9576
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Eixos de Simetria em figuras planas.

Plano de aula de matemática com atividades para 3 do Fundamental sobre traçar eixos de simetria e saber identificar figuras simétricas a partir da simetria de reflexão.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Lavor Dantas

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Traçar eixos de simetria e saber identificar figuras simétricas a partir da simetria de reflexão.

Conceito-chave

Simetria e eixo de simetria.

Recursos necessários

  • Caderno.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Papel dobradura.
  • Espelhos para manuseio das crianças, tamanho pequeno.
  • Lápis coloridos.
  • Régua


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Converse com as crianças, debatendo as duas questões acima, para identificar o que elas sabem sobre o tema. Depois forme grupos e entregue as bandeiras e um espelho (pequenos com medida parecida com as figuras das bandeiras) para realização da próxima atividade.Peça para encaixar o espelho no meio da figura e verificarem se o que refletiu no espelho é exatamente igual.No momento da atividade ande pelos grupos, verifique se os alunos estão posicionando o espelho no local correto e estão observando as imagens por completa.

Propósito: Identificar o que as crianças sabem e iniciar o conceito de simetria de reflexão.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Distribua papel dobradura para os alunos e solicite que as crianças desenhem e após recortem as formas planas: quadrado, triângulo, círculo, retângulo, trapézio e paralelogramo.Peça para os alunos dobrar as imagens recortadas e verificarem se elas ficam iguais ou não.Caso elas fiquem iguais, peça para repetir esse movimento e verificar novamente se continuam iguais ou não.

Propósito: Perceber se as figuras ao serem dobradas ficam iguais ou não.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Após abrir as imagens e traçar uma reta com lápis colorido nas marcas que dividem as imagens ao meio, entregue uma forma plana em um papel maior para cada grupo fazer o mesmo procedimento nela.

Propósito: Encontrar o eixo de simetria.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer um X com todas as figuras?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que cada grupo exponha a sua imagem e as retas que traçaram.Neste momento, se algum aluno tiver colocado algo diferente, permita que ele mostre sua solução e conversem sobre ela. Exponha as imagens grandes na sala e peça para que os alunos colem as pequenas no caderno.

Propósito: Compartilhar as soluções.

Discuta com a turma:

  • Quantas retas conseguimos traçar nas formas planas?
  • Todas as formas planas são simétricas?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome o que é simetria e eixo de simetria, relacionando-os com a atividade realizada anteriormente. Finalize o conceito trabalhado, mostrando-os nas figuras, diferenciando as figuras simétricas da não-simétrica.

Propósito: Sistematizar os conceitos.

Discuta com a turma:

  • Todas as formas planas são simétricas?
  • Qual não é simétrica?
  • Todas figuras planas têm quantidades iguais de eixos de simetria?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, ou escreva o texto com a definição dos conceitos no quadro. Leia com os alunos e peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Resumir o conceito.

Raio- X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite que as crianças observem as imagens e trace os eixos de simetria para responder a questão da atividade.

Propósito: Verificar se a criança aprendeu o conceito de simetria.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Graziela Lavor Dantas

Mentor: Daniella Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF03MA15) Reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades (círculo, quadrado, retângulo, triângulo; trapézio; paralelogramo; lados, vértices; eixos de simetria e congruência).

Objetivos específicos

Traçar eixos de simetria e saber identificar figuras simétricas a partir da simetria de reflexão.

Conceito-chave

Simetria e eixo de simetria.

Recursos necessários

  • Caderno.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Papel dobradura.
  • Espelhos para manuseio das crianças, tamanho pequeno.
  • Lápis coloridos.
  • Régua

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Converse com as crianças, debatendo as duas questões acima, para identificar o que elas sabem sobre o tema. Depois forme grupos e entregue as bandeiras e um espelho (pequenos com medida parecida com as figuras das bandeiras) para realização da próxima atividade.Peça para encaixar o espelho no meio da figura e verificarem se o que refletiu no espelho é exatamente igual.No momento da atividade ande pelos grupos, verifique se os alunos estão posicionando o espelho no local correto e estão observando as imagens por completa.

Propósito: Identificar o que as crianças sabem e iniciar o conceito de simetria de reflexão.

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Distribua papel dobradura para os alunos e solicite que as crianças desenhem e após recortem as formas planas: quadrado, triângulo, círculo, retângulo, trapézio e paralelogramo.Peça para os alunos dobrar as imagens recortadas e verificarem se elas ficam iguais ou não.Caso elas fiquem iguais, peça para repetir esse movimento e verificar novamente se continuam iguais ou não.

Propósito: Perceber se as figuras ao serem dobradas ficam iguais ou não.

Materiais Complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 4 e 5)

Orientação: Após abrir as imagens e traçar uma reta com lápis colorido nas marcas que dividem as imagens ao meio, entregue uma forma plana em um papel maior para cada grupo fazer o mesmo procedimento nela.

Propósito: Encontrar o eixo de simetria.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer um X com todas as figuras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Solicite que cada grupo exponha a sua imagem e as retas que traçaram.Neste momento, se algum aluno tiver colocado algo diferente, permita que ele mostre sua solução e conversem sobre ela. Exponha as imagens grandes na sala e peça para que os alunos colem as pequenas no caderno.

Propósito: Compartilhar as soluções.

Discuta com a turma:

  • Quantas retas conseguimos traçar nas formas planas?
  • Todas as formas planas são simétricas?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome o que é simetria e eixo de simetria, relacionando-os com a atividade realizada anteriormente. Finalize o conceito trabalhado, mostrando-os nas figuras, diferenciando as figuras simétricas da não-simétrica.

Propósito: Sistematizar os conceitos.

Discuta com a turma:

  • Todas as formas planas são simétricas?
  • Qual não é simétrica?
  • Todas figuras planas têm quantidades iguais de eixos de simetria?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Projete o slide para a turma, ou escreva o texto com a definição dos conceitos no quadro. Leia com os alunos e peça que copiem em seus cadernos.

Propósito: Resumir o conceito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Solicite que as crianças observem as imagens e trace os eixos de simetria para responder a questão da atividade.

Propósito: Verificar se a criança aprendeu o conceito de simetria.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 3º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a descrever e localizar a movimentação de pessoas ou objetos no espaço e representá-los através de desenhos, croquis e maquetes; compor e decompor triângulos e quadriláteros associando-os a figuras planas de três e quatro lados; construir e identificar figuras simétricas; reconhecer elementos de prismas e pirâmides em perspectivas ou planificações.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA15 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano