11217
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Tem probabilidade em gráficos?

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre probabilidade frequentista.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.

Objetivos específicos

Resolver problemas de probabilidade a partir da leitura e interpretação de gráficos.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade.(5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
  • Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes formas de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
  • Ler, interpretar gráficos. (5º Ano, EF05MA24)

Conceito-chave

Probabilidade frequentista.

Recursos necessários

  • Impressões das atividades principal e de Raio X.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.

Propósito: Informar à turma o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Comece a aula retomando o conceito de probabilidade frequentista e em que situações aplicamos tal conceito. Enquanto a turma faz suas observações tome nota no quadro para que possam fazer uma discussão posteriormente. Dê exemplos aos alunos de situações que envolvem probabilidade frequentista, como para estimar a probabilidade de se obter cara numa moeda lançada 40 vezes, ou quando, por exemplo, pergunta-se qual a probabilidade de um determinado time fazer dois gols num jogo do campeonato, com base em uma tabela de frequência com o número de gols e jogos disputados por esse time até aquela rodada. Outro exemplo de probabilidade frequentista é o de, com base em dados relacionados à espécie de bicho de estimação que cada um dos alunos da classe tem (como cachorro, gato, peixe), escolher aleatoriamente um aluno que tenha um gato.

Propósito: Retomar o conceito de probabilidade frequentista e suas aplicações.

Discuta com a turma:

  • Qual ou quais representação(ões) para a probabilidade poderia(m) ser utilizada(s) em situações envolvendo um conjunto de dados qualquer?
  • Se os meus dados estiverem organizados em tabelas e gráficos posso calcular a probabilidade?
  • Em caso afirmativo, o que seria necessário para realizar esse cálculo?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a turma em duplas e distribua a atividade disponível para impressão para a turma, oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam entre eles e tomem nota das observações compartilhadas por eles durante a resolução da atividade, enquanto resolvem ande pela sala para verificar as estratégias que eles estão utilizando que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Você pode acessar a resolução da atividade e caso haja alguma dificuldade acesse o guia de intervenções.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • Como se calcula probabilidade?
  • E onde você vai encontrar os dados que precisa para fazer esse cálculo?
  • Onde no gráfico estão localizados os dados que você precisa?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a turma em duplas e distribua a atividade disponível para impressão para a turma, oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam entre eles e tomem nota das observações compartilhadas por eles durante a resolução da atividade, enquanto resolvem ande pela sala para verificar as estratégias que eles estão utilizando que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Você pode acessar a resolução da atividade e caso haja alguma dificuldade acesse o guia de intervenções.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • Como se calcula probabilidade?
  • E onde você vai encontrar os dados que precisa para fazer esse cálculo?
  • Onde no gráfico estão localizados os dados que você precisa?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a turma em duplas e distribua a atividade disponível para impressão para a turma, oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam entre eles e tomem nota das observações compartilhadas por eles durante a resolução da atividade, enquanto resolvem ande pela sala para verificar as estratégias que eles estão utilizando que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Você pode acessar a resolução da atividade e caso haja alguma dificuldade acesse o guia de intervenções.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • Como se calcula probabilidade?
  • E onde você vai encontrar os dados que precisa para fazer esse cálculo?
  • Onde no gráfico estão localizados os dados que você precisa?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Painel de Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo

Propósito: Retomar o conteúdo abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam da aula de hoje?
  • Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma para compartilhar o objetivo da aula.

Propósito: Informar à turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Gislaine Beatriz Teixeira Santos

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva



Habilidade da BNCC

(EF06MA28) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por um número racional (forma fracionária, decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.

Objetivos específicos

Resolver problemas de probabilidade a partir da leitura e interpretação de gráficos.

Conhecimentos prévios

  • Fluência com fatos fundamentais da adição e subtração (2º ano, Números, EF02MA05)
  • Fluência com fatos fundamentais da multiplicação e divisão (4º ano, EF04MA03,EF04MA04, EF04MA05)
  • Compreensão das relações entre as representações fracionárias, decimal e percentual (6º ano; EF06MA12)
  • Analisar espaço amostral para se representar a probabilidade.(5º ano, EF05MA22, EF05MA23)
  • Resolução de problemas simples de contagem utilizando diferentes formas de representação. (5º ano, Números, EF05MA09)
  • Ler, interpretar gráficos. (5º Ano, EF05MA24)

Conceito-chave

Probabilidade frequentista.

Recursos necessários

  • Impressões das atividades principal e de Raio X.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientação: Comece a aula retomando o conceito de probabilidade frequentista e em que situações aplicamos tal conceito. Enquanto a turma faz suas observações tome nota no quadro para que possam fazer uma discussão posteriormente. Dê exemplos aos alunos de situações que envolvem probabilidade frequentista, como para estimar a probabilidade de se obter cara numa moeda lançada 40 vezes, ou quando, por exemplo, pergunta-se qual a probabilidade de um determinado time fazer dois gols num jogo do campeonato, com base em uma tabela de frequência com o número de gols e jogos disputados por esse time até aquela rodada. Outro exemplo de probabilidade frequentista é o de, com base em dados relacionados à espécie de bicho de estimação que cada um dos alunos da classe tem (como cachorro, gato, peixe), escolher aleatoriamente um aluno que tenha um gato.

Propósito: Retomar o conceito de probabilidade frequentista e suas aplicações.

Discuta com a turma:

  • Qual ou quais representação(ões) para a probabilidade poderia(m) ser utilizada(s) em situações envolvendo um conjunto de dados qualquer?
  • Se os meus dados estiverem organizados em tabelas e gráficos posso calcular a probabilidade?
  • Em caso afirmativo, o que seria necessário para realizar esse cálculo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a turma em duplas e distribua a atividade disponível para impressão para a turma, oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam entre eles e tomem nota das observações compartilhadas por eles durante a resolução da atividade, enquanto resolvem ande pela sala para verificar as estratégias que eles estão utilizando que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Você pode acessar a resolução da atividade e caso haja alguma dificuldade acesse o guia de intervenções.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • Como se calcula probabilidade?
  • E onde você vai encontrar os dados que precisa para fazer esse cálculo?
  • Onde no gráfico estão localizados os dados que você precisa?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a turma em duplas e distribua a atividade disponível para impressão para a turma, oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam entre eles e tomem nota das observações compartilhadas por eles durante a resolução da atividade, enquanto resolvem ande pela sala para verificar as estratégias que eles estão utilizando que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Você pode acessar a resolução da atividade e caso haja alguma dificuldade acesse o guia de intervenções.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • Como se calcula probabilidade?
  • E onde você vai encontrar os dados que precisa para fazer esse cálculo?
  • Onde no gráfico estão localizados os dados que você precisa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min.

Orientação: Organize a turma em duplas e distribua a atividade disponível para impressão para a turma, oriente as duplas para que leiam a atividade com atenção, discutam entre eles e tomem nota das observações compartilhadas por eles durante a resolução da atividade, enquanto resolvem ande pela sala para verificar as estratégias que eles estão utilizando que eles estão utilizando para resolução do problema proposto e também as dificuldades que eles apresentam durante a execução da tarefa, para tal você pode fazer perguntas como as do discuta com a turma.

Você pode acessar a resolução da atividade e caso haja alguma dificuldade acesse o guia de intervenções.

Propósito: Deduzir possíveis hipóteses para resolução de uma situação problema.

Discuta com a turma:

  • Por que você chegou a essa solução? O por quê desse resultado?
  • Você pode me explicar com suas palavras o que você entendeu do comando da questão?
  • Como se calcula probabilidade?
  • E onde você vai encontrar os dados que precisa para fazer esse cálculo?
  • Onde no gráfico estão localizados os dados que você precisa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Esse momento é para que a turma compartilhe as observações e estratégias que encontraram durante a resolução do problema. Solicite que alguns se voluntariem para explicarem como resolveram os questionamentos propostos no problema. Em caso de algum erro solicite que o aluno explique como que ele concluiu tal afirmação passo a passo para a turma e em seguida pergunte se todos concordam com o colega e porquê, para que eles expliquem seus pontos de vista também e assim concluam em conjunto o motivo do erro. Priorize as estratégias dos alunos caso eles apresentem soluções próximas aos slides não apresente os mesmos.

Propósito: Analisar as diferentes estratégias e discuti-las.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensa diferente? Como? E Por quê?
  • Haveria uma outra maneira de resolver?
  • Quais são os pontos importantes que devo observar no gráfico? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo

Propósito: Retomar o conteúdo abordado na aula.

Discuta com a turma:

  • O que entenderam da aula de hoje?
  • Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Enquanto fazem a atividade ande pela sala observando as estratégias utilizadas por cada um e as dificuldades que estão tendo na resolução, essa atividade é o momento que você tem para avaliar o aprendizado da turma em relação ao conteúdo proposto, por isso é importante que você observe. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto.

Propósito: Verificar como os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na aula em situações parecidas com com o trabalhado.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 6º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o cálculo de probabilidade, pesquisa com foco em coleta, registro, organização de dados em tabelas e gráficos variados.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06MA30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano