OBJETIVO
Problemas envolvendo subtração de números decimais
Autor: Alexandre Vieira Rocha
Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.
Objetivos específicos
Resolver situações problema envolvendo a subtração de números decimais.
Conceito-chave
Números decimais, subtração.
Conhecimentos prévios
Representação de números decimais;
Identificação de ordem nos números decimais
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
- Slides para apresentação.
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a subtração de números decimais.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo subtração de números decimais, é necessário que os mesmos compreendam a relação de ordem nos números decimais e entendam o sentido da vírgula nos mesmos.
Propósito: Identificar os conhecimentos sobre o conceito de número decimal.
Discuta com a turma:
- Qual dos dois gatos é menor?
- A diferença entre os gatos é maior ou menor que 1 cm?
- Quem está mais próximo, Pompom de 22 cm ou Floquinho de 21 cm?
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar na resolução da atividade, material concreto, ou seja, material dourado, ábaco ou outro recurso.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Qual o chocolate é mais caro? Qual o mais barato?
- Quanto Roberta tinha em dinheiro?
- Quais chocolates Roberta poderia comprar com o dinheiro que tinha?
- Se comprasse o Chocolate Maravilha ficaria faltando quanto? E se comprasse o Chocolate Delícia?
Atividade Principal
Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.
Orientações: Professor, nesta atividade se pede que haja uma comparação entre o chocolate mais caro e o mais barato. Antes da realização da operação de subtração em si, é preciso estipular qual o maior e qual o menor valor dos chocolates, ou seja, a relação de ordem, fato este indispensável para o entendimento de todo o contexto.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- A diferença entre o preço dos chocolate mais caro e o mais barato é maior ou menor que o dinheiro que Roberta tinha?
Materiais complementares:
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula. A resolução desta atividade favorece a compreensão das relações entre as ordens, pois os alunos começam a trabalhar a decomposição para a resolução de problemas subtrativos, neste caso, foi abordada a decomposição da unidade em décimos .
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o “dinheirinho”, poderia ser representado os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$0,10 representam 1 moeda de R$1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação:Professor, o método empregado nesta resolução é o do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição do algarismo da ordem da unidade. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna mais fácil. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração por reagrupamento.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.
Discuta com a turma:
- Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
- Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula. Nesse caso, foi representado o valor dos dois chocolates, para que o aluno tenha clareza que irá subtrair o valor do chocolate Croc do valor do chocolate Delícia, e assim perceber a necessidade de realizar a decomposição.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o dinheirinho, eu poderia representar os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$ 1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, a resolução através de material concreto, no caso, com representação de dinheiro é muito prática para os alunos, pois é algo totalmente ligado ao cotidiano deles. Procure explorar diferentes possibilidades para enriquecer a aula.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o “dinheirinho”.
Discuta com a turma:
- De que maneiras diferentes utilizando o dinheirinho, eu poderia representar os valores dos chocolates?
- 10 moedas de R$ 0,10 representam 1 moeda de R$ 1,00. Teria como representar 1 real de outras maneiras? Quais?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição de unidade em décimos. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna compreensivo. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração com reagrupamento.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.
Discuta com a turma:
- Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
- Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 6 a 13) 15 min
Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é o do algoritmo da subtração. Os cálculos necessários obrigam a subtração com reagrupamento, realizando a decomposição do algarismo da ordem da unidade. Quando o conceito da decomposição está bem definido para os alunos, o cálculo se torna mais fácil. Certifique-se que os alunos entendem o processo de decomposição para conseguir fazer a subtração por reagrupamento.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais através do algoritmo.
Discuta com a turma:
- Para “decompor” para os décimos, eu preciso tirar mais de 1 unidade?
- Posso “decompor” 2 unidades de uma só vez?
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos chave da aula foram entendidos pelos alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Para subtrair números decimais, quais os cuidados que devemos tomar?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente foi preciso a leitura, interpretação e a coleta dos dados apresentados no problema, identificando os que são fundamentais para a resolução. Em seguida, a identificação da operação a ser realizada para a resolução.
O posicionamento da vírgula e seu conceito, dividindo a parte inteira da decimal, deve estar bem claro para os alunos, pois a partir dali, conseguirão resolver a situação problema.
Propósito: Discutir pontos essenciais para a resolução de problemas envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Por que é importante observar a posição da vírgula?
- Quando não consigo subtrair um número do outro por este ser menor, qual o procedimento devo adotar?
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar o aprendizado dos alunos na resolução de situação problema envolvendo subtração de números decimais.
Discuta com a turma:
- Depois de achar a resposta, seria possível tirar mais um copo de leite? E mais dois? Sobraria quanto?
Materiais complementares