11232
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 6º ano > Geometria

Plano de aula - Simetrias na Galeria

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Simetria

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcia Maria Viana Suriano,

Sugestão de adaptaçãopara ensino remoto

Código do plano

MAT6_18GEO03

Recursos

- Necessários: Folha sulfite, lápis, caderno

- Opcionais: Meet, Zoom, WhatsApp, Padlet
Como fazer um caleidoscópio caseiro: https://www.youtube.com/watch?v=F5YpClQpNXQ

Vídeo: https://tvescola.org.br/tve/video/oartistaeomatematico

Para este plano, foque na etapa: Atividade Principal 

Atividade Principal (adaptada)

Você pode fazer uma sala de aula invertida. Para isso, proponha aos alunos que pesquisem em sites, artistas que expressam sua arte utilizando diversos tipos de simetria. Eles podem organizar um painel e fazer uma exposição usando o Padlet como recurso. Disponibilize o link para que todos tenham acesso. Divida o Padlet em um mural de três colunas: simetria de reflexão, translação e rotação e peça que os alunos coloquem as artes encontradas nas colunas referentes a cada uma. É importante que o aluno pesquise a vida e a obra do artista. Solicite que ele faça um breve texto apresentando o artista. Oriente-os gravando um áudio e enviando pelo WhastsApp. No dia do encontro marcado, pelo meio de comunicação combinado (meet, hangout, zoom), abra o Padlet e apresente as obras de arte. Confira junto com os alunos, as relações entre as simetrias e as obras relacionadas. 

Encerramento

Nessa proposta, a sistematização do conceito será utilizada como encerramento. Compartilhe o slide de sistematização com os alunos, o que pode ser feito pelo grupo de whatsApp ou pelo meio de comunicação combinado entre vocês. Se sua aula for síncrona, convide um dos alunos a ativar o microfone e fazer a leitura para os colegas. Compartilhe com os alunos o conceito que foi trabalhado nesta aula: os tipos de simetria nas obras de arte. 

Convite às famílias

A participação das famílias no processo de aprendizagem é de grande importância para o aluno. Porém ressaltamos que os pais não são professores de matemática e muitos estão ocupados com outras funções em casa. Portanto indicamos a participação das famílias no compartilhamento e discussão de possíveis soluções para os problemas propostos. Que tal aproveitar e construir junto com sua família um caleidoscópio? Assista o vídeo e separe o material que você deve ter em casa! Mãos à obra!!

Sugestão Enviada Por: Pricilla Cerqueira


Código: MAT6_18GEO03

(EF06MA23) Construir algoritmo para resolver situações passo a passo (como na construção de dobraduras ou na indicação de deslocamento de um objeto no plano segundo pontos de referência e distâncias fornecidas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 6º ano:

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a associar os vértices de um polígono a pares ordenados no plano cartesiano; identificar e utilizar as propriedades de faces, vértices e arestas de prismas e pirâmides; classificar polígonos quanto ao número de vértices, às medidas de lados e ângulos e ao paralelismo e perpendicularismo dos lados; construir figuras semelhantes por ampliação e redução; construir retas paralelas e perpendiculares, descrever rotações e translações de formas planas.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas