11113
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Resolução de Problemas

Plano de aula - Situação problema sem números

Plano de aula de Matemática com atividades para 2ºano do Fundamental sobre Situações, problemas, resolução, estratégias pessoais.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francislene Aparecida Guglielmo Vilela Dourado

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema e criar uma pergunta para um problema.

Objetivos específicos

- Identificar os dados essenciais de uma situação.

- Compreender o que são situações problemas não numéricos.

- Resolver problemas não numéricos explorando os processos matemáticos e estratégias pessoais.

- Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos coerentes.

Conceito-chave

Situações, problemas, resolução, estratégias pessoais.

Recursos necessários

- Atividade principal e raio x impressa (preferencialmente colorida).

- Quadro com giz ou painel para anotar conclusões dos alunos.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Coletivamente, levante os conhecimentos que os alunos já possuem sobre situações problemas. Explore os tipos de problemas que já viram na escola e oportunize uma reflexão sobre problemas que vão além da escola, que são vivenciados no dia a dia e também são problemas que precisam ser resolvidos envolvendo cálculos ou não.

Propósito: Levantar conhecimentos prévios e refletir sobre problemas do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que é um problema?
  • É necessário ter números numa situação para ela ser considerada um problemas? Por quê?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade para que seja realizada em duplas. Oriente que leiam todas as informações. Em seguida, volte na leitura e releia uma a uma das informações apresentadas.

Propósito: Resolver o problema relacionado informações.

Discuta com a turma:

  • Todas elas tem um animal de estimação?
  • As informações apresentadas podem auxiliar a responder a pergunta?
  • É preciso fazer algum cálculo para resolver o problema?
  • Que estratégia pode ser utilizada na resolução desse problema?
  • Se errarmos na primeira tentativa de resolução, devemos esperar a resposta da professora ou do colega? Por quê?
  • Sempre acertamos toda resolução de problema na primeira tentativa?
  • Mudar de estratégia de resolução pode ser um caminho para acertar a resposta? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Oriente os alunos a expor suas ideias para a turma, discutindo as resoluções feitas em duplas. Socialize os critérios utilizados pelas duplas para estabelecer as estratégias de resolução que desenvolveram, apresentando suas hipóteses e assim possibilitando ao grupo, que coletivamente, validem ou não a resolução que a dupla teve.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução utilizadas.

Discuta com a turma:

  • O que torna essa situação um problema?
  • Há estratégias iguais utilizadas por mais de uma dupla?
  • Todas as respostas apresentadas são corretas?
  • Há possibilidade de mais de uma resposta para a pergunta do problema? Por quê?
  • Expor a resposta encontrada para os colegas auxilia a perceber que há diferentes estratégias para se chegar ao mesmo resultado? Como?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Coletivamente, explore a resolução de um problema que não envolve números. É essencial que os alunos percebam a importância da leitura e interpretação dos dados para definir estratégias de resolução lógica. Sistematize o conceito de resolução de problemas onde a resolução não envolve cálculos numéricos.

Propósito: Apresentar o conceito de resolução de problemas não numéricos.

Discuta com a turma:

  • Todo problema precisa ser resolvido com cálculos numéricos?
  • Vimos os tipos de problemas que conhecemos. Durante a aula aprendemos algo novo sobre problemas?
  • Que situação do seu dia a dia você consideraria um problema?
  • Que tipo de situação problema podemos nos deparar ao ir num supermercado, padaria, passear em um shopping ou até mesmo durante uma brincadeira com os colegas?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a resolução de problemas sem dados numéricos envolvidos.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de situação problema a aula apresentou?
  • Você considerava essas situações como sendo problemas antes da aula?
  • Que situações do seu dia a dia você consideraria um problema agora?

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos que ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas não numéricos.

Discuta com a turma:

  • Na primeira informação já é possível descobrir o nome de todos os amigos?
  • Algumas das informações dadas é preciso fazer cálculos para poder responder?
  • Há alguma informação insuficiente, que precise de outra para poder ser respondida?
  • Logo na primeira leitura geral da situação já é possível saber o nome de todos os amigos?
  • Você acertou todos os nomes na primeira tentativa de resolução?
  • Que estratégia você usou para responder a pergunta.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Francislene Ap. Guglielmo Vilela Dourado

Mentor: Mara Elizabeth Mansani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Ler problemas simples identificando os dados essenciais para sua resolução, estabelecer uma estratégia de resolução pessoal para um problema e criar uma pergunta para um problema.

Objetivos específicos

- Identificar os dados essenciais de uma situação.

- Compreender o que são situações problemas não numéricos.

- Resolver problemas não numéricos explorando os processos matemáticos e estratégias pessoais.

- Apresentar as diferentes soluções encontradas pelos alunos elaborando argumentos coerentes.

Conceito-chave

Situações, problemas, resolução, estratégias pessoais.

Recursos necessários

- Atividade principal e raio x impressa (preferencialmente colorida).

- Quadro com giz ou painel para anotar conclusões dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Coletivamente, levante os conhecimentos que os alunos já possuem sobre situações problemas. Explore os tipos de problemas que já viram na escola e oportunize uma reflexão sobre problemas que vão além da escola, que são vivenciados no dia a dia e também são problemas que precisam ser resolvidos envolvendo cálculos ou não.

Propósito: Levantar conhecimentos prévios e refletir sobre problemas do dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que é um problema?
  • É necessário ter números numa situação para ela ser considerada um problemas? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Distribua a atividade para que seja realizada em duplas. Oriente que leiam todas as informações. Em seguida, volte na leitura e releia uma a uma das informações apresentadas.

Propósito: Resolver o problema relacionado informações.

Discuta com a turma:

  • Todas elas tem um animal de estimação?
  • As informações apresentadas podem auxiliar a responder a pergunta?
  • É preciso fazer algum cálculo para resolver o problema?
  • Que estratégia pode ser utilizada na resolução desse problema?
  • Se errarmos na primeira tentativa de resolução, devemos esperar a resposta da professora ou do colega? Por quê?
  • Sempre acertamos toda resolução de problema na primeira tentativa?
  • Mudar de estratégia de resolução pode ser um caminho para acertar a resposta? Por quê?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Oriente os alunos a expor suas ideias para a turma, discutindo as resoluções feitas em duplas. Socialize os critérios utilizados pelas duplas para estabelecer as estratégias de resolução que desenvolveram, apresentando suas hipóteses e assim possibilitando ao grupo, que coletivamente, validem ou não a resolução que a dupla teve.

Propósito: Socializar as estratégias de resolução utilizadas.

Discuta com a turma:

  • O que torna essa situação um problema?
  • Há estratégias iguais utilizadas por mais de uma dupla?
  • Todas as respostas apresentadas são corretas?
  • Há possibilidade de mais de uma resposta para a pergunta do problema? Por quê?
  • Expor a resposta encontrada para os colegas auxilia a perceber que há diferentes estratégias para se chegar ao mesmo resultado? Como?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Coletivamente, explore a resolução de um problema que não envolve números. É essencial que os alunos percebam a importância da leitura e interpretação dos dados para definir estratégias de resolução lógica. Sistematize o conceito de resolução de problemas onde a resolução não envolve cálculos numéricos.

Propósito: Apresentar o conceito de resolução de problemas não numéricos.

Discuta com a turma:

  • Todo problema precisa ser resolvido com cálculos numéricos?
  • Vimos os tipos de problemas que conhecemos. Durante a aula aprendemos algo novo sobre problemas?
  • Que situação do seu dia a dia você consideraria um problema?
  • Que tipo de situação problema podemos nos deparar ao ir num supermercado, padaria, passear em um shopping ou até mesmo durante uma brincadeira com os colegas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o encerramento e verifique se há algo que não ficou claro. Elenque as conclusões dos alunos deixando-os exporem suas ideias e esclareça o que ficar de dúvidas sobre a resolução de problemas sem dados numéricos envolvidos.

Propósito: Concluir a aula.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de situação problema a aula apresentou?
  • Você considerava essas situações como sendo problemas antes da aula?
  • Que situações do seu dia a dia você consideraria um problema agora?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Essa atividade é para verificação de aprendizagem e retomar pontos importantes caso os alunos que ainda apresentem dúvidas sobre a aula. Apresente a situação para refletirem individualmente suas possíveis hipóteses de resolução. Neste momento retome as conclusões dos alunos e sistematize um registro que englobe o que foi concluído de forma geral com a aula.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nos processos matemáticos envolvidos na resolução de problemas não numéricos.

Discuta com a turma:

  • Na primeira informação já é possível descobrir o nome de todos os amigos?
  • Algumas das informações dadas é preciso fazer cálculos para poder responder?
  • Há alguma informação insuficiente, que precise de outra para poder ser respondida?
  • Logo na primeira leitura geral da situação já é possível saber o nome de todos os amigos?
  • Você acertou todos os nomes na primeira tentativa de resolução?
  • Que estratégia você usou para responder a pergunta.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 2º ano :

Com o plano de aula sobre processos matemáticos, os alunos aprendem resolução e elaboração de problemas numéricos e não numéricos

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano