11133
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Escrevendo os números grandes com notação científica

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º do Fundamental sobre descobrir a notação científica como forma de representação numérica

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.



Objetivos específicos

  1. Descobrir a notação científica como forma de representação numérica.
  2. Expressar quantidades maiores que 1 por meio de notação científica.

Conceito-chave

  1. Potência na base 10 com expoente inteiro positivo.
  2. Notação científica para representação de números maiores que 1.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar:

Introdução à notação científica

Introdução à notação científica. Uma discussão profunda sobre por quê e como a notação científica é utilizada. Criado por Sal Khan.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4).

Orientações:

  • Inicie a aula falando da imensidão do universo, fazendo-os imaginar o quão grande pode ser o espaço entre estrelas e galáxias. Incentive que eles reflitam como é possível escrever números tão grande, com muitos zeros à direita.
  • Relembre a potência na base 10 com expoente positivo. Projete ou escreva no quadro a potência de 10 e seu valor correspondente com o algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Mostre algumas operações envolvendo números e como podem ser reescritos multiplicados por uma potência de base 10.

Propósito: Resgatar e relembrar conhecimentos e habilidades de manipulação da potência de base 10.

Discuta com a turma:

  • Quão grandes podem ser os números?
  • Como escrever números tão grandes?
  • Existe alguma relação entre a quantidade de zeros e o expoente da potência de dez?
  • Existe alguma conclusão a respeito das operações efetuadas?

Material complementar:

Acesse aqui o texto “Introdução à notação científica”, disponível no site do Khan Academy

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4).

Orientações:

  • Inicie a aula falando da imensidão do universo, fazendo-os imaginar o quão grande pode ser o espaço entre estrelas e galáxias. Incentive que eles reflitam como é possível escrever números tão grande, com muitos zeros à direita.
  • Relembre a potência na base 10 com expoente positivo. Projete ou escreva no quadro a potência de 10 e seu valor correspondente com o algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Mostre algumas operações envolvendo números e como podem ser reescritos multiplicados por uma potência de base 10.

Propósito: Resgatar e relembrar conhecimentos e habilidades de manipulação da potência de base 10.

Discuta com a turma:

  • Quão grandes podem ser os números?
  • Como escrever números tão grandes?
  • Existe alguma relação entre a quantidade de zeros e o expoente da potência de dez?
  • Existe alguma conclusão a respeito das operações efetuadas?

Material complementar:

Acesse aqui o texto “Introdução à notação científica”, disponível no site do Khan Academy

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Leia o trecho da reportagem em voz alta para os alunos.

Propósito: Contextualizar a atividade que os estudantes deverão realizar.

Acesse aqui a reportagem que servirá de base para a atividade principal.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Leia o trecho da reportagem em voz alta para os alunos.

Propósito: Contextualizar a atividade que os estudantes deverão realizar.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em como representar um número usando uma potência de 10 como fator multiplicativo, uma solução possível para representar números muito grandes.

Materiais complementares:

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em como representar um número usando uma potência de 10 como fator multiplicativo, mostrando a necessidade da utilização da notação científica para números com muitos algarismos, ou seja, números muito grandes.

Discuta com a turma:

  • Quais vantagens de se utilizar a notação científica?
  • Quais as dificuldades?

Materiais complementares:

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questões. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questões. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Encerre a atividade apresentando o conceito e como utilizar a notação científica para números grandes.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade apresentando a notação científica como solução de representação numérica para números grandes.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando a representação dos números. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação de números grandes utilizando a notação científica.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Material complementar:

Introdução à notação científica

Introdução à notação científica. Uma discussão profunda sobre por quê e como a notação científica é utilizada. Criado por Sal Khan.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.



Objetivos específicos

  1. Descobrir a notação científica como forma de representação numérica.
  2. Expressar quantidades maiores que 1 por meio de notação científica.

Conceito-chave

  1. Potência na base 10 com expoente inteiro positivo.
  2. Notação científica para representação de números maiores que 1.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4).

Orientações:

  • Inicie a aula falando da imensidão do universo, fazendo-os imaginar o quão grande pode ser o espaço entre estrelas e galáxias. Incentive que eles reflitam como é possível escrever números tão grande, com muitos zeros à direita.
  • Relembre a potência na base 10 com expoente positivo. Projete ou escreva no quadro a potência de 10 e seu valor correspondente com o algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Mostre algumas operações envolvendo números e como podem ser reescritos multiplicados por uma potência de base 10.

Propósito: Resgatar e relembrar conhecimentos e habilidades de manipulação da potência de base 10.

Discuta com a turma:

  • Quão grandes podem ser os números?
  • Como escrever números tão grandes?
  • Existe alguma relação entre a quantidade de zeros e o expoente da potência de dez?
  • Existe alguma conclusão a respeito das operações efetuadas?

Material complementar:

Acesse aqui o texto “Introdução à notação científica”, disponível no site do Khan Academy

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4).

Orientações:

  • Inicie a aula falando da imensidão do universo, fazendo-os imaginar o quão grande pode ser o espaço entre estrelas e galáxias. Incentive que eles reflitam como é possível escrever números tão grande, com muitos zeros à direita.
  • Relembre a potência na base 10 com expoente positivo. Projete ou escreva no quadro a potência de 10 e seu valor correspondente com o algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Mostre algumas operações envolvendo números e como podem ser reescritos multiplicados por uma potência de base 10.

Propósito: Resgatar e relembrar conhecimentos e habilidades de manipulação da potência de base 10.

Discuta com a turma:

  • Quão grandes podem ser os números?
  • Como escrever números tão grandes?
  • Existe alguma relação entre a quantidade de zeros e o expoente da potência de dez?
  • Existe alguma conclusão a respeito das operações efetuadas?

Material complementar:

Acesse aqui o texto “Introdução à notação científica”, disponível no site do Khan Academy

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Leia o trecho da reportagem em voz alta para os alunos.

Propósito: Contextualizar a atividade que os estudantes deverão realizar.

Acesse aqui a reportagem que servirá de base para a atividade principal.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Leia o trecho da reportagem em voz alta para os alunos.

Propósito: Contextualizar a atividade que os estudantes deverão realizar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em como representar um número usando uma potência de 10 como fator multiplicativo, uma solução possível para representar números muito grandes.

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)

Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em como representar um número usando uma potência de 10 como fator multiplicativo, mostrando a necessidade da utilização da notação científica para números com muitos algarismos, ou seja, números muito grandes.

Discuta com a turma:

  • Quais vantagens de se utilizar a notação científica?
  • Quais as dificuldades?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questões. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)

Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questões. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.

Discuta com a turma:

  • Quais estratégias vocês utilizaram?
  • Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
  • Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientação: Encerre a atividade apresentando o conceito e como utilizar a notação científica para números grandes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade apresentando a notação científica como solução de representação numérica para números grandes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando a representação dos números. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação de números grandes utilizando a notação científica.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano