Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema e criar uma pergunta para um problema.
Objetivos específicos
- Identificar os dados essenciais de uma situação.
- Compreender o que são situações problemas não numéricos.
- Resolver problemas não numéricos explorando os processos matemáticos e estratégias pessoais.
- Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos coerentes.
Conceito-chave
Situações, problemas, resolução, estratégias pessoais.
Recursos necessários
- Atividade principal e raio x impressa (preferencialmente colorida).
- Quadro com giz ou painel para anotar conclusões dos alunos.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Coletivamente, levante os conhecimentos que os alunos já possuem sobre situações problemas. Explore os tipos de problemas que já viram na escola e oportunize uma reflexão sobre problemas que vão além da escola, que são vivenciados no dia a dia e também são problemas que precisam ser resolvidos envolvendo cálculos ou não.
Propósito: Levantar conhecimentos prévios e refletir sobre problemas do dia a dia.
Discuta com a turma:
- O que é um problema?
- É necessário ter números numa situação para ela ser considerada um problemas? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Distribua a atividade para que seja realizada em duplas. Oriente que leiam todas as informações. Em seguida, volte na leitura e releia uma a uma das informações apresentadas.
Propósito: Resolver o problema relacionado informações.
Discuta com a turma:
- Todas elas tem um animal de estimação?
- As informações apresentadas podem auxiliar a responder a pergunta?
- É preciso fazer algum cálculo para resolver o problema?
- Que estratégia pode ser utilizada na resolução desse problema?
- Se errarmos na primeira tentativa de resolução, devemos esperar a resposta da professora ou do colega? Por quê?
- Sempre acertamos toda resolução de problema na primeira tentativa?
- Mudar de estratégia de resolução pode ser um caminho para acertar a resposta? Por quê?
Materiais complementares:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Oriente os alunos a expor suas ideias para a turma, discutindo as resoluções feitas em duplas. Socialize os critérios utilizados pelas duplas para estabelecer as estratégias de resolução que desenvolveram, apresentando suas hipóteses e assim possibilitando ao grupo, que coletivamente, validem ou não a resolução que a dupla teve.
Propósito: Socializar as estratégias de resolução utilizadas.
Discuta com a turma:
- O que torna essa situação um problema?
- Há estratégias iguais utilizadas por mais de uma dupla?
- Todas as respostas apresentadas são corretas?
- Há possibilidade de mais de uma resposta para a pergunta do problema? Por quê?
- Expor a resposta encontrada para os colegas auxilia a perceber que há diferentes estratégias para se chegar ao mesmo resultado? Como?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Coletivamente, explore a resolução de um problema que não envolve números. É essencial que os alunos percebam a importância da leitura e interpretação dos dados para definir estratégias de resolução lógica. Sistematize o conceito de resolução de problemas onde a resolução não envolve cálculos numéricos.
Propósito: Apresentar o conceito de resolução de problemas não numéricos.
Discuta com a turma:
- Todo problema precisa ser resolvido com cálculos numéricos?
- Vimos os tipos de problemas que conhecemos. Durante a aula aprendemos algo novo sobre problemas?
- Que situação do seu dia a dia você consideraria um problema?
- Que tipo de situação problema podemos nos deparar ao ir num supermercado, padaria, passear em um shopping ou até mesmo durante uma brincadeira com os colegas?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a resolução de problemas sem dados numéricos envolvidos.
Propósito: Concluir a aula.
Discuta com a turma:
- Que tipo de situação problema a aula apresentou?
- Você considerava essas situações como sendo problemas antes da aula?
- Que situações do seu dia a dia você consideraria um problema agora?
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos que ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas não numéricos.
Discuta com a turma:
- Na primeira informação já é possível descobrir o nome de todos os amigos?
- Algumas das informações dadas é preciso fazer cálculos para poder responder?
- Há alguma informação insuficiente, que precise de outra para poder ser respondida?
- Logo na primeira leitura geral da situação já é possível saber o nome de todos os amigos?
- Você acertou todos os nomes na primeira tentativa de resolução?
- Que estratégia você usou para responder a pergunta.
Materiais complementares: