11130
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Twister das figuras planas

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Figuras planas com ou sem vértices e lados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo principal select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Reconhecer e nomear as figuras planas, seus vértices e lados  em comparação com figuras planas sem vértices e lados.

Conceito-chave:

Figuras planas com ou sem vértices e lados.

Materiais Necessários:

  • Tapete com as formas geométricas (papel pardo ou outro material que seja possível o formato de um tapete amplo)
  • Dois dados (papel cartão ou caixa de papelão)
  • Atividades impressas em folhas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, desenhe as figuras no quadro e leia a problematização aos alunos.

Pergunte:

- Vocês sabem me dizer qual o nome de cada figura plana representadas nessas imagens?

- Quem lembra o que são os vértices? E os lados?

- Quantos vértices e lados tem o retângulo representado pelo chocolate? E o triângulo representado na torta?

- O círculo tem vértices? Quem sabe me explicar o por quê?

Propósito: Retomar os nomes conceituais das figuras planas e o reconhecimento dos seus lados e vértices.

Solução:

Chocolate: Retângulo com 4 lados e 4 vértices

Torta: Triângulo com 3 lados e 3 vértices

Laranja: Círculo sem lados e sem vértices

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

O que é necessário: Confecção prévia do “tapete com as formas geométricas”, pode utilizar papel pardo ou outro material que seja possível o formato de um tapete amplo e dois dados com papel cartão ou caixa de papelão (modelos para confecção encontram-se nos materiais complementares abaixo).

Orientações:

Organize a turma em grupos de cinco alunos. Realize a leitura do slide, em seguida oriente aos alunos sobre as regras do jogo.

Regras do jogo:

Necessário:

- 2 dados (1 dado com dicas para encontrar as formas geométricas e 1 dado com figuras das mãos e pés).

- Tapete com formas geométricas planas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo)

Como jogar

- Cada grupo será formado por cinco alunos, a equipe deve escolher um integrante para lançar os dados e os outros serão os jogadores;

- Abra o tapete sobre uma área espaçosa e plana (chão da sala ou pátio);

- Peça que tirem os sapatos (o ideal é jogar de meias) e se coloquem em pé, frente a frente, em extremos opostos do tapete.

- O aluno escolhido para lançar os dados iniciará a partida jogando o primeiro dado que mostrará qual parte do corpo será utilizada (mão ou pé) e em seguida lançará o segundo dado para ter a pista que determinará a figura geométrica. (ex.: dado 1- mão / dado 2 - “TEM TRÊS VÉRTICES”);

- Todos os jogadores devem obedecer aos comandos indicados pelos dados (ex. Deverão colocar a mão em um triângulo);

- Lança-se novamente os dados e uma nova posição será necessária, porém mantendo a primeira e assim sucessivamente;

- A partida termina quando algum integrante cair ou tocar o joelho ou cotovelo no tapete.

O professor deve garantir o rodízio dos grupos até que todos os alunos participem da brincadeira, mesmo os alunos escolhidos para lançar os dados.

Propósito: Reconhecer as figuras geométricas corretas por meio de pistas.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com a turma que agora é hora de discutir o que eles descobriram. Deixe os dados e o tapete com as formas geométricas expostos para que as crianças possam visualizá-los

Estimule para que algum aluno inicie a roda de conversa expondo algumas características das figuras geométricas que ele descobriu com a aula.

Discuta com a turma:

O professor deve perguntar:

- Pensando nas opções do dado, qual era a única possibilidade de nos posicionarmos no círculo? Por quê? (sem vértices e sem lados)

- Quem pode me dizer uma “dica” (característica) para colocar a mão no quadrado? (tem lados e vértices)

- Alguém pode me mostrar os vértices do triângulo? Quantos são? (3 vértices)

- E os lados do retângulo, alguém pode me mostrar? Quantos são? (4 vértices)

- Quais das figuras expostas no “tapete” possuem lados?

Propósito: Comparar soluções encontradas e possíveis dificuldades durante a brincadeira.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula retomando o que foi aprendido. Disponibilize algum tempo para que as crianças possam expor alguma dúvida.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as figuras planas e suas características.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto para os alunos.

Distribua uma folha impressa para cada aluno e peça que, individualmente, numere as figuras planas de acordo com suas características e/ou nomenclatura.

Para essa atividade, se necessário, o professor deve fazer o papel de leitor do banco de dados.

Durante a atividade ande pela sala e observe os alunos e as suas possíveis dificuldades.

Propósito: Verificar se os alunos são capazes de reconhecer figuras planas e suas características.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Reconhecer e nomear as figuras planas, seus vértices e lados  em comparação com figuras planas sem vértices e lados.

Conceito-chave:

Figuras planas com ou sem vértices e lados.

Materiais Necessários:

  • Tapete com as formas geométricas (papel pardo ou outro material que seja possível o formato de um tapete amplo)
  • Dois dados (papel cartão ou caixa de papelão)
  • Atividades impressas em folhas.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, desenhe as figuras no quadro e leia a problematização aos alunos.

Pergunte:

- Vocês sabem me dizer qual o nome de cada figura plana representadas nessas imagens?

- Quem lembra o que são os vértices? E os lados?

- Quantos vértices e lados tem o retângulo representado pelo chocolate? E o triângulo representado na torta?

- O círculo tem vértices? Quem sabe me explicar o por quê?

Propósito: Retomar os nomes conceituais das figuras planas e o reconhecimento dos seus lados e vértices.

Solução:

Chocolate: Retângulo com 4 lados e 4 vértices

Torta: Triângulo com 3 lados e 3 vértices

Laranja: Círculo sem lados e sem vértices

Tempo sugerido: 20 minutos

O que é necessário: Confecção prévia do “tapete com as formas geométricas”, pode utilizar papel pardo ou outro material que seja possível o formato de um tapete amplo e dois dados com papel cartão ou caixa de papelão (modelos para confecção encontram-se nos materiais complementares abaixo).

Orientações:

Organize a turma em grupos de cinco alunos. Realize a leitura do slide, em seguida oriente aos alunos sobre as regras do jogo.

Regras do jogo:

Necessário:

- 2 dados (1 dado com dicas para encontrar as formas geométricas e 1 dado com figuras das mãos e pés).

- Tapete com formas geométricas planas (círculo, triângulo, quadrado e retângulo)

Como jogar

- Cada grupo será formado por cinco alunos, a equipe deve escolher um integrante para lançar os dados e os outros serão os jogadores;

- Abra o tapete sobre uma área espaçosa e plana (chão da sala ou pátio);

- Peça que tirem os sapatos (o ideal é jogar de meias) e se coloquem em pé, frente a frente, em extremos opostos do tapete.

- O aluno escolhido para lançar os dados iniciará a partida jogando o primeiro dado que mostrará qual parte do corpo será utilizada (mão ou pé) e em seguida lançará o segundo dado para ter a pista que determinará a figura geométrica. (ex.: dado 1- mão / dado 2 - “TEM TRÊS VÉRTICES”);

- Todos os jogadores devem obedecer aos comandos indicados pelos dados (ex. Deverão colocar a mão em um triângulo);

- Lança-se novamente os dados e uma nova posição será necessária, porém mantendo a primeira e assim sucessivamente;

- A partida termina quando algum integrante cair ou tocar o joelho ou cotovelo no tapete.

O professor deve garantir o rodízio dos grupos até que todos os alunos participem da brincadeira, mesmo os alunos escolhidos para lançar os dados.

Propósito: Reconhecer as figuras geométricas corretas por meio de pistas.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

Converse com a turma que agora é hora de discutir o que eles descobriram. Deixe os dados e o tapete com as formas geométricas expostos para que as crianças possam visualizá-los

Estimule para que algum aluno inicie a roda de conversa expondo algumas características das figuras geométricas que ele descobriu com a aula.

Discuta com a turma:

O professor deve perguntar:

- Pensando nas opções do dado, qual era a única possibilidade de nos posicionarmos no círculo? Por quê? (sem vértices e sem lados)

- Quem pode me dizer uma “dica” (característica) para colocar a mão no quadrado? (tem lados e vértices)

- Alguém pode me mostrar os vértices do triângulo? Quantos são? (3 vértices)

- E os lados do retângulo, alguém pode me mostrar? Quantos são? (4 vértices)

- Quais das figuras expostas no “tapete” possuem lados?

Propósito: Comparar soluções encontradas e possíveis dificuldades durante a brincadeira.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Realize a leitura do slide e encerre a aula retomando o que foi aprendido. Disponibilize algum tempo para que as crianças possam expor alguma dúvida.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens sobre as figuras planas e suas características.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto para os alunos.

Distribua uma folha impressa para cada aluno e peça que, individualmente, numere as figuras planas de acordo com suas características e/ou nomenclatura.

Para essa atividade, se necessário, o professor deve fazer o papel de leitor do banco de dados.

Durante a atividade ande pela sala e observe os alunos e as suas possíveis dificuldades.

Propósito: Verificar se os alunos são capazes de reconhecer figuras planas e suas características.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano