Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior
Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.
Objetivos específicos
- Descobrir a notação científica como forma de representação numérica.
- Expressar quantidades maiores que 1 por meio de notação científica.
Conceito-chave
- Potência na base 10 com expoente inteiro positivo.
- Notação científica para representação de números maiores que 1.
Recursos necessários
- Lápis, borracha e caderno.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Material complementar:
Introdução à notação científica
Introdução à notação científica. Uma discussão profunda sobre por quê e como a notação científica é utilizada. Criado por Sal Khan.
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4).
Orientações:
- Inicie a aula falando da imensidão do universo, fazendo-os imaginar o quão grande pode ser o espaço entre estrelas e galáxias. Incentive que eles reflitam como é possível escrever números tão grande, com muitos zeros à direita.
- Relembre a potência na base 10 com expoente positivo. Projete ou escreva no quadro a potência de 10 e seu valor correspondente com o algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Mostre algumas operações envolvendo números e como podem ser reescritos multiplicados por uma potência de base 10.
Propósito: Resgatar e relembrar conhecimentos e habilidades de manipulação da potência de base 10.
Discuta com a turma:
- Quão grandes podem ser os números?
- Como escrever números tão grandes?
- Existe alguma relação entre a quantidade de zeros e o expoente da potência de dez?
- Existe alguma conclusão a respeito das operações efetuadas?
Material complementar:
Acesse aqui o texto “Introdução à notação científica”, disponível no site do Khan Academy
Aquecimento
Tempo sugerido: 7 minutos (slides 3 e 4).
Orientações:
- Inicie a aula falando da imensidão do universo, fazendo-os imaginar o quão grande pode ser o espaço entre estrelas e galáxias. Incentive que eles reflitam como é possível escrever números tão grande, com muitos zeros à direita.
- Relembre a potência na base 10 com expoente positivo. Projete ou escreva no quadro a potência de 10 e seu valor correspondente com o algarismo 1 seguido de zeros da quantidade do número do expoente. Mostre algumas operações envolvendo números e como podem ser reescritos multiplicados por uma potência de base 10.
Propósito: Resgatar e relembrar conhecimentos e habilidades de manipulação da potência de base 10.
Discuta com a turma:
- Quão grandes podem ser os números?
- Como escrever números tão grandes?
- Existe alguma relação entre a quantidade de zeros e o expoente da potência de dez?
- Existe alguma conclusão a respeito das operações efetuadas?
Material complementar:
Acesse aqui o texto “Introdução à notação científica”, disponível no site do Khan Academy
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Leia o trecho da reportagem em voz alta para os alunos.
Propósito: Contextualizar a atividade que os estudantes deverão realizar.
Acesse aqui a reportagem que servirá de base para a atividade principal.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Leia o trecho da reportagem em voz alta para os alunos.
Propósito: Contextualizar a atividade que os estudantes deverão realizar.
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em como representar um número usando uma potência de 10 como fator multiplicativo, uma solução possível para representar números muito grandes.
Materiais complementares:
- Agrupamento Produtivo - Trabalho Individual: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1377/trabalho-individual
Atividade principal
Tempo sugerido: 17 minutos (slides 5, 6, 7 e 8)
Orientações: Peça que, em duplas, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em como representar um número usando uma potência de 10 como fator multiplicativo, mostrando a necessidade da utilização da notação científica para números com muitos algarismos, ou seja, números muito grandes.
Discuta com a turma:
- Quais vantagens de se utilizar a notação científica?
- Quais as dificuldades?
Materiais complementares:
- Agrupamento Produtivo - Trabalho em Dupla: https://novaescola.org.br/guias/1152/agrupamento-produtivo/1379/trabalho-em-dupla
- Como agrupo meus alunos? https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos
- As trocas que fazem a turma avançar: https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)
Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questões. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 9 e 10)
Orientações: Peça que os alunos compartilhem suas estratégias.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar as questões. Espera-se que os estudantes sejam capazes de refletir sobre suas estratégias.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias vocês utilizaram?
- Qual é a diferença entre as estratégias apresentadas e qual é a sua?
- Quais são os prós e contras dessas diferentes abordagens?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientação: Encerre a atividade apresentando o conceito e como utilizar a notação científica para números grandes.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Encerre a atividade apresentando a notação científica como solução de representação numérica para números grandes.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão realizando a representação dos números. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação de números grandes utilizando a notação científica.
Materiais complementares para impressão:
Resolução da atividade complementar