que você observa da área 1 para área 2? Qual relação existe entre essas duas áreas?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo com os alunos e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre proporcionalidade inversa.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre proporção inversa. Reserve, se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram consolidar o conceito de proporcionalidade inversa.

Discuta com a turma:

Se o serviço tivesse que ser executado em 2 horas, o que aconteceria? Quantos trabalhadores seriam necessários?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete, escreva na lousa ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Carla Simone de Albuquerque

Mentora: Sandra Regina Correa Amorim

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC:

EF07MA17: Resolver e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando sentença algébrica para expressar a relação entre elas.

Objetivos específicos

  • Reconhecer situações que envolvam a proporcionalidade inversa em diferentes contextos.

Conceito-chave

Proporcionalidade inversa.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia o texto com os alunos. Em seguida, respondam as duas afirmações, identificando quais são grandezas diretas e inversa proporcionalmente. Explore a ideia de proporcionalidade direta e inversa, conceitos apresentados anteriormente.

Propósito: Apresentar um problema que leve os alunos a refletir sobre o conceito de proporcionalidade direta e inversa.

Discuta com a turma:

  • Exemplifique outras grandezas inversamente proporcionais.

Resolução: Nas duas situações temos grandezas inversamente proporcional, na afirmação 1, quanto maior for o número de erros, menor será a nota. E na afirmação 2 quanto maior for números de operários menor será o total de dias para construírem uma casa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Peça nesse momento que os alunos leiam a atividade e depois explique que eles devem observar os dados disponíveis. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.

Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade inversa em situações reais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • O que você observa da área 1 para área 2? Qual relação existe entre essas duas áreas?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos. (Slides 4 e 5)

Orientação: Organize os alunos em duplas e distribua a folha com a atividade (uma por aluno pois os dois deverão fazer os registros). Peça nesse momento que os alunos leiam a atividade e depois explique que eles devem observar os dados disponíveis. Eles poderão utilizar diferentes estratégias para identificar os valores que faltam e depois observá-los atentamente para responder aos questionamentos.

Propósito: Mostrar uma situação problema que desperte nos alunos a possibilidade de utilizar proporcionalidade inversa em situações reais.

Discuta com a turma:

  • Como podemos identificar os valores que faltam?
  • O que você observa da área 1 para área 2? Qual relação existe entre essas duas áreas?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 6, 7, 8 e 9)

Orientação: Pergunte aos alunos sobre as estratégias que utilizaram para resolver os questionamentos. Ouça as diferentes e possíveis formas de pensar dos alunos e deixe que eles apresentem seus argumentos para defender suas soluções. Em seguida, apresente a solução dos slides destacando nesse momento o conceito de proporcionalidade inversa. Depois apresente as respostas dos slides destacando o padrão ou regularidade observados na construção do pensamento para representar as grandezas inversamente proporcionais.

Propósito: Discutir as possíveis soluções e apresentar o conceito de proporcionalidade inversa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o conteúdo com os alunos e reforce de forma clara e objetiva o conceito trabalhado na aula.

Propósito: Encerrar a aula resumindo o que foi estudado sobre proporcionalidade inversa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e tentem responder os questionamentos utilizando os conceitos estudados sobre proporção inversa. Reserve, se possível, alguns minutos para discutir as soluções. Deixe que os alunos expliquem como pensaram para responder e discuta com a turma a solução.

Propósito: Verificar se os alunos conseguiram consolidar o conceito de proporcionalidade inversa.

Discuta com a turma:

Se o serviço tivesse que ser executado em 2 horas, o que aconteceria? Quantos trabalhadores seriam necessários?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 7º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a investigar padrões em sequências e representação da regularidade observada em linguagem matemática, conhecem a linguagem algébrica e sua relação com as propriedades das operações, estudam equivalência de expressões algébricas e resolução de problemas de proporcionalidade e de equações polinomiais do 1o grau.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano