OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Alexandre Vieira Rocha
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.
Conceito-chave
Números decimais, adição, cálculo mental, centésimos.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais;
Identificação de ordem nos números decimais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Slides para apresentação;
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais, é necessário que, inicialmente, o conceito de posicionamento da vírgula já esteja presente de forma consolidada, compreendendo o que representa a ordem ocupada por cada algarismo.
Propósito: Identificar os conhecimentos sobre posicionamento da vírgula e o valor posicional de cada algarismo no número decimal.
Discuta com a turma:
- O que representa o algarismo 1? E o 2? E o 5?
- Se mudarmos eles de lugar, mudaria o valor do número?
- O saco de balas é maior ou menor que 1,5kg?
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.
Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.
Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais.
Discuta com a turma:
- De que maneiras podemos representar esta atividade para chegarmos à solução?
- De Quanto Daniel precisaria para poder comprar o lanche escolhido por ele?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.
Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.
Propósito: Solucionar situação problema envolvendo adição de números decimais com duas casas decimais.
Discuta com a turma:
- De que maneiras podemos representar esta atividade para chegarmos à solução?
- Será que com o dinheiro que Daniel tinha era possível pagar o lanche que Ana escolheu?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando do ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, este é um momento importante, pois uma vez encerrada a parte de cálculos, será preciso que o aluno analise o comando do enunciado para poder dar a resposta. Mesmo operando corretamente a adição, precisa interpretar e retomar o que foi solicitado no problema. Desta forma, é importante que estimule o aluno orientando a uma leitura completa do problema e da questão principal apresentada no enunciado.
Propósito: Responder corretamente ao comando do enunciado, uma vez tendo realizado os cálculos necessários.
Discuta com a turma:
- Porque Daniel não pode comprar o lanche? (Professor, com esta pergunta está sendo reforçada a noção da relação de ordem)
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).
Discuta com a turma:
- Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).
Discuta com a turma:
- Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) - 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o ábaco.
Discuta com a turma:
- Será que podemos continuar colocando bolinhas na coluna mesmo depois de já termos dez bolinhas? (Esta noção é importante pois consolida a ideia de numeração decimal).
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) 13 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a composição presente nas operações de adição com reserva.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o ábaco.
Discuta com a turma:
- Porque Daniel gastou mais que Ana?
- Com o dinheiro que Daniel tinha, seria possível comprar o lanche que Ana escolheu?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 15) 13 min
Orientação: Professor, explique aos alunos o uso do baralho dos números. Através dele, é possível fazer o cálculo através do algoritmo da adição de uma maneira mais lúdica.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais utilizando o baralho dos números (material lúdico).
Discuta com a turma:
- Quando a soma das duas parcelas é um número maior que 9, podemos colocar a resposta (com dois algarismos) no resultado? (Incentive os alunos a lembrar da necessidade da transformação da ordem imediatamente posterior).
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas formas de representação do problema e o método de cálculo, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de adição dos valores coletados no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Para a correta resolução da operação, a posição da vírgula deve ser respeitada e para isto os alunos devem ter essa noção consolidada.
Propósito: Identificar considerações necessárias para a resolução da adição de números decimais.
Discuta com a turma:
- Por que é importante observar a posição da vírgula?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos relacionados a adição de números decimais para resolução de problemas do cotidiano.
Discuta com a turma:
- Qual embalagem é a maior?
- A quantidade foi maior ou menor que 1 litro?
- Quanto ela levou a mais do que 1 litro?
Materiais complementares para impressão: