11134
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Mosaicos e simetria

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Simetria, eixo de simetria e mosaico

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Construir mosaicos simétricos.

Completar e desenhar formas simétricas.

Conceito-chave

Simetria, eixo de simetria e mosaico.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Mosaicos geométricos;
  • Régua;
  • Papéis coloridos, canetinha, lápis de cor;
  • Espelhos para manuseio dos alunos;
  • Datashow (opcional).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Retome com os alunos o significado da palavra simetria. Solicite que os alunos observem as imagens, com o apoio de um espelho e verifiquem se as figuras são simétricas. Peça que tracem o eixo de simetria.

Propósito: Retomar a definição de simetria.

Discuta com a turma:

  • O que é simetria?
  • Como fazer para encontrar o eixo de simetria?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Retome com os alunos o significado da palavra simetria. Solicite que os alunos observem as imagens, com o apoio de um espelho e verifiquem se as figuras são simétricas. Peça que tracem o eixo de simetria.

Propósito: Retomar a definição de simetria.

Discuta com a turma:

  • O que é simetria?
  • Como fazer para encontrar o eixo de simetria?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 7 )

Orientação: Entregue as peças do mosaico aos alunos e peça para formarem um mosaico geométrico, com pelo menos um eixo de simetria.

Propósito: Criar um mosaico simétrico.

Discuta com a turma:

  • O que é um mosaico?
  • Onde podemos encontrar os mosaicos?
  • Do que os mosaicos são formados?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 7 )

Orientação: Após o mosaico feito, verifique se o mesmo está simétrico, entregue um losango (em uma folha maior) e peça para os alunos reproduzirem o mosaico feito. Deixe disponível papel colorido, canetinhas, lápis de cor...

Propósito: Construir o mosaico dentro do losango.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 7 )

Orientação: Solicitar que os alunos completem a pipa, fazendo uma rabiola.

Propósito: Finalizar o desenho.

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos compartilhem as pipas, uns com os outros. Após peguem o espelho e verifiquem se realmente os mosaicos são simétricos. Proporcione uma exposição dos trabalhos, valorizando os autores.

Propósito: Compartilhar os resultados e verificar se os mesmo estão corretos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a aula, retomando os conceitos de simetria, eixo de simetria e mosaico.

Propósito: Compreender o conceito estudado.

Raio-x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos pintem a forma plana, formando um mosaico geométrico simétrico.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Construir mosaicos simétricos.

Completar e desenhar formas simétricas.

Conceito-chave

Simetria, eixo de simetria e mosaico.

Recursos necessários

  • Caderno;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Mosaicos geométricos;
  • Régua;
  • Papéis coloridos, canetinha, lápis de cor;
  • Espelhos para manuseio dos alunos;
  • Datashow (opcional).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Retome com os alunos o significado da palavra simetria. Solicite que os alunos observem as imagens, com o apoio de um espelho e verifiquem se as figuras são simétricas. Peça que tracem o eixo de simetria.

Propósito: Retomar a definição de simetria.

Discuta com a turma:

  • O que é simetria?
  • Como fazer para encontrar o eixo de simetria?

Materiais Complementares:

Retomada

Resolução da Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.( slides 3 e 4 )

Orientação: Retome com os alunos o significado da palavra simetria. Solicite que os alunos observem as imagens, com o apoio de um espelho e verifiquem se as figuras são simétricas. Peça que tracem o eixo de simetria.

Propósito: Retomar a definição de simetria.

Discuta com a turma:

  • O que é simetria?
  • Como fazer para encontrar o eixo de simetria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. ( slides 5 a 7 )

Orientação: Entregue as peças do mosaico aos alunos e peça para formarem um mosaico geométrico, com pelo menos um eixo de simetria.

Propósito: Criar um mosaico simétrico.

Discuta com a turma:

  • O que é um mosaico?
  • Onde podemos encontrar os mosaicos?
  • Do que os mosaicos são formados?

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 7 )

Orientação: Após o mosaico feito, verifique se o mesmo está simétrico, entregue um losango (em uma folha maior) e peça para os alunos reproduzirem o mosaico feito. Deixe disponível papel colorido, canetinhas, lápis de cor...

Propósito: Construir o mosaico dentro do losango.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 7 )

Orientação: Solicitar que os alunos completem a pipa, fazendo uma rabiola.

Propósito: Finalizar o desenho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos compartilhem as pipas, uns com os outros. Após peguem o espelho e verifiquem se realmente os mosaicos são simétricos. Proporcione uma exposição dos trabalhos, valorizando os autores.

Propósito: Compartilhar os resultados e verificar se os mesmo estão corretos.

Material Complementar:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a aula, retomando os conceitos de simetria, eixo de simetria e mosaico.

Propósito: Compreender o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que os alunos pintem a forma plana, formando um mosaico geométrico simétrico.

Propósito: Verificar se os alunos entenderam o conceito.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano