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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Problemas de subtração de frações com denominadores diferentes

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Frações equivalentes, subtração de frações.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Vieira Rocha

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a subtração de frações através da equivalência de frações.

Conceito-chave

Frações equivalentes, subtração de frações.

Conhecimentos prévios

Frações equivalentes;

Subtração de frações com mesmo denominador.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação;


Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes, é necessário que, inicialmente, o aluno saiba encontrar frações equivalentes às apresentadas, com o mesmo denominador. Nesta aula, a equivalência de frações será utilizada para subtrair frações e assim, solucionar situações. Por este motivo, saber encontrar frações equivalentes é fundamental para que os problemas possam ser resolvidos.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Qual fração é maior?
  • Como posso saber qual copo que resta mais refrigerante?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como, material dourado, escala de Cuisenaire e outros, são recursos interessantes para serem colocados à disposição dos alunos para a resolução dessa atividade.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível saber o lanche preferido sem fazer cálculos?
  • Como posso fazer para descobrir qual fração representa quantidade maior de votos e quantidade menor de votos?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como, material dourado, escala de Cuisenaire e outros, são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações

Discuta com a turma:

  • Como posso descobrir qual o lanche preferido? E o menos preferido?
  • Existe alguma estratégia que eu possa utilizar e descobrir sem fazer cálculos?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes com mesmo denominador. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a subtração com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para ele.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Existem outros números pelos quais podemos multiplicar as frações para encontrar frações equivalentes?
  • Será que, ao invés de multiplicar, poderíamos encontrar números para dividir e acharmos frações equivalentes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes com mesmo denominador. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a subtração com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para ele.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Existem outros números pelos quais podemos multiplicar as frações para encontrar frações equivalentes?
  • Será que, ao invés de multiplicar, poderíamos encontrar números para dividir e acharmos frações equivalentes?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Podemos representar qualquer fração através de desenhos?
  • Seria possível comparar frações com denominadores diferentes sem encontrarmos as frações equivalentes a estas com denominadores comuns?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Podemos representar qualquer fração através de desenhos?
  • Seria possível comparar frações com denominadores diferentes sem encontrarmos as frações equivalentes a estas com denominadores comuns?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Podemos representar qualquer fração através de desenhos?
  • Seria possível comparar frações com denominadores diferentes sem encontrarmos as frações equivalentes a estas com denominadores comuns?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível comparar frações com denominadores diferentes?
  • E com numeradores iguais, é possível comparar?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível comparar frações com denominadores diferentes?
  • E com numeradores iguais, é possível comparar?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível comparar frações com denominadores diferentes?
  • E com numeradores iguais, é possível comparar?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível comparar frações com denominadores diferentes?
  • E com numeradores iguais, é possível comparar?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, o entendimento que a subtração de frações com denominadores diferentes demanda, antes de tudo, que sejam obtidas frações equivalentes a estas com os denominadores comuns. Utilizando a equivalência de frações, os alunos puderam encontrar duas frações equivalentes às frações dadas cujos denominadores são iguais, possibilitando, assim, a subtração das frações e o consequente resultado.

Propósito: Identificar a necessidade da equivalência de frações para a resolução de subtração de frações com denominadores diferentes.

Discuta com a turma:

  • Podemos subtrair as frações com denominadores diferentes sem encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais? Por quê?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos relacionados a subtração de números decimais para resolução de problemas do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • O balde está cheio? Como posso representar por meio de uma fração essa quantidade de água?
  • Como faço para descobrir quanto sobrou no balde?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a subtração de frações através da equivalência de frações.

Conceito-chave

Frações equivalentes, subtração de frações.

Conhecimentos prévios

Frações equivalentes;

Subtração de frações com mesmo denominador.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes, é necessário que, inicialmente, o aluno saiba encontrar frações equivalentes às apresentadas, com o mesmo denominador. Nesta aula, a equivalência de frações será utilizada para subtrair frações e assim, solucionar situações. Por este motivo, saber encontrar frações equivalentes é fundamental para que os problemas possam ser resolvidos.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Qual fração é maior?
  • Como posso saber qual copo que resta mais refrigerante?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como, material dourado, escala de Cuisenaire e outros, são recursos interessantes para serem colocados à disposição dos alunos para a resolução dessa atividade.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível saber o lanche preferido sem fazer cálculos?
  • Como posso fazer para descobrir qual fração representa quantidade maior de votos e quantidade menor de votos?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como, material dourado, escala de Cuisenaire e outros, são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações

Discuta com a turma:

  • Como posso descobrir qual o lanche preferido? E o menos preferido?
  • Existe alguma estratégia que eu possa utilizar e descobrir sem fazer cálculos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes com mesmo denominador. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a subtração com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para ele.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Existem outros números pelos quais podemos multiplicar as frações para encontrar frações equivalentes?
  • Será que, ao invés de multiplicar, poderíamos encontrar números para dividir e acharmos frações equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes com mesmo denominador. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a subtração com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método ou ainda, de adicionar numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para ele.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Existem outros números pelos quais podemos multiplicar as frações para encontrar frações equivalentes?
  • Será que, ao invés de multiplicar, poderíamos encontrar números para dividir e acharmos frações equivalentes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Podemos representar qualquer fração através de desenhos?
  • Seria possível comparar frações com denominadores diferentes sem encontrarmos as frações equivalentes a estas com denominadores comuns?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Podemos representar qualquer fração através de desenhos?
  • Seria possível comparar frações com denominadores diferentes sem encontrarmos as frações equivalentes a estas com denominadores comuns?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • Podemos representar qualquer fração através de desenhos?
  • Seria possível comparar frações com denominadores diferentes sem encontrarmos as frações equivalentes a estas com denominadores comuns?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível comparar frações com denominadores diferentes?
  • E com numeradores iguais, é possível comparar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível comparar frações com denominadores diferentes?
  • E com numeradores iguais, é possível comparar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível comparar frações com denominadores diferentes?
  • E com numeradores iguais, é possível comparar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 14) - 14 min

Orientação: Professor, verifique se os alunos observam a necessidade de encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais, para assim efetuar as subtrações planejadas. Este fato é fundamental para que esteja bem definida a conceituação de subtração de frações com denominadores diferentes, pois a adição com denominadores iguais faz com que o erro de utilizar o mesmo método, ou ainda, de subtrair numeradores e denominadores diferentes, possa acontecer.

Quando o aluno entender a necessidade da equivalência, este conceito estará bem claro para eles.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de frações com denominadores diferentes através da equivalência de frações.

Discuta com a turma:

  • É possível comparar frações com denominadores diferentes?
  • E com numeradores iguais, é possível comparar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, o entendimento que a subtração de frações com denominadores diferentes demanda, antes de tudo, que sejam obtidas frações equivalentes a estas com os denominadores comuns. Utilizando a equivalência de frações, os alunos puderam encontrar duas frações equivalentes às frações dadas cujos denominadores são iguais, possibilitando, assim, a subtração das frações e o consequente resultado.

Propósito: Identificar a necessidade da equivalência de frações para a resolução de subtração de frações com denominadores diferentes.

Discuta com a turma:

  • Podemos subtrair as frações com denominadores diferentes sem encontrar frações equivalentes a estas com denominadores iguais? Por quê?

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos relacionados a subtração de números decimais para resolução de problemas do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • O balde está cheio? Como posso representar por meio de uma fração essa quantidade de água?
  • Como faço para descobrir quanto sobrou no balde?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

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