11291
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Álgebra

Plano de aula - Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lays Curcio Guimarães Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

Mentor: Telma Regina França Rosso

Especialista de área: Sandra Regina



Habilidade da BNCC

Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)



Objetivos específicos

Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Conceito-chave

Função

Conhecimentos prévios

Proporcionalidade

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.
  • Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 MINUTOS

Orientação: Queremos que a turma faça um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Relacionar grandezas proporcionais e funções.

Discuta com a turma:

  • O que é proporcionalidade?
  • O que são grandezas?
  • O que é função?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides de 4 a 6)

Orientação: Deixe que os alunos pensem em como estabelecer a relação individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Discuta com a turma:

  • Quantas horas mensais Bruno vai trabalhar como “jovem aprendiz”?( considere um mês com 4 semanas)
  • E na lanchonete?
  • Qual opção representa a melhor razão salário/hora?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides de 4 a 6)

Orientação: Deixe que os alunos pensem em como estabelecer a relação individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Discuta com a turma:

  • Quantas horas mensais Bruno vai trabalhar como “jovem aprendiz”?( considere um mês com 4 semanas)
  • E na lanchonete?
  • Qual opção representa a melhor razão salário/hora?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides de 4 a 6)

Orientação: Deixe que os alunos pensem em como estabelecer a relação individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Discuta com a turma:

  • Quantas horas mensais Bruno vai trabalhar como “jovem aprendiz”?( considere um mês com 4 semanas)
  • E na lanchonete?
  • Qual opção representa a melhor razão salário/hora?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 12 a 15)

Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.

Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.

Discuta com a turma:

  • O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
  • É possível generalizar, escrevendo uma função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12 a 15)

Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.

Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.

Discuta com a turma:

  • O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
  • É possível generalizar, escrevendo uma função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12 a 15)

Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.

Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.

Discuta com a turma:

  • O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
  • É possível generalizar, escrevendo uma função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 12 a 15)

Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.

Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.

Discuta com a turma:

  • O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
  • É possível generalizar, escrevendo uma função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano
  • Tempo sugerido: 2 minutos.
  • Orientação: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo para a turma.
  • Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Lays Curcio Guimarães Oliveira

    Mentor: Telma Regina França Rosso

    Especialista de área: Sandra Regina



    Habilidade da BNCC

    Compreender as funções como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis ( EF09MA06)



    Objetivos específicos

    Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

    Conceito-chave

    Função

    Conhecimentos prévios

    Proporcionalidade

    Recursos necessários

    • Folha de papel A4 branca;
    • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 MINUTOS

Orientação: Queremos que a turma faça um rápido debate para relembrar conceitos. Deixe-os à vontade.

Propósito: Relacionar grandezas proporcionais e funções.

Discuta com a turma:

  • O que é proporcionalidade?
  • O que são grandezas?
  • O que é função?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides de 4 a 6)

Orientação: Deixe que os alunos pensem em como estabelecer a relação individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Discuta com a turma:

  • Quantas horas mensais Bruno vai trabalhar como “jovem aprendiz”?( considere um mês com 4 semanas)
  • E na lanchonete?
  • Qual opção representa a melhor razão salário/hora?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides de 4 a 6)

Orientação: Deixe que os alunos pensem em como estabelecer a relação individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Discuta com a turma:

  • Quantas horas mensais Bruno vai trabalhar como “jovem aprendiz”?( considere um mês com 4 semanas)
  • E na lanchonete?
  • Qual opção representa a melhor razão salário/hora?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos ( slides de 4 a 6)

Orientação: Deixe que os alunos pensem em como estabelecer a relação individualmente,num primeiro momento. E depois se reúna com sua dupla para comparar e discutir as soluções.

Propósito: Analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.

Discuta com a turma:

  • Quantas horas mensais Bruno vai trabalhar como “jovem aprendiz”?( considere um mês com 4 semanas)
  • E na lanchonete?
  • Qual opção representa a melhor razão salário/hora?

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides de 7 a 10)

Orientação: Professor, apresentamos algumas soluções, dentre as inúmeras que seu aluno pode imaginar. Lembre-se sempre de incentivar a criatividade e autonomia de pensamento do seu aluno.

Propósito: Explorar as diversas formas de solução pensadas pelos alunos.

Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para encerrar a aula, retome o que foi discutido.

Propósito: Retomar o aprendizado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 12 a 15)

Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.

Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.

Discuta com a turma:

  • O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
  • É possível generalizar, escrevendo uma função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12 a 15)

Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.

Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.

Discuta com a turma:

  • O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
  • É possível generalizar, escrevendo uma função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 MINUTOS (slides 12 a 15)

Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.

Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.

Discuta com a turma:

  • O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
  • É possível generalizar, escrevendo uma função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 MINUTOS (slides 12 a 15)

Orientação: Aplicar a atividade Individualmente.

Propósito: Verificar se aluno consegue relacionar as grandezas, estabelecendo uma função.

Discuta com a turma:

  • O consumo de luz e o valor da conta são proporcionais?
  • É possível generalizar, escrevendo uma função?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 9º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem como explorar a fatoração de termos com fator em comum, diferença entre dois quadrados e trinômio do quadrado perfeito, relacionando-os com os produtos notáveis; resolver equações quadráticas; explorar o uso da proporcionalidade entre grandezas de diferentes espécies; analisar regularidades que levem à representação algébrica de uma função; explorar o conceito de função e sua representação gráfica.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano