Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva
Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira
Especialista de área: Pricilla Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.
Objetivos específicos
- Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
- Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos;
- Reconhecer os retângulos, losangos e quadrados como paralelogramos.
Conceito-chave
Propriedades de quadriláteros.
Recursos necessários
- Lápis de escrever, lápis de cor, borracha e tesoura;
- régua;
- Folha de papel A4 (para desenho e recorte);
- Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos apresentados no slide para que, em duplas, falem com o colega sobre propriedades de cada quadrilátero e pensem sobre o assunto e, após a roda de conversa e atividade em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados.
Discuta com a turma:
O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros?
Quais os casos de congruência de triângulos?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos apresentados no slide para que, em duplas, falem com o colega sobre propriedades de cada quadrilátero e pensem sobre o assunto e, após a roda de conversa e atividade em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.
Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados.
Discuta com a turma:
O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros?
Quais os casos de congruência de triângulos?
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você poderá orientá-los a confeccionarem os quadriláteros e realizarem algumas medições ou dobraduras para verificar cada afirmação.
Propósito: Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que estes quadriláteros também são paralelogramos.
Discuta com a turma:
O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Quais pertencem a um quadrilátero e não a outro?
Materiais complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5 e 6)
Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você poderá orientá-los a confeccionarem os quadriláteros e realizarem algumas medições ou dobraduras para verificar cada afirmação.
Propósito: Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que estes quadriláteros também são paralelogramos.
Discuta com a turma:
O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Quais pertencem a um quadrilátero e não a outro?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)
Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.
Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.
Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.
Discuta com a turma:
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)
Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.
Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.
Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.
Discuta com a turma:
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)
Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.
Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.
Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.
Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.
Discuta com a turma:
Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?
Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?
Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as deduções e associações por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete ou imprima a atividade e peça para que os alunos tentem resolvê-la individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, sugira que o estudante utilize a imagem do losango, trace suas diagonais e as recortem, a fim de testar e validar suas hipóteses. Também pode ser sugerido que sobreponham as partes (no caso, os quatro triângulos retângulos obtidos após realizarem as dobraduras e recortes), a fim de verificar, por congruência de triângulos, a solução da atividade. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Discuta com a turma:
Qual é o quadrilátero formado pelo itinerário da viagem? Quais são as suas principais características?
Os triângulos obtidos após o recorte são congruentes? Explique.
Você pensou em alguma outra forma de resolver tal situação? Qual? Como resolveria?
Materiais complementares: