Objetivo principal
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA14) - Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
Objetivos específicos: Identificar figuras planas e suas características em diferentes posições.
Conceito-chave: Figuras planas e suas características.
Materiais Necessários:
- 3 caixas de papelão;
- figuras geométricas recortadas (pode ser de cartolina, papel cartão ou outro papel resistente);
- envelopes (podem ser feitos de folha sulfite);
- folhas impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projetar ou ler o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia contexto e faça a pergunta.
Converse com a turma:
Qual o nome dessas figuras?
O que vocês sabem sobre elas?
Será que todas tem as mesmas características?
Após ouvir o que as crianças sabem sobre as figuras geométricas planas, retome os conceitos de lados (linhas retas) e vértices (união das linhas retas)
Propósito: Retomar o nome das figuras geométricas planas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo e suas características.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)
O que é necessário: 3 caixas de papelão, folha de orientação para a caixa, figuras planas recortadas (utilize o modelo para impressão) pode ser de cartolina, papel cartão, papelão ou outro tipo de papel resistente e envelopes de papel.
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia o contexto.
Para essa atividade é necessário um espaço amplo para as crianças correrem sem se machucar.
Converse com as crianças que hoje é dia de separar figuras planas, mas para isso é necessário prestar atenção em suas características.
Converse com a turma:
O quadrado e o triângulo tem as mesmas características? Quais as diferenças?
E o retângulo e o círculo, tem as mesmas características? Quais as diferenças?
Para o professor: préviamente o professor deve montar envelopes com 24 figuras planas diversas (garantir que em cada tenha quadrados, círculos, triângulos e retângulos).
Separe a turma em grupos de até 6 crianças, distribua o envelope com as figuras planas e peça para que eles manipulem e observem suas características e diferenças (separar 3 minutos).
Propósito: Observar e perceber as características das figuras geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo.
Materiais Complementares:
Atividade principal (slides 4 e 5)
Tempo sugerido: 20 min.
Orientações:
Converse com a turma que agora é hora de colocar em prática o que sabem sobre as características das figuras geométricas.
Organize os grupos em filas uma ao lado da outra (mantenha uma certa distância entre as filas para que os alunos não trombem)
Coloque as caixas de papelão um pouco distante das filas e leia a orientação de cada caixa.
Peça que o primeiro da fila retire as figuras do envelope e coloque no chão (um pouco a frente da sua fila).
Explique que o objetivo é: pegar uma figura, correr e colocá-la na caixa com as características pertinentes a ela, voltar para o final da final para que o próximo repita a ação.
A brincadeira acaba quando um grupo colocar todas as figuras na caixa.
Propósito: Separar as figuras geométricas planas baseado em suas características.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Recolha as caixas e as coloque em um lugar onde todos possam observar.
Converse com as crianças que agora é hora de conferir se as figuras planas estão nas caixas corretas.
Antes de abrir a caixa, leia a orientação e vá retirando as figuras planas que estão dentro dela.
Discuta com a turma:
Lendo a orientação da caixa, quais figuras planas vocês acham que devem estar aqui?
Das figuras planas que retiramos, tem alguma que não atende a orientação da caixa? Qual? Por que ela não deveria estar nessa caixa.
Propósito: Comparar figuras planas a partir de suas características.
Materiais Complementares:
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível desenhe as figuras planas no quadro.
Retome os conceitos trabalhados durante a aula: nome das figuras planas, bem como, suas características.
Propósito: Retomar os conceitos aprendidos na aula.
Raio-x
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete o slide, se não for possível, leia o contexto.
Converse com os alunos que agora é hora de colocar em prática o que aprenderam sobre as figuras planas e suas características, para isso, devem observar a imagem e localizar as figuras planas aprendidas nessa aula: círculo, quadrado, retângulo e triângulo.
Distribua a folha impressa e peça que façam individualmente
Propósito: Identificar e localizar figuras planas em diferentes posições.
Materiais Complementares:
Resolução da atividade complementar