11130
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Twister das figuras planas

POR: Juliana Portella de Freitas 17/07/2018
Código: MAT1_09GEO10

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Figuras planas com ou sem vértices e lados

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Reconhecer e nomear as figuras planas, seus vértices e lados  em comparação com figuras planas sem vértices e lados.

Conceito-chave:

Figuras planas com ou sem vértices e lados.

Materiais Necessários:

  • Tapete com as formas geométricas (papel pardo ou outro material que seja possível o formato de um tapete amplo)
  • Dois dados (papel cartão ou caixa de papelão)
  • Atividades impressas em folhas.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, desenhe as figuras no quadro e leia a problematização aos alunos.

Pergunte:

- Vocês sabem me dizer qual o nome de cada figura plana representadas nessas imagens?

- Quem lembra o que são os vértices? E os lados?

- Quantos vértices e lados tem o retângulo representado pelo chocolate? E o triângulo representado na torta?

- O círculo tem vértices? Quem sabe me explicar o por quê?

Propósito: Retomar os nomes conceituais das figuras planas e o reconhecimento dos seus lados e vértices.

Solução:

Chocolate: Retângulo com 4 lados e 4 vértices

Torta: Triângulo com 3 lados e 3 vértices

Laranja: Círculo sem lados e sem vértices

Tempo sugerido: 20 minutos

O que é necessário: Confecção prévia do “tapete com as formas geométricas”, pode utilizar papel pardo ou outro material que seja possível o formato de um tapete amplo e dois dados com papel cartão ou caixa de papelão (modelos para confecção encontram-se nos materiais complementares abaixo).

Orientações:

Organize a turma em grupos de cinco alunos. Realize a leitura do slide, em seguida oriente aos alunos sobre as regras do jogo.

Regras do jogo:

Necessário:

- 2 dados (1 dado com dicas para encontrar as formas geométricas e 1 dado com figuras das mãos e pés).

- Tapete com formas geométricas planas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo)

Como jogar

- Cada grupo será formado por cinco alunos, a equipe deve escolher um integrante para lançar os dados e os outros serão os jogadores;

- Abra o tapete sobre uma área espaçosa e plana (chão da sala ou pátio);

- Peça que tirem os sapatos (o ideal é jogar de meias) e se coloquem em pé, frente a frente, em extremos opostos do tapete.

- O aluno escolhido para lançar os dados iniciará a partida jogando o primeiro dado que mostrará qual parte do corpo será utilizada (mão ou pé) e em seguida lançará o segundo dado para ter a pista que determinará a figura geométrica. (ex.: dado 1- mão / dado 2 - “TEM TRÊS VÉRTICES”);

- Todos os jogadores devem obedecer aos comandos indicados pelos dados (ex. Deverão colocar a mão em um triângulo);

- Lança-se novamente os dados e uma nova posição será necessária, porém mantendo a primeira e assim sucessivamente;

- A partida termina quando algum integrante cair ou tocar o joelho ou cotovelo no tapete.

O professor deve garantir o rodízio dos grupos até que todos os alunos participem da brincadeira, mesmo os alunos escolhidos para lançar os dados.

Propósito: Reconhecer as figuras geométricas corretas por meio de pistas.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com a turma que agora é hora de discutir o que eles descobriram. Deixe os dados e o tapete com as formas geométricas expostos para que as crianças possam visualizá-los

Estimule para que algum aluno inicie a roda de conversa expondo algumas características das figuras geométricas que ele descobriu com a aula.

Discuta com a turma:

O professor deve perguntar:

- Pensando nas opções do dado, qual era a única possibilidade de nos posicionarmos no círculo? Por quê? (sem vértices e sem lados)

- Quem pode me dizer uma “dica” (característica) para colocar a mão no quadrado? (tem lados e vértices)

- Alguém pode me mostrar os vértices do triângulo? Quantos são? (3 vértices)

- E os lados do retângulo, alguém pode me mostrar? Quantos são? (4 vértices)

- Quais das figuras expostas no “tapete” possuem lados?

Propósito: Comparar soluções encontradas e possíveis dificuldades durante a brincadeira.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula retomando o que foi aprendido. Disponibilize algum tempo para que as crianças possam expor alguma dúvida.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as figuras planas e suas características.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto para os alunos.

Distribua uma folha impressa para cada aluno e peça que, individualmente, numere as figuras planas de acordo com suas características e/ou nomenclatura.

Para essa atividade, se necessário, o professor deve fazer o papel de leitor do banco de dados.

Durante a atividade ande pela sala e observe os alunos e as suas possíveis dificuldades.

Propósito: Verificar se os alunos são capazes de reconhecer figuras planas e suas características.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Reconhecer e nomear as figuras planas, seus vértices e lados  em comparação com figuras planas sem vértices e lados.

Conceito-chave:

Figuras planas com ou sem vértices e lados.

Materiais Necessários:

  • Tapete com as formas geométricas (papel pardo ou outro material que seja possível o formato de um tapete amplo)
  • Dois dados (papel cartão ou caixa de papelão)
  • Atividades impressas em folhas.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes