11129
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Separando as figuras planas

POR: Juliana Portella de Freitas 17/07/2018
Código: MAT1_09GEO09

1º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Figuras planas e suas características

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Identificar figuras planas e suas características em diferentes posições.

Conceito-chave: Figuras planas e suas características.

Materiais Necessários:

- 3 caixas de papelão;

- figuras geométricas recortadas (pode ser de cartolina, papel cartão ou outro papel resistente);

- envelopes (podem ser feitos de folha sulfite);

- folhas impressas.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia contexto e faça a pergunta.

Converse com a turma:

Qual o nome dessas figuras?

O que vocês sabem sobre elas?

Será que todas tem as mesmas características?

Após ouvir o que as crianças sabem sobre as figuras geométricas planas, retome os conceitos de lados (linhas retas) e vértices (união das linhas retas)

Propósito: Retomar o nome das figuras geométricas planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo e suas características.

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)

O que é necessário: 3 caixas de papelão, folha de orientação para a caixa, figuras planas recortadas (utilize o modelo para impressão) pode ser de cartolina, papel cartão, papelão ou outro tipo de papel resistente e envelopes de papel.

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto.

Para essa atividade é necessário um espaço amplo para as crianças correrem sem se machucar.

Converse com as crianças que hoje é dia de separar figuras planas, mas para isso é necessário prestar atenção em suas características.

Converse com a turma:

O quadrado e o triângulo tem as mesmas características? Quais as diferenças?

E o retângulo e o círculo, tem as mesmas características? Quais as diferenças?

Para o professor: préviamente o professor deve montar envelopes com 24 figuras planas diversas (garantir que em cada tenha quadrados, círculos, triângulos e retângulos).

Separe a turma em grupos de até 6 crianças, distribua o envelope com as figuras planas e peça para que eles manipulem e observem suas características e diferenças (separar 3 minutos).

Propósito: Observar e perceber as características das figuras geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 min.

Orientações:

Converse com a turma que agora é hora de colocar em prática o que sabem sobre as características das figuras geométricas.

Organize os grupos em filas uma ao lado da outra (mantenha uma certa distância entre as filas para que os alunos não trombem)

Coloque as caixas de papelão um pouco distante das filas e leia a orientação de cada caixa.

Peça que o primeiro da fila retire as figuras do envelope e coloque no chão (um pouco a frente da sua fila).

Explique que o objetivo é: pegar uma figura, correr e colocá-la na caixa com as características pertinentes a ela, voltar para o final da final para que o próximo repita a ação.

A brincadeira acaba quando um grupo colocar todas as figuras na caixa.

Propósito: Separar as figuras geométricas planas baseado em suas características.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Recolha as caixas e as coloque em um lugar onde todos possam observar.

Converse com as crianças que agora é hora de conferir se as figuras planas estão nas caixas corretas.

Antes de abrir a caixa, leia a orientação e vá retirando as figuras planas que estão dentro dela.

Discuta com a turma:

Lendo a orientação da caixa, quais figuras planas vocês acham que devem estar aqui?

Das figuras planas que retiramos, tem alguma que não atende a orientação da caixa? Qual? Por que ela não deveria estar nessa caixa.

Propósito: Comparar figuras planas a partir de suas características.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível desenhe as figuras planas no quadro.

Retome os conceitos trabalhados durante a aula: nome das figuras planas, bem como, suas características.

Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Projete o slide, se não for possível, leia o contexto.

Converse com os alunos que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam sobre as figuras planas e suas características, para isso, devem observar a imagem e localizar as figuras planas aprendidas nessa aula: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.

Distribua a folha impressa e peça que façam individualmente

Propósito: Identificar e localizar figuras planas em diferentes posições.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Juliana Portella de Freitas

Mentor: Cibele Diogo Kimura

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.

Objetivos específicos: Identificar figuras planas e suas características em diferentes posições.

Conceito-chave: Figuras planas e suas características.

Materiais Necessários:

- 3 caixas de papelão;

- figuras geométricas recortadas (pode ser de cartolina, papel cartão ou outro papel resistente);

- envelopes (podem ser feitos de folha sulfite);

- folhas impressas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes