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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Problemas de adição de números decimais com duas casas decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º do Fundamental sobre números decimais, adição, cálculo mental, centésimos

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Vieira Rocha

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.

Conceito-chave

Números decimais, adição, cálculo mental, centésimos.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais;

Identificação de ordem nos números decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação;


Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais, é necessário que, inicialmente, o conceito de posicionamento da vírgula já esteja presente de forma consolidada, compreendendo o que representa a ordem ocupada por cada algarismo.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre posicionamento da vírgula e o valor posicional de cada algarismo no número decimal.

Discuta com a turma:

  • O que representa o algarismo 1? E o 2? E o 5?
  • Se mudarmos eles de lugar, mudaria o valor do número?
  • O saco de balas é maior ou menor que 1,5kg?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras podemos representar esta atividade para chegarmos à solução?
  • De Quanto Daniel precisaria para poder comprar o lanche escolhido por ele?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras podemos representar esta atividade para chegarmos à solução?
  • Será que com o dinheiro que Daniel tinha era possível pagar o lanche que Ana escolheu?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, este é um momento importante, pois uma vez encerrada a parte de cálculos, será preciso que o aluno analise o comando do enunciado para poder dar a resposta. Mesmo operando corretamente a adição, precisa interpretar e retomar o que foi solicitado no problema. Desta forma, é importante que estimule o aluno orientando a uma leitura completa do problema e da questão principal apresentada no enunciado.

Propósito: Responder corretamente ao comando do enunciado, uma vez tendo realizado os cálculos necessários.

Discuta com a turma:

  • Porque Daniel não pode comprar o lanche? (Professor, com esta pergunta está sendo reforçada a noção da relação de ordem)

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).

Discuta com a turma:

  • Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).

Discuta com a turma:

  • Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Porque Daniel gastou mais que Ana?
  • Com o dinheiro que Daniel tinha, seria possível comprar o lanche que Ana escolheu?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) 13 min

Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).

Discuta com a turma:

  • Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas formas de representação do problema e o método de cálculo, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de adição dos valores coletados no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Para a correta resolução da operação, a posição da vírgula deve ser respeitada e para isto os alunos devem ter essa noção consolidada.

Propósito: Identificar considerações necessárias para a resolução da adição de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante observar a posição da vírgula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos relacionados a adição de números decimais para resolução de problemas do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Qual embalagem é a maior?
  • A quantidade foi maior ou menor que 1 litro?
  • Quanto ela levou a mais do que 1 litro?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.

Conceito-chave

Números decimais, adição, cálculo mental, centésimos.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais;

Identificação de ordem nos números decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação;

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais, é necessário que, inicialmente, o conceito de posicionamento da vírgula já esteja presente de forma consolidada, compreendendo o que representa a ordem ocupada por cada algarismo.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre posicionamento da vírgula e o valor posicional de cada algarismo no número decimal.

Discuta com a turma:

  • O que representa o algarismo 1? E o 2? E o 5?
  • Se mudarmos eles de lugar, mudaria o valor do número?
  • O saco de balas é maior ou menor que 1,5kg?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras podemos representar esta atividade para chegarmos à solução?
  • De Quanto Daniel precisaria para poder comprar o lanche escolhido por ele?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras podemos representar esta atividade para chegarmos à solução?
  • Será que com o dinheiro que Daniel tinha era possível pagar o lanche que Ana escolheu?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, este é um momento importante, pois uma vez encerrada a parte de cálculos, será preciso que o aluno analise o comando do enunciado para poder dar a resposta. Mesmo operando corretamente a adição, precisa interpretar e retomar o que foi solicitado no problema. Desta forma, é importante que estimule o aluno orientando a uma leitura completa do problema e da questão principal apresentada no enunciado.

Propósito: Responder corretamente ao comando do enunciado, uma vez tendo realizado os cálculos necessários.

Discuta com a turma:

  • Porque Daniel não pode comprar o lanche? (Professor, com esta pergunta está sendo reforçada a noção da relação de ordem)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).

Discuta com a turma:

  • Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).

Discuta com a turma:

  • Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Porque Daniel gastou mais que Ana?
  • Com o dinheiro que Daniel tinha, seria possível comprar o lanche que Ana escolheu?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) 13 min

Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).

Discuta com a turma:

  • Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas formas de representação do problema e o método de cálculo, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de adição dos valores coletados no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Para a correta resolução da operação, a posição da vírgula deve ser respeitada e para isto os alunos devem ter essa noção consolidada.

Propósito: Identificar considerações necessárias para a resolução da adição de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante observar a posição da vírgula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos relacionados a adição de números decimais para resolução de problemas do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Qual embalagem é a maior?
  • A quantidade foi maior ou menor que 1 litro?
  • Quanto ela levou a mais do que 1 litro?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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