Resumo da Aula
Orientações:
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a Turma:
- Quais prismas já conhecemos?
- O que são prismas retos?
- Quais prismas já sabemos calcular o volume?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume.
Propósito: Construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas retos.
Discuta com a turma:
- Como podemos classificar os prismas?
- Eles podem ser classificados pela base?
- Qual a unidade de medida de área?
- Qual a unidade de medida da altura?
- Qual a unidade de medida do volume?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Fale para a turma sobre o cálculo do volume do prisma que é sempre área da base vezes a altura. Pense com eles sobre a área do retângulo. Depois, discuta sobre a altura do prisma. Lembrando que se enxergamos a base como sendo o retângulo PSIL, a altura é OL, mas se enxergamos a base como QRSP, a altura é PL.
Propósito: Construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas retos.
Discuta com a turma:
- Qual é a base do prisma?
- Qual é a altura?
- Podemos olhar esse prisma de outra perspectiva e termos outra base e outra altura?
- O valor do volume muda se enxergarmos diferente?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Lembre de pensar com os alunos que o prisma quadrangular é uma particularidade do prisma retangular, ou seja, é quando o comprimento e a largura da base têm as medidas iguais.
Propósito: Construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas retos.
Discuta com a turma:
- Qual é a base do prisma?
- Qual é a altura?
- Podemos olhar esse prisma de outra perspectiva e termos outra base e outra altura?
- O valor do volume muda se enxergarmos diferente?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Discuta com a turma a diferença entre a altura do trapézio, que é a base desse prisma, e a altura do prisma
Propósito: Construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas retos.
Discuta com a turma:
- Qual é a base do prisma?
- Qual é a altura do prisma?
- Qual é a altura da base do prisma?
- Podemos olhar esse prisma de outra perspectiva e termos outra base e outra altura?
- O valor do volume muda se enxergarmos diferente?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Comente sobre a divisão do hexágono em seis triângulos equiláteros.
Propósito: Construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas retos.
Discuta com a Turma:
- Qual é a base do prisma?
- Qual é a altura do prisma?
- Qual é a altura da base do prisma?
- Podemos olhar esse prisma de outra perspectiva e termos outra base e outra altura?
- O valor do volume muda se enxergarmos diferente?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 8 a 10).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas a resolução, e por fim, falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades para resolução de problemas envolvendo o cálculo volume de prismas retos, permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- Quais dados são fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 8 a 10).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas a resolução, e por fim, falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades para resolução de problemas envolvendo o cálculo volume de prismas retos, permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- Quais dados são fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides de 8 a 10).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas a resolução, e por fim, falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades para resolução de problemas envolvendo o cálculo volume de prismas retos, permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- Quais dados são fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11 e 12).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que essa é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Discuta com a turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- Quais os pontos diferentes da resolução em comparação ao meu colega?
- Existe outra forma de solucionar o problema?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 11 e 12).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que essa é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- Quais os pontos diferentes da resolução em comparação ao meu colega?
- Existe outra forma de solucionar o problema?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 e 14).
Orientações: Discuta sobre as dimensões do cocho, se possível leve a régua para que os alunos tenham uma ideia real. Lembrem que o silo não está na sua capacidade máxima e que, para saber dos dias que ele pode abastecer a fazenda, precisamos fazer a razão dos ¾ do volume do silo e do volume de todos os cochos. Lembrem que não temos dias quebrados, por isso chegamos a conclusão de 11 dias.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais formas diferentes de iniciar a solução?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 13 e 14).
Orientações: Discuta sobre as dimensões do cocho, se possível leve a régua para que os alunos tenham uma ideia real. Lembrem que o silo não está na sua capacidade máxima e que, para saber dos dias que ele pode abastecer a fazenda, precisamos fazer a razão dos ¾ do volume do silo e do volume de todos os cochos. Lembrem que não temos dias quebrados, por isso chegamos a conclusão de 11 dias.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais formas diferentes de iniciar a solução?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Relembre com os alunos a fórmula para o cálculo do volume generalizando-o.
Propósito: Generalizar o cálculo de volume de prismas.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Relembre com os alunos as particularidades do volume quando se muda o tipo de base.
Propósito: Particularizar o cálculo de volume de prismas dependendo da base.