Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT2_25RDP03
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal, porém sugerimos que visite todas as etapas do plano, é possível que você identifique informações que sejam relevantes e que possam contribuir com a aprendizagem dos seus alunos.
Aquecimento
Este plano oferece uma ótima oportunidade de nos aproximarmos dos alunos, interagirmos, conhecê-los um pouco mais do seu cotidiano, e ainda explorar em uma abordagem interdisciplinar alguns assuntos na disciplina de Ciências.
Como a atividade principal traz dados sobre animais de estimação, em uma aula assíncrona, proponha aos alunos uma atividade diferente, uma pesquisa sobre seu animal de estimação. Essa proposta de atividade pode ser feita pelo professor através de um vídeo breve, ou mesmo áudio onde irá repassar as orientações. É interessante que o professor também faça seu vídeo, no mesmo modelo sugerido aos alunos. Envie no grupo de whatsapp dos pais/responsáveis. Caso esse modo não seja acessível para todos, imprima as orientações para que os pais/responsáveis possam retirar na escola. Neste caso, explique com detalhes como deverá proceder. Lembre-se, você não estará por perto para esclarecer dúvidas, por isso, seja claro e objetivo nas explicações.
Peça aos alunos que façam um vídeo breve (estipule o tempo), mostrando seu animal de estimação, e respondendo às perguntas:
- Você tem um animal de estimação?
- Qual é o seu animal de estimação?
- Qual o nome dele?
- Se você não tem, qual animal gostaria de ter?
Estipule um prazo de entrega deste vídeo. Não esqueça de estipular um prazo para devolutiva para aqueles alunos que levaram impressa, de forma que quando elaborar a atividade principal que é o problema, você tenha o retorno de todo material que produziram. Esta entrega pode ser da mesma forma que foi enviada a atividade proposta.
Após a devolutiva dos vídeos, crie uma montagem dos mesmos. Compartilhe no grupo de WhatsApp para que todos possam conhecer quais animais cada um tem ou gostaria de ter. Para os alunos sem acesso à internet, poderão ter conhecimento das informações quando retirarem a atividade que será enviada posteriormente junto com o problema.
Ao retornar o vídeo ou dados impressos, oriente para que os alunos assistam e, ao mesmo tempo, respondam as seguintes perguntas:
- Quais animais foram mais citados no vídeo?
- Qual o animal mais citado?
- Qual o animal menos citado?
- Quais os 5 animais mais citados?
Caso queira explorar algumas informações em uma abordagem interdisciplinar com Ciências pergunte: Quais animais têm pelo? Quais mamam? Quais têm 4 patas?, etc. Tudo vai depender da organização dos seus conteúdos.
Atividade principal
Após socializado o resultado da pesquisa, elabore a atividade principal de acordo com os dados coletados na pesquisa.
Ao invés de citar “5 amigas”, use os nomes dos próprios alunos, bem como os animais citados na pesquisa assim, terão mais familiaridade com o problema.
Na seção discuta com a turma é possível acrescentar à atividade alguns dos questionamentos para que sejam debatidos em casa para que o aluno possa concluir que nem todo problema matemático envolve operações com números então, para resolvê-los é preciso combinar as informações apresentadas no texto para encontrar a resposta da pergunta do problema.
Discussão das soluções
Ao compartilhar o vídeo criado pelos alunos e editado pelo professor, os alunos terão oportunidade de rever seus colegas, conhecer um pouco mais da realidade de cada um. Oriente para que o assistam ou analisem as informações que foram impressas, em conjunto com seus familiares e comentem sobre o que acabaram de assistir ou ler. Para atividade principal, proceder da mesma forma.
Sistematização
Os alunos com a ajuda de alguém podem coletar as informações necessárias para responder às perguntas enviadas, registrando em seu caderno as suas conclusões.
Para a atividade principal, registrar suas estratégias para resolver o problema, tendo em vista que não foi necessário realizar operações numéricas para resolvê-lo.
Convite às famílias
O convite à participação da família na realização das atividades é muito importante, principalmente no momento da troca de ideias, discussão e registro das informações. Esse convite deve ser feito com muito cuidado de forma que não atrapalhe a rotina das pessoas que convivem com a criança. Por isso, a rotina de estudos em casa deve ser flexível, criada e adaptada por cada família, de acordo com sua disponibilidade de horários.