11209
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Volume de Prismas Retos de Bases Triangulares

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º do Fundamental sobre volume de prismas retos de base triangular

Plano 02 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Objetivos Específicos:

Construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas de base triangular. Resolver problemas envolvendo prismas retos de base triangulares.

Conceito-chave

Volume de prismas retos de base triangular

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a Turma:

  • Quais prismas já conhecemos?
  • Quais prismas já sabemos calcular?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 5).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Lembre também que temos alguns triângulos diferentes e, para cada um deles, teremos cálculos diferentes. Caso a turma não lembre como calculamos a altura do triângulo equilátero, reserve um tempo pra deduzir com eles.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades no cálculo de volume de prismas de base triangular construindo fórmulas.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram que os prismas se classificam pela base?
  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 5).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Lembre também que temos alguns triângulos diferentes e, para cada um deles, teremos cálculos diferentes. Caso a turma não lembre como calculamos a altura do triângulo equilátero, reserve um tempo pra deduzir com eles.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades no cálculo de volume de prismas de base triangular construindo fórmulas.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram que os prismas se classificam pela base?
  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 5).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Lembre também que temos alguns triângulos diferentes e, para cada um deles, teremos cálculos diferentes. Caso a turma não lembre como calculamos a altura do triângulo equilátero, reserve um tempo pra deduzir com eles.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades no cálculo de volume de prismas de base triangular construindo fórmulas.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram que os prismas se classificam pela base?
  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 6 e 7).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e, por fim, falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o elemento do prisma e o cálculo de seu volume. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Materiais complementares para impressão:

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 6 e 7).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e, por fim, falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o elemento do prisma e o cálculo de seu volume. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 e 9).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que essa é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessários para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • Quais os pontos diferentes de resolução entre a turma?
  • Existe outra forma de solucionar o problema?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 8 e 9).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que essa é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessários para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • Quais os pontos diferentes de resolução entre a turma?
  • Existe outra forma de solucionar o problema?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 10 e 11).

Orientações: Apresente uma forma de solução e peça aos alunos que pensem sobre as diferentes formas de solução.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 10 e 11).

Orientações: Apresente uma forma de solução e peça aos alunos que pensem sobre as diferentes formas de solução.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Relembre os tipos de triângulos que existem e aponte as observações para os triângulos equilátero e retângulo.

Propósito: Diferenciar as fórmulas para o cálculo do volume dos prismas de base triangular quando estes forem retangulares ou equiláteros.

Discuta com a turma:

  • Quais as características dos triângulos equiláteros e retângulos?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos realizem o Raio X individualmente e depois peça para que eles discutam com a turma suas respostas.

Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas de cálculo de volume de prisma de base triangular.

Materiais complementares para impressão:

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a Turma:

  • Quais prismas já conhecemos?
  • Quais prismas já sabemos calcular?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Objetivos Específicos:

Construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas de base triangular. Resolver problemas envolvendo prismas retos de base triangulares.

Conceito-chave

Volume de prismas retos de base triangular

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 5).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Lembre também que temos alguns triângulos diferentes e, para cada um deles, teremos cálculos diferentes. Caso a turma não lembre como calculamos a altura do triângulo equilátero, reserve um tempo pra deduzir com eles.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades no cálculo de volume de prismas de base triangular construindo fórmulas.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram que os prismas se classificam pela base?
  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 5).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Lembre também que temos alguns triângulos diferentes e, para cada um deles, teremos cálculos diferentes. Caso a turma não lembre como calculamos a altura do triângulo equilátero, reserve um tempo pra deduzir com eles.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades no cálculo de volume de prismas de base triangular construindo fórmulas.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram que os prismas se classificam pela base?
  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides de 3 a 5).

Orientações: Fale sobre a necessidade de obter fórmulas que ajudem no cálculo de volume. Lembre a turma sobre a unidade de medida do volume. Lembre também que temos alguns triângulos diferentes e, para cada um deles, teremos cálculos diferentes. Caso a turma não lembre como calculamos a altura do triângulo equilátero, reserve um tempo pra deduzir com eles.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades no cálculo de volume de prismas de base triangular construindo fórmulas.

Discuta com a turma:

  • Vocês lembram que os prismas se classificam pela base?
  • Qual a unidade de medida de área?
  • Qual a unidade de medida da altura?
  • Qual a unidade de medida do volume?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 6 e 7).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e, por fim, falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o elemento do prisma e o cálculo de seu volume. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Materiais complementares para impressão:

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 6 e 7).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e, por fim, falem sobre suas resoluções.

Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o elemento do prisma e o cálculo de seu volume. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.

Discuta com a turma:

  • Quais dados são me fornecidos pelo problema?
  • Quais dados necessito para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 e 9).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que essa é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessários para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • Quais os pontos diferentes de resolução entre a turma?
  • Existe outra forma de solucionar o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 8 e 9).

Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que essa é uma forma de solucionar o problema.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático

Discuta com a Turma:

  • Quais dados foram fornecidos pelo problema?
  • Quais dados foram necessários para resolvê-lo?
  • Como posso consegui-los?
  • Quais os pontos diferentes de resolução entre a turma?
  • Existe outra forma de solucionar o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 10 e 11).

Orientações: Apresente uma forma de solução e peça aos alunos que pensem sobre as diferentes formas de solução.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 10 e 11).

Orientações: Apresente uma forma de solução e peça aos alunos que pensem sobre as diferentes formas de solução.

Propósito: Permitir que os alunos desenvolvam habilidades quanto a argumentação e desenvolvimento matemático.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Relembre os tipos de triângulos que existem e aponte as observações para os triângulos equilátero e retângulo.

Propósito: Diferenciar as fórmulas para o cálculo do volume dos prismas de base triangular quando estes forem retangulares ou equiláteros.

Discuta com a turma:

  • Quais as características dos triângulos equiláteros e retângulos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos realizem o Raio X individualmente e depois peça para que eles discutam com a turma suas respostas.

Propósito: Avaliar se os alunos podem resolver problemas de cálculo de volume de prisma de base triangular.

Materiais complementares para impressão:

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

TITULO DO DOCUMENTO

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 9º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem unidades de medida da informática, resolução de problemas com medidas de volume (prismas e cilindros retos; uso de expressões de cálculo ou fórmulas).

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano