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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Triângulo retângulo inscrito na circunferência

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Determinar uma propriedade matemática a partir da generalização na análise de ângulos centrais e inscritos em uma circunferência

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata Gerhardt Gomes Roza

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

Determinar uma propriedade matemática a partir da generalização na análise de ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Conceito-chave

Aplicar a relação de ângulos inscritos e centrais para determinar a propriedade de triângulos retângulos inscritos na circunferência.

Conhecimentos Prévios

Construção de triângulos e circunferências utilizando compasso e régua.

Utilizar transferidor;

Relação entre as medidas de ângulos centrais e inscritos na circunferência em um mesmo arco.

Recursos necessários


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações:
Relembre com os alunos o conceito de ângulos na circunferência. Converse com os alunos sobre os possíveis ângulos que podemos encontrar em uma circunferência.

Caso os alunos tenham dificuldade em diferenciar ângulos centrais de ângulos inscritos.
Propósito: Relembrar os conceitos de ângulos centrais e inscritos na circunferência e suas relações.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações:
Leia o slide com os alunos, é importante que os alunos saibam identificar o que são ângulos inscritos e centrais na circunferência para o bom desenvolvimento da atividade principal.

Converse com os alunos que ângulos centrais só são assim chamados pois são formados no centro da circunferência.

Propósito: Relembrar os conceitos de ângulos centrais e inscritos na circunferência e suas relações.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações:
Leia o slide com os alunos, é importante que os alunos saibam identificar o que são ângulos inscritos e centrais na circunferência para o bom desenvolvimento da atividade principal.

Converse com os alunos que ângulos inscritos só são assim chamados pois tem seus vértices em pontos inscritos na circunferência.

Propósito: Relembrar os conceitos de ângulos centrais e inscritos na circunferência e suas relações.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações:
Leia o slide com os alunos, é importante que os alunos saibam identificar o que são ângulos inscritos e centrais na circunferência para o bom desenvolvimento da atividade principal.

Converse sobre a relação entre ângulos centrais e ângulos inscritos, peça que desenhem outros ângulos centrais e inscritos e meçam os ângulos, comparando as medidas para que percebam a relação entre suas medidas.

Propósito: Relembrar os conceitos de ângulos centrais e inscritos na circunferência e suas relações.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 7 a 9).

Orientações:
Utilize os instrumentos propostos para a construção, preferencialmente os instrumentos próprios para quadro para orientar os alunos sobre a utilização dos mesmos. Construa diferentes figuras geométricas com os alunos no quadro para relembrar a utilização dos instrumentos e auxiliá-los na realização da atividade.

Propósito: Aplicar relações entre ângulos centrais e inscritos na circunferência para provar a propriedade dos triângulos retângulos inscritos na circunferência.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 7 a 9).

Orientações:
Utilize os instrumentos propostos para a construção, preferencialmente os instrumentos próprios para quadro para orientar os alunos sobre a utilização dos mesmos. Construa diferentes figuras geométricas com os alunos no quadro para relembrar a utilização dos instrumentos e auxiliá-los na realização da atividade.

Propósito: Aplicar relações entre ângulos centrais e inscritos na circunferência para provar a propriedade dos triângulos retângulos inscritos na circunferência.

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 7 a 9).

Orientações:
Utilize os instrumentos propostos para a construção, preferencialmente os instrumentos próprios para quadro para orientar os alunos sobre a utilização dos mesmos. Construa diferentes figuras geométricas com os alunos no quadro para relembrar a utilização dos instrumentos e auxiliá-los na realização da atividade.

Propósito: Aplicar relações entre ângulos centrais e inscritos na circunferência para provar a propriedade dos triângulos retângulos inscritos na circunferência.

Discuta com a turma:

  • Analisando a medida dos ângulos desse triângulo, como o classificamos?
  • É possível perceber essa regularidade em triângulos formados na circunferência tendo um de seus lados no diâmetro desta circunferência?
  • Como podemos relacionar as medidas dos ângulos centrais e inscritos com a regularidade nos triângulos formados?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • É possível encontrar ângulos centrais e inscritos nesse triângulo?
  • Analise o triângulo e os resultados de seus colegas, a que conclusão é possível chegar?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • É possível encontrar ângulos centrais e inscritos nesse triângulo?
  • Analise o triângulo e os resultados de seus colegas, a que conclusão é possível chegar?
  • Como podemos classificar esse triângulo quanto aos ângulos?
  • Se não estivesse com o transferidor em mãos, seria possível definir a medida dos ângulos desse triângulo?
  • Seria possível definir a medida de pelo menos alguns ângulos sem o transferidor?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • Se invertermos a posição do ângulo A, colocando no arco abaixo do diâmetro, sua medida sofreria alguma alteração?
  • É possível afirmar algo analisando essa medida?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • Que relações percebemos entre esses dois triângulos?
  • Temos ângulos congruentes nesses triângulos?
  • Pensando na atividade de retomada do início desta aula, como podemos utilizar estes conhecimentos na análise desse exercício?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma conclusão que fizemos na análise do primeiro triângulo construído que possa ser aplicado neste segundo triângulo?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • O que as relações entre ângulos centrais e inscritos podem nos ajudar a encontrar uma regularidade entre esses triângulos?
  • Se eu mudar a posição do ângulo A, a sua medida será alterada? Por quê?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • O que as relações entre ângulos centrais e inscritos podem nos ajudar a encontrar uma regularidade entre esses triângulos?
  • Se eu mudar a posição do ângulo A, a sua medida será alterada? Por quê?
  • A regularidade encontrada pode ser aplicada em qualquer triângulo? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Deixe que os alunos realizem a atividade individualmente para que seja possível perceber se compreenderam bem os conceitos trabalhados nesta aula.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Como utilizar os instrumentos de medição

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Apresentar o objetivo para que fique claro o que se deseja atingir com essa aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Renata Gerhardt Gomes Roza

Mentor: Lara Barbosa

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF09MA11 - Resolver problemas por meio do estabelecimento de relações entre arcos, ângulos centrais e ângulos inscritos na circunferência, fazendo uso, inclusive, de softwares de geometria dinâmica.

EF06MA25 - Determinar medidas da abertura de ângulos, por meio de transferidor e/ou tecnologias digitais.

Objetivos específicos

Determinar uma propriedade matemática a partir da generalização na análise de ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Conceito-chave

Aplicar a relação de ângulos inscritos e centrais para determinar a propriedade de triângulos retângulos inscritos na circunferência.

Conhecimentos Prévios

Construção de triângulos e circunferências utilizando compasso e régua.

Utilizar transferidor;

Relação entre as medidas de ângulos centrais e inscritos na circunferência em um mesmo arco.

Recursos necessários

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações:
Relembre com os alunos o conceito de ângulos na circunferência. Converse com os alunos sobre os possíveis ângulos que podemos encontrar em uma circunferência.

Caso os alunos tenham dificuldade em diferenciar ângulos centrais de ângulos inscritos.
Propósito: Relembrar os conceitos de ângulos centrais e inscritos na circunferência e suas relações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações:
Leia o slide com os alunos, é importante que os alunos saibam identificar o que são ângulos inscritos e centrais na circunferência para o bom desenvolvimento da atividade principal.

Converse com os alunos que ângulos centrais só são assim chamados pois são formados no centro da circunferência.

Propósito: Relembrar os conceitos de ângulos centrais e inscritos na circunferência e suas relações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações:
Leia o slide com os alunos, é importante que os alunos saibam identificar o que são ângulos inscritos e centrais na circunferência para o bom desenvolvimento da atividade principal.

Converse com os alunos que ângulos inscritos só são assim chamados pois tem seus vértices em pontos inscritos na circunferência.

Propósito: Relembrar os conceitos de ângulos centrais e inscritos na circunferência e suas relações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 3 a 6).

Orientações:
Leia o slide com os alunos, é importante que os alunos saibam identificar o que são ângulos inscritos e centrais na circunferência para o bom desenvolvimento da atividade principal.

Converse sobre a relação entre ângulos centrais e ângulos inscritos, peça que desenhem outros ângulos centrais e inscritos e meçam os ângulos, comparando as medidas para que percebam a relação entre suas medidas.

Propósito: Relembrar os conceitos de ângulos centrais e inscritos na circunferência e suas relações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 7 a 9).

Orientações:
Utilize os instrumentos propostos para a construção, preferencialmente os instrumentos próprios para quadro para orientar os alunos sobre a utilização dos mesmos. Construa diferentes figuras geométricas com os alunos no quadro para relembrar a utilização dos instrumentos e auxiliá-los na realização da atividade.

Propósito: Aplicar relações entre ângulos centrais e inscritos na circunferência para provar a propriedade dos triângulos retângulos inscritos na circunferência.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 7 a 9).

Orientações:
Utilize os instrumentos propostos para a construção, preferencialmente os instrumentos próprios para quadro para orientar os alunos sobre a utilização dos mesmos. Construa diferentes figuras geométricas com os alunos no quadro para relembrar a utilização dos instrumentos e auxiliá-los na realização da atividade.

Propósito: Aplicar relações entre ângulos centrais e inscritos na circunferência para provar a propriedade dos triângulos retângulos inscritos na circunferência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 7 a 9).

Orientações:
Utilize os instrumentos propostos para a construção, preferencialmente os instrumentos próprios para quadro para orientar os alunos sobre a utilização dos mesmos. Construa diferentes figuras geométricas com os alunos no quadro para relembrar a utilização dos instrumentos e auxiliá-los na realização da atividade.

Propósito: Aplicar relações entre ângulos centrais e inscritos na circunferência para provar a propriedade dos triângulos retângulos inscritos na circunferência.

Discuta com a turma:

  • Analisando a medida dos ângulos desse triângulo, como o classificamos?
  • É possível perceber essa regularidade em triângulos formados na circunferência tendo um de seus lados no diâmetro desta circunferência?
  • Como podemos relacionar as medidas dos ângulos centrais e inscritos com a regularidade nos triângulos formados?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • É possível encontrar ângulos centrais e inscritos nesse triângulo?
  • Analise o triângulo e os resultados de seus colegas, a que conclusão é possível chegar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • É possível encontrar ângulos centrais e inscritos nesse triângulo?
  • Analise o triângulo e os resultados de seus colegas, a que conclusão é possível chegar?
  • Como podemos classificar esse triângulo quanto aos ângulos?
  • Se não estivesse com o transferidor em mãos, seria possível definir a medida dos ângulos desse triângulo?
  • Seria possível definir a medida de pelo menos alguns ângulos sem o transferidor?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • Se invertermos a posição do ângulo A, colocando no arco abaixo do diâmetro, sua medida sofreria alguma alteração?
  • É possível afirmar algo analisando essa medida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • Que relações percebemos entre esses dois triângulos?
  • Temos ângulos congruentes nesses triângulos?
  • Pensando na atividade de retomada do início desta aula, como podemos utilizar estes conhecimentos na análise desse exercício?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma conclusão que fizemos na análise do primeiro triângulo construído que possa ser aplicado neste segundo triângulo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • O que as relações entre ângulos centrais e inscritos podem nos ajudar a encontrar uma regularidade entre esses triângulos?
  • Se eu mudar a posição do ângulo A, a sua medida será alterada? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. (slides 10 a 16).

Orientações: Peça aos alunos que conversem com seus colegas sobre suas respostas, que comparem seus resultados e verifiquem se há a mesma regularidade com a construção feita com os colegas.

Desafie os alunos a analisarem suas construções e perceberem a regularidade existente nos triângulos até que concluam que todo triângulo inscrito em uma circunferência com um dos lados no diâmetro desta circunferência será sempre um triângulo retângulo, aplicando a relação dos ângulos centrais e inscritos em uma circunferência.

Propósito: Discutir e comparar as análises de comportamentos para determinação de uma propriedade matemática.

Discuta com a turma:

  • O que as relações entre ângulos centrais e inscritos podem nos ajudar a encontrar uma regularidade entre esses triângulos?
  • Se eu mudar a posição do ângulo A, a sua medida será alterada? Por quê?
  • A regularidade encontrada pode ser aplicada em qualquer triângulo? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia com os alunos as afirmações do slide e solicite que registrem em seus cadernos as definições apresentadas.

Propósito: Concluir a aula apresentação os conceitos aprendidos.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que individualmente, leiam a atividade e a realizem. Circule para verificar como os alunos estão realizando a atividade e se ainda possuem dúvidas.

Deixe que os alunos realizem a atividade individualmente para que seja possível perceber se compreenderam bem os conceitos trabalhados nesta aula.

Propósito: Verificar se os alunos conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo dessa aula.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Como utilizar os instrumentos de medição

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