Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_08NUM03 - slides com erro
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Atividade principal, Sistematização e Encerramento
Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade principal deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Sugerimos que você envie os problemas propostos para os alunos em formato de texto ou mesmo compartilhando os slides. Solicite que os alunos registrem suas resoluções e as compartilhem. As resoluções podem ser verbalizadas em uma aula síncrona ou então enviadas em formato de áudio, vídeo ou imagem caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona.
Discussão das soluções
Professor(a), se você estiver tendo uma interação síncrona com a turma e for possível o compartilhamento de imagens, socialize com os estudantes os slides disponíveis na Discussão das soluções. Enquanto verbaliza e reflete com os alunos as soluções, realize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a interação esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode compartilhar os slides e enviar as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto.
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos, com suas palavras, quais cuidados devem ser tomados ao realizar a operação de subtração com números decimais. Caso sinta necessidade, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula.
Encerramento
Professor(a), envie as perguntas do “Discuta com a turma” em formato de texto e solicite que os alunos envie suas respostas em formato de texto ou imagem. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nessa etapa do plano de aula.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula. Um assunto que pode ser sugerido é uma conversa informal sobre o valor pago nas contas de energia nos últimos meses. Sugira perguntas como:
- Será que o consumo de energia aumentou ou diminuiu?
- Qual a diferença de valor pago neste mês e no mês passado?
- Qual a diferença de consumo entre este mês e o mês passado?
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_08NUM03
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes