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Plano de aula > Matemática > 8º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Interpretar e analisar um gráfico a partir dos pontos de dispersão.

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Interpretar os dados do gráfico de acordo com as ferramentas apresentadas, com foco nos pontos de dispersão.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ellen Roberta Braga Bosso

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos prévios

Interpretar e identificar os principais pontos do gráfico, relacionando com o contexto apresentado.

Objetivos específicos

Interpretar os dados do gráfico de acordo com as ferramentas apresentadas, com foco nos pontos de dispersão.



Conceito-chave

Interpretação e análise de dados e dispersão de pontos.

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:

Apresentar para a turma o objetivo da aula.

Comente com a turma que a análise do gráfico se inicia pela observação e interpretação das características principais: o eixos horizontais e verticais, título do gráfico, o título dos eixos, bem como o tipo do gráfico.

Propósito: Apresentar o objetivo à turma

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e permita que os alunos observem, por uns instantes, qual é a situação dos quatro gráficos.

Percebe-se que nos quatro, há falta de informações importantes para progredir com uma análise de dados. É possível enxergar que os pontos azuis se comportam de maneira diferente dos pontos vermelhos. Mas, vemos também que há uma semelhança, ambos apresentam duas condições: a crescente e a decrescente.

Podemos hipotetizar diversos títulos ou assuntos para esses gráficos que justifiquem esses comportamentos, porém não é esse o objetivo.

Permita que os alunos questionem e se perguntem se os gráficos apresentados estão certos ou não.

Propósito: Questionar sobre o comportamento dos pontos e analisar as diferenças e semelhanças. Perceber que sem algumas informações, não é possível a análise desses pontos.

Discuta com a turma:

  • O que está faltando nos gráficos apresentados?
  • Se fosse para fazer uma análise do que temos aqui, qual poderíamos fazer?
  • Podemos afirmar que os pontos azuis estão mais ESPALHADOS pelo gráfico?
  • Nós conseguimos encontrar os pares ordenados de todos os pontos?
  • Podemos afirmar que, no gráfico dos pontos azuis, possuem pontos com o mesmo valor de X ou o mesmo valor de Y? E no vermelho?
  • Roberta menciona o comportamento diferente dos pontos azuis e dos pontos vermelhos. Será que você consegue encontrar uma semelhança no par de gráficos da esquerda e no par de gráficos da direita?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 3 e 4)

Orientação:

Organize a turma em duplas e peça que sentem longe uma da outra. Projete o slide na lousa e leia em voz alta.

Aqui, os alunos devem analisar todos os pontos e eixos do gráfico.

Ajude-os na identificação do assunto do gráfico e na interpretação dos dados apresentados.

Caso haja necessidade de imprimir a atividade principal.

Propósito: Ler o enunciado e identificar os principais pontos do gráfico

Discuta com a turma:

  • Qual o assunto do gráfico?
  • Qual é o período do gráfico?
  • Qual é a informação do eixo X? E do eixo Y?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 3 e 4)

Orientação:

Projete o slide na lousa e peça a um aluno para ler em voz alta.

Conceda 10 minutos para que os alunos dediquem à análise do gráfico respondendo as questões.

Todos os alunos devem apresentar as respostas em seus cadernos, mesmo sentado em duplas.

Auxilie nas questões caso seja necessário.

É importante que os alunos observem os períodos que a áreas desmatadas aumentam e diminuem. Com isso, conseguiram perceber que a dispersão dos pontos se dá quando os pontos apresentam-se mais espalhados pelo gráfico. Nesse caso, temos mais dispersão no primeiro período que no segundo, porém, considerando o contexto da situação problema, isso é algo bom, pois as áreas desmatadas, diminuíram.

Propósito: Responder às questões e observando os gráficos e aprender sobre pontos de dispersão.

Discuta com a turma:

  • Para analisar do item “c”, qual é a melhor forma de observar?
  • Se olharmos a diferença entre os pontos, facilita na interpretação do contexto apresentado?
  • O que é análise crítica?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e troque informações com a turma.

Peça que os alunos observem os traços verdes e repare em quais anos houve crescimento nas áreas desmatadas da Amazônia.

Porém, é possível afirmar que há menos aumento que diminuição.

Comente com a turma que o primeiro período, foi significativo para a diminuição do desmatamento fosse considerável, já que caímos de 27.772 para 700 km², notamos isso pela linha do gráfico que apresenta somente decrescimento.

Discuta com a turma cada uma das respostas e permita que cada dupla exponha suas conclusões.

Oriente e acrescente alguma informação caso haja necessidade.

Propósito: Perceber a diferença entre os gráficos e os pontos apresentados, observando as linhas e o comportamento de cada ponto.

Discuta com a turma:

  • Os pontos se encontram mais espalhados no primeiro ou no segundo período? Por quê?
  • Podemos afirmar que no segundo período, os pontos apresentam-se “quase” na mesma linha, caso traçamos uma linha imaginária?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minuto

Orientação:

Projete o slide na lousa e peça que um aluno leia em voz alta.

Promova uma discussão pedindo que os alunos mostrem o que eles entenderam do gráfico apresentado e dos pontos de dispersão.

Diga que o gráfico poderia ser feito com o gráfico de segmento, porém a observação da dispersão, fica mais aparente quando não há a ligação entre os pontos e mais didático, é que o próprio aluno trace essa linha, pois conseguirá perceber, o que acontece em relação ao crescimento ou não dos dados.

Propósito: Concluir o que são os pontos de dispersão e suas características na análise dos dados

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação:

Professor, essa atividade é para avaliar se o aluno aprendeu a observar um gráfico e analisar alguns pontos em relação à dispersão.

Auxilie-os caso haja necessidade.

Em relação à última questão, o aluno deverá responder que a campanha deverá ser feita para prevenir a gastrite. Nesse ponto, explique ao aluno que gastrite é uma inflamação no estômago. Caso queira discutir o assunto, acesse o site: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gastrite

Propósito: Analisar o gráfico, observando a dispersão dos pontos.

Discuta com a turma:

  • Como se apresenta uma reta crescente? E uma decrescente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação:

Apresentar para a turma o objetivo da aula.

Comente com a turma que a análise do gráfico se inicia pela observação e interpretação das características principais: o eixos horizontais e verticais, título do gráfico, o título dos eixos, bem como o tipo do gráfico.

Propósito: Apresentar o objetivo à turma


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista



Habilidade da BNCC

(EF08MA23) Selecionar razões, de diferentes naturezas (física, ética ou econômica), que justificam a realização de pesquisas amostrais e não censitárias, e reconhecer que a seleção da amostra pode ser feita de diferentes maneiras (amostra casual simples, sistemática e estratificada).

(EF08MA24) Planejar e executar pesquisa amostral, selecionando uma técnica de amostragem adequada, e escrever relatório que contenha os gráficos apropriados para representar os conjuntos de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central, a amplitude e as conclusões.

Conhecimentos prévios

Interpretar e identificar os principais pontos do gráfico, relacionando com o contexto apresentado.

Objetivos específicos

Interpretar os dados do gráfico de acordo com as ferramentas apresentadas, com foco nos pontos de dispersão.



Conceito-chave

Interpretação e análise de dados e dispersão de pontos.

Recursos necessários

  • Giz;
  • Lousa;
  • Caderno;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e permita que os alunos observem, por uns instantes, qual é a situação dos quatro gráficos.

Percebe-se que nos quatro, há falta de informações importantes para progredir com uma análise de dados. É possível enxergar que os pontos azuis se comportam de maneira diferente dos pontos vermelhos. Mas, vemos também que há uma semelhança, ambos apresentam duas condições: a crescente e a decrescente.

Podemos hipotetizar diversos títulos ou assuntos para esses gráficos que justifiquem esses comportamentos, porém não é esse o objetivo.

Permita que os alunos questionem e se perguntem se os gráficos apresentados estão certos ou não.

Propósito: Questionar sobre o comportamento dos pontos e analisar as diferenças e semelhanças. Perceber que sem algumas informações, não é possível a análise desses pontos.

Discuta com a turma:

  • O que está faltando nos gráficos apresentados?
  • Se fosse para fazer uma análise do que temos aqui, qual poderíamos fazer?
  • Podemos afirmar que os pontos azuis estão mais ESPALHADOS pelo gráfico?
  • Nós conseguimos encontrar os pares ordenados de todos os pontos?
  • Podemos afirmar que, no gráfico dos pontos azuis, possuem pontos com o mesmo valor de X ou o mesmo valor de Y? E no vermelho?
  • Roberta menciona o comportamento diferente dos pontos azuis e dos pontos vermelhos. Será que você consegue encontrar uma semelhança no par de gráficos da esquerda e no par de gráficos da direita?

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 3 e 4)

Orientação:

Organize a turma em duplas e peça que sentem longe uma da outra. Projete o slide na lousa e leia em voz alta.

Aqui, os alunos devem analisar todos os pontos e eixos do gráfico.

Ajude-os na identificação do assunto do gráfico e na interpretação dos dados apresentados.

Caso haja necessidade de imprimir a atividade principal.

Propósito: Ler o enunciado e identificar os principais pontos do gráfico

Discuta com a turma:

  • Qual o assunto do gráfico?
  • Qual é o período do gráfico?
  • Qual é a informação do eixo X? E do eixo Y?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slide 3 e 4)

Orientação:

Projete o slide na lousa e peça a um aluno para ler em voz alta.

Conceda 10 minutos para que os alunos dediquem à análise do gráfico respondendo as questões.

Todos os alunos devem apresentar as respostas em seus cadernos, mesmo sentado em duplas.

Auxilie nas questões caso seja necessário.

É importante que os alunos observem os períodos que a áreas desmatadas aumentam e diminuem. Com isso, conseguiram perceber que a dispersão dos pontos se dá quando os pontos apresentam-se mais espalhados pelo gráfico. Nesse caso, temos mais dispersão no primeiro período que no segundo, porém, considerando o contexto da situação problema, isso é algo bom, pois as áreas desmatadas, diminuíram.

Propósito: Responder às questões e observando os gráficos e aprender sobre pontos de dispersão.

Discuta com a turma:

  • Para analisar do item “c”, qual é a melhor forma de observar?
  • Se olharmos a diferença entre os pontos, facilita na interpretação do contexto apresentado?
  • O que é análise crítica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação:

Projete o slide na lousa e troque informações com a turma.

Peça que os alunos observem os traços verdes e repare em quais anos houve crescimento nas áreas desmatadas da Amazônia.

Porém, é possível afirmar que há menos aumento que diminuição.

Comente com a turma que o primeiro período, foi significativo para a diminuição do desmatamento fosse considerável, já que caímos de 27.772 para 700 km², notamos isso pela linha do gráfico que apresenta somente decrescimento.

Discuta com a turma cada uma das respostas e permita que cada dupla exponha suas conclusões.

Oriente e acrescente alguma informação caso haja necessidade.

Propósito: Perceber a diferença entre os gráficos e os pontos apresentados, observando as linhas e o comportamento de cada ponto.

Discuta com a turma:

  • Os pontos se encontram mais espalhados no primeiro ou no segundo período? Por quê?
  • Podemos afirmar que no segundo período, os pontos apresentam-se “quase” na mesma linha, caso traçamos uma linha imaginária?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minuto

Orientação:

Projete o slide na lousa e peça que um aluno leia em voz alta.

Promova uma discussão pedindo que os alunos mostrem o que eles entenderam do gráfico apresentado e dos pontos de dispersão.

Diga que o gráfico poderia ser feito com o gráfico de segmento, porém a observação da dispersão, fica mais aparente quando não há a ligação entre os pontos e mais didático, é que o próprio aluno trace essa linha, pois conseguirá perceber, o que acontece em relação ao crescimento ou não dos dados.

Propósito: Concluir o que são os pontos de dispersão e suas características na análise dos dados

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação:

Professor, essa atividade é para avaliar se o aluno aprendeu a observar um gráfico e analisar alguns pontos em relação à dispersão.

Auxilie-os caso haja necessidade.

Em relação à última questão, o aluno deverá responder que a campanha deverá ser feita para prevenir a gastrite. Nesse ponto, explique ao aluno que gastrite é uma inflamação no estômago. Caso queira discutir o assunto, acesse o site: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gastrite

Propósito: Analisar o gráfico, observando a dispersão dos pontos.

Discuta com a turma:

  • Como se apresenta uma reta crescente? E uma decrescente?

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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