Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problema com excesso de dados.
- Resolver problema com várias soluções possíveis.
- Resolver problemas com dados não numéricos.
- Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
- Utilizar estratégias diversas de resolução.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave:
Resolução de problemas com excesso de dados.
Recursos necessários:
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Professor, esta atividade poderá ser trabalhada na oralidade e de forma coletiva. Questione os alunos a respeito do que será necessário observar para se chegar à resposta da pergunta. Em seguida, realize a leitura e a reflexão sobre as possíveis respostas, levando-os a recordar o conteúdo trabalhado no plano de aula conceitual sobre o mesmo tema.
Propósito: Levar o aluno a refletir sobre os dados excedentes e dados essenciais à resolução da situação proposta.
Resolução: Considere somente os alimentos e bebidas: pão francês, pão de forma, maçã, bolo e garrafa de água (refrigerante ou suco).
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
- Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
- O que você considerou para resolver a questão apresentada?
- Você precisou de quais informações para resolver o problema?
- Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
- Como você pensou para resolver este problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos à qual parte dele?
- Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
- O que você considerou para resolver a questão apresentada?
- Você precisou de quais informações para resolver o problema?
- Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
- Como você pensou para resolver este problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
- Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
- O que você considerou para resolver a questão apresentada?
- Você precisou de quais informações para resolver o problema?
- Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
- Como você pensou para resolver este problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
- Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
- O que você considerou para resolver a questão apresentada?
- Você precisou de quais informações para resolver o problema?
- Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
- Como você pensou para resolver este problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre a resolução de problemas com excesso de dados. Leia o conteúdo do slide para conclusão das reflexões.
Propósito: Concluir a atividade, reforçando a aprendizagem em relação à resolução de problemas com excesso de dados.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de identificar as informações essenciais à resolução.
Materiais complementares para impressão:
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar