Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_23GRM01
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- fita métrica, barbante e régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Opcionais:
- Google Sala de Aula
- Meet
- Vídeo: “Nomeando as partes de um círculo” ”- Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/AjexqNnM5i8 acesso em 04 de jul 2020.
Para este plano, foque na etapa: Aquecimento
Aquecimento
A atividade é uma retomada de conceitos que são fundamentais para a aula. Você pode propor em um movimento de Ensino Híbrido que os alunos assistam ao vídeo “Nomeando as partes de um círculo”, disponível no Khan Academy, para retomar os objetos de conhecimento. Fotografe e envie via whatsapp ou e-mail o problema proposto para resolução. Informe-os que é um momento de retomada de conteúdos e que, caso tenham dúvidas, estas serão trabalhadas no decorrer da aula.
Atividade principal
A atividade principal apresenta um problema prático que exigirá dos alunos uma investigação com medições e cálculos. O objetivo é que o aluno compreenda a importância do número pi no cálculo do comprimento da circunferência e da obtenção de uma expressão algébrica para facilitar este trabalho. Oriente os alunos a medirem os objetos circulares que estiverem disponíveis em seus lares para realizar a atividade.
Discussão das soluções
Seria interessante disponibilizar aos alunos, estratégias diferentes de resolução. O WhatsApp pode ser usado para intermediar a mediação entre as respostas dos alunos e possíveis comentários e orientações sobre equívocos ou dúvidas apresentadas. Se houver recursos tecnológicos para discussão em tempo real com a turma, utilize para esclarecer dúvidas e sugerir propostas que ampliem e consolidem as aprendizagens. Sugestão de recursos on line para discussões: Meet ou Zoom.
Convite às famílias
Oriente as famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções conforme os combinados com o professor e ajude os alunos disponibilizando os objetos circulares para medição.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_23GRM01
(EF07MA33) Estabelecer o número ? como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem a resolver problemas envolvendo medições, medição de superfícies e medida do comprimento da circunferência.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes