11106
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Problemas envolvendo subtração de números decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para o 5º ano do Fundamental sobre resolver situações problema envolvendo a subtração de números decimais.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Vieira Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Problemas envolvendo  subtração de números decimais

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações problema envolvendo a subtração de números decimais.

Conceito-chave

Números decimais, subtração.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais;

Identificação de ordem nos números decimais

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação.

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a subtração de números decimais.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo subtração de números decimais, é necessário que os mesmos compreendam a relação de ordem nos números decimais e entendam o sentido da vírgula nos mesmos.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre o conceito de número decimal.

Discuta com a turma:

  • Qual dos dois gatos é menor?
  • A diferença entre os gatos é maior ou menor que 1 cm?
  • Quem está mais próximo, Pompom de 22 cm ou Floquinho de 21 cm?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar na resolução da atividade, material concreto, ou seja, material dourado, ábaco ou outro recurso.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual o chocolate é mais caro? Qual o mais barato?
  • Quanto Roberta tinha em dinheiro?
  • Quais chocolates Roberta poderia comprar com o dinheiro que tinha?
  • Se comprasse o Chocolate Maravilha ficaria faltando quanto? E se comprasse o Chocolate Delícia?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Professor, nesta atividade se pede que haja uma comparação entre o chocolate mais caro e o mais barato. Antes da realização da operação de subtração em si, é preciso estipular qual o maior e qual o menor valor dos chocolates, ou seja, a relação de ordem, fato este indispensável para o entendimento de todo o contexto.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre o preço dos chocolate mais caro e o mais barato é maior ou menor que o dinheiro que Roberta tinha?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula. A resolução desta atividade favorece a compreensão das relações entre as ordens, pois os alunos começam a trabalhar a decomposição para a resolução de problemas subtrativos, neste caso, foi abordada a decomposição da unidade em décimos .

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação:Professor, o método empregado nesta resolução é o do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição do algarismo da ordem da unidade. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna mais fácil. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração por reagrupamento.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
  • Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula. Nesse caso, foi representado o valor dos dois chocolates, para que o aluno tenha clareza que irá subtrair o valor do chocolate Croc do valor do chocolate Delícia, e assim perceber a necessidade de realizar a decomposição.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o dinheirinho, eu poderia representar os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$ 1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o dinheirinho, eu poderia representar os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$ 1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição de unidade em décimos. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna compreensivo. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração com reagrupamento.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
  • Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é o do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição do algarismo da ordem da unidade. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna mais fácil. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração por reagrupamento.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
  • Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Para subtrair números decimais, quais os cuidados que devemos tomar?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente foi preciso a leitura, interpretação e a coleta dos dados apresentados no problema, identificando os que são fundamentais para a resolução. Em seguida, a identificação da operação a ser realizada para a resolução.

O posicionamento da vírgula e seu conceito, dividindo a parte inteira da decimal, deve estar bem claro para os alunos, pois a partir dali, conseguirão resolver a situação problema.

Propósito: Discutir pontos essenciais para a resolução de problemas envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante observar a posição da vírgula?
  • Quando não consigo subtrair um número do outro por este ser menor, qual o procedimento devo adotar?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar o aprendizado dos alunos na resolução de situação problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Depois de achar a resposta, seria possível tirar mais um copo de leite? E mais dois? Sobraria quanto?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a subtração de números decimais.


Problemas envolvendo  subtração de números decimais

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações problema envolvendo a subtração de números decimais.

Conceito-chave

Números decimais, subtração.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais;

Identificação de ordem nos números decimais

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo subtração de números decimais, é necessário que os mesmos compreendam a relação de ordem nos números decimais e entendam o sentido da vírgula nos mesmos.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre o conceito de número decimal.

Discuta com a turma:

  • Qual dos dois gatos é menor?
  • A diferença entre os gatos é maior ou menor que 1 cm?
  • Quem está mais próximo, Pompom de 22 cm ou Floquinho de 21 cm?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar na resolução da atividade, material concreto, ou seja, material dourado, ábaco ou outro recurso.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual o chocolate é mais caro? Qual o mais barato?
  • Quanto Roberta tinha em dinheiro?
  • Quais chocolates Roberta poderia comprar com o dinheiro que tinha?
  • Se comprasse o Chocolate Maravilha ficaria faltando quanto? E se comprasse o Chocolate Delícia?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Professor, nesta atividade se pede que haja uma comparação entre o chocolate mais caro e o mais barato. Antes da realização da operação de subtração em si, é preciso estipular qual o maior e qual o menor valor dos chocolates, ou seja, a relação de ordem, fato este indispensável para o entendimento de todo o contexto.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre o preço dos chocolate mais caro e o mais barato é maior ou menor que o dinheiro que Roberta tinha?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula. A resolução desta atividade favorece a compreensão das relações entre as ordens, pois os alunos começam a trabalhar a decomposição para a resolução de problemas subtrativos, neste caso, foi abordada a decomposição da unidade em décimos .

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação:Professor, o método empregado nesta resolução é o do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição do algarismo da ordem da unidade. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna mais fácil. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração por reagrupamento.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
  • Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula. Nesse caso, foi representado o valor dos dois chocolates, para que o aluno tenha clareza que irá subtrair o valor do chocolate Croc do valor do chocolate Delícia, e assim perceber a necessidade de realizar a decomposição.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o dinheirinho, eu poderia representar os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$ 1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.

Discuta com a turma:

  • De que maneiras diferentes utilizando o dinheirinho, eu poderia representar os valores dos chocolates?
  • 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$ 1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição de unidade em décimos. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna compreensivo. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração com reagrupamento.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
  • Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min

Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é o do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição do algarismo da ordem da unidade. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna mais fácil. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração por reagrupamento.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.

Discuta com a turma:

  • Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
  • Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Para subtrair números decimais, quais os cuidados que devemos tomar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente foi preciso a leitura, interpretação e a coleta dos dados apresentados no problema, identificando os que são fundamentais para a resolução. Em seguida, a identificação da operação a ser realizada para a resolução.

O posicionamento da vírgula e seu conceito, dividindo a parte inteira da decimal, deve estar bem claro para os alunos, pois a partir dali, conseguirão resolver a situação problema.

Propósito: Discutir pontos essenciais para a resolução de problemas envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante observar a posição da vírgula?
  • Quando não consigo subtrair um número do outro por este ser menor, qual o procedimento devo adotar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar o aprendizado dos alunos na resolução de situação problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Depois de achar a resposta, seria possível tirar mais um copo de leite? E mais dois? Sobraria quanto?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano