11320
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Geometria

Plano de aula - Investigando propriedades: losango, retângulo e quadrado

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.



Objetivos específicos

  • Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
  • Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos;
  • Reconhecer os retângulos, losangos e quadrados como paralelogramos.



Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever, lápis de cor, borracha e tesoura;
  • régua;
  • Folha de papel A4 (para desenho e recorte);
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos apresentados no slide para que, em duplas, falem com o colega sobre propriedades de cada quadrilátero e pensem sobre o assunto e, após a roda de conversa e atividade em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros?

Quais os casos de congruência de triângulos?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos apresentados no slide para que, em duplas, falem com o colega sobre propriedades de cada quadrilátero e pensem sobre o assunto e, após a roda de conversa e atividade em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros?

Quais os casos de congruência de triângulos?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você poderá orientá-los a confeccionarem os quadriláteros e realizarem algumas medições ou dobraduras para verificar cada afirmação.

Propósito: Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que estes quadriláteros também são paralelogramos.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Quais pertencem a um quadrilátero e não a outro?

Materiais complementares:

Atividade

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você poderá orientá-los a confeccionarem os quadriláteros e realizarem algumas medições ou dobraduras para verificar cada afirmação.

Propósito: Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que estes quadriláteros também são paralelogramos.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Quais pertencem a um quadrilátero e não a outro?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)

Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.

Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.

Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)

Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.

Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.

Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)

Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.

Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.

Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as deduções e associações por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade e peça para que os alunos tentem resolvê-la individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, sugira que o estudante utilize a imagem do losango, trace suas diagonais e as recortem, a fim de testar e validar suas hipóteses. Também pode ser sugerido que sobreponham as partes (no caso, os quatro triângulos retângulos obtidos após realizarem as dobraduras e recortes), a fim de verificar, por congruência de triângulos, a solução da atividade. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.

Discuta com a turma:

Qual é o quadrilátero formado pelo itinerário da viagem? Quais são as suas principais características?

Os triângulos obtidos após o recorte são congruentes? Explique.

Você pensou em alguma outra forma de resolver tal situação? Qual? Como resolveria?

Materiais complementares:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leitura individual ou leitura compartilhada junto com os estudantes para deixar claro o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Geisa Zilli Shinkawa da Silva

Mentor: Fabrício Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.



Objetivos específicos

  • Reconhecer as principais características e propriedades dos quadriláteros.
  • Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos;
  • Reconhecer os retângulos, losangos e quadrados como paralelogramos.



Conceito-chave

Propriedades de quadriláteros.

Recursos necessários

  • Lápis de escrever, lápis de cor, borracha e tesoura;
  • régua;
  • Folha de papel A4 (para desenho e recorte);
  • Atividades impressas (preferencialmente) ou projetadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos apresentados no slide para que, em duplas, falem com o colega sobre propriedades de cada quadrilátero e pensem sobre o assunto e, após a roda de conversa e atividade em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros?

Quais os casos de congruência de triângulos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Por meio de roda de conversa, deixando os estudantes o mais à vontade possível, inicie com os questionamentos apresentados no slide para que, em duplas, falem com o colega sobre propriedades de cada quadrilátero e pensem sobre o assunto e, após a roda de conversa e atividade em dupla, sistematize no quadro algumas respostas dadas por eles, de modo a retomá-las ao final da aula, para refutá-las ou validá-las. Valorize a utilização da linguagem formal durante as resoluções.

Propósito: Fazer com que os alunos retomem conceitos relacionados às características dos retângulos, losangos e quadrados.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros?

Quais os casos de congruência de triângulos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você poderá orientá-los a confeccionarem os quadriláteros e realizarem algumas medições ou dobraduras para verificar cada afirmação.

Propósito: Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que estes quadriláteros também são paralelogramos.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Quais pertencem a um quadrilátero e não a outro?

Materiais complementares:

Atividade

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos. (Slides 5 e 6)

Orientações: Projete ou imprima a atividade para os alunos. Em seguida, solicite para que eles a leiam individualmente ou faça uma leitura compartilhada. Peça aos alunos que realizem a atividade individualmente e, em seguida, discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, relembre junto aos alunos o que são quadriláteros, quais são eles e as principais características de cada um. Aos estudantes que apresentarem dificuldades, você poderá orientá-los a confeccionarem os quadriláteros e realizarem algumas medições ou dobraduras para verificar cada afirmação.

Propósito: Investigar as propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos, além de perceberem que estes quadriláteros também são paralelogramos.

Discuta com a turma:

O que são quadriláteros? Quais as suas principais características?

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Quais pertencem a um quadrilátero e não a outro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)

Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.

Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.

Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)

Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.

Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.

Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos. (Slides 7 a 9)

Orientações A discussão da solução deve ocorrer de forma espontânea, preferencialmente deve-se deixar que os estudantes falem sobre as suas percepções referentes ao momento em que realizaram a atividade principal, sendo esta uma forma de valorização dos diversos raciocínios (certos ou não). Espera-se que nesta parte haja a sistematização do que foi trabalhado ao longo da atividade, apresentando os estudantes a uma resolução formal a partir do estudado. Pode ser realizada uma leitura compartilhada e discussão das respostas corretas, lembrando que os estudantes podem não terem apresentado respostas erradas, mas incompletas, faça com que eles percebam o que falta e completem suas atividades.

Chame a atenção dos estudantes para as definições formais, momentos nos quais ocorrem as sistematizações dos conceitos.

Sugerimos que os estudantes utilizem lápis de cor nas cores verde, vermelho, amarelo e azul para indicar as propriedades relacionadas a cada quadrilátero, de modo a facilitar a visualização das propriedades. Você pode também sugerir aos estudantes com maiores dificuldades, ou que não sejam capazes de visualizar as situações, a confecção e recorte ou dobradura dos quadriláteros.

Propósito: Permitir aos alunos que verifiquem e dêem sentido a algumas propriedades dos retângulos, losangos e quadrados utilizando congruência de triângulos.

Discuta com a turma:

Quais as principais características do paralelogramo, do retângulo, do quadrado e do losango?

Quais as principais características comuns aos quatro quadriláteros? E quais pertencem a apenas 3 destes quadriláteros? E quais pertencem a apenas dois deles?

Alguém pensou em outras possibilidades de solução? Quais? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes as deduções e associações por eles efetuadas, as quais descrevem as principais características dos quadrados, retângulos, losangos e paralelogramos. Além disso, retome/relembre os questionamentos iniciais do Aquecimento para validar ou refutar as hipóteses levantadas e sugira que eles confeccionem uma espécie de glossário, no qual as aprendizagens possam ser anotadas, ou revisitem o glossário já construído para incluir os novos aprendizados, uma vez que, quando o aluno elabora tal glossário, ele é levado a se ater às definições de cada quadrilátero e suas características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Projete ou imprima a atividade e peça para que os alunos tentem resolvê-la individualmente. Em seguida, peça que discutam com um colega suas soluções, com o objetivo de confrontar suas hipóteses, de modo a validá-las ou refutá-las. Se necessário, sugira que o estudante utilize a imagem do losango, trace suas diagonais e as recortem, a fim de testar e validar suas hipóteses. Também pode ser sugerido que sobreponham as partes (no caso, os quatro triângulos retângulos obtidos após realizarem as dobraduras e recortes), a fim de verificar, por congruência de triângulos, a solução da atividade. Ao final da atividade, realize uma roda conversa para fechamento da aula análise do que foi aprendido.

Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.

Discuta com a turma:

Qual é o quadrilátero formado pelo itinerário da viagem? Quais são as suas principais características?

Os triângulos obtidos após o recorte são congruentes? Explique.

Você pensou em alguma outra forma de resolver tal situação? Qual? Como resolveria?

Materiais complementares:

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 8º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem congruência de triângulos, propriedades dos quadriláteros, construções geométricas e lugar geométrico.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano