11080
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Tudo que é demais… Situação-problema com excesso de dados

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º do Fundamental sobre resolução de problemas com excesso de dados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema com excesso de dados.
  • Resolver problema com várias soluções possíveis.
  • Resolver problemas com dados não numéricos.
  • Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
  • Utilizar estratégias diversas de resolução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave:

Resolução de problemas com excesso de dados.

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Professor, esta atividade poderá ser trabalhada na oralidade e de forma coletiva. Questione os alunos a respeito do que será necessário observar para se chegar à resposta da pergunta. Em seguida, realize a leitura e a reflexão sobre as possíveis respostas, levando-os a recordar o conteúdo trabalhado no plano de aula conceitual sobre o mesmo tema.

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre os dados excedentes e dados essenciais à resolução da situação proposta.

Resolução: Considere somente os alimentos e bebidas: pão francês, pão de forma, maçã, bolo e garrafa de água (refrigerante ou suco).

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal
Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • O que você considerou para resolver a questão apresentada?
  • Você precisou de quais informações para resolver o problema?
  • Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
  • Como você pensou para resolver este problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos à qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • O que você considerou para resolver a questão apresentada?
  • Você precisou de quais informações para resolver o problema?
  • Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
  • Como você pensou para resolver este problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • O que você considerou para resolver a questão apresentada?
  • Você precisou de quais informações para resolver o problema?
  • Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
  • Como você pensou para resolver este problema?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • O que você considerou para resolver a questão apresentada?
  • Você precisou de quais informações para resolver o problema?
  • Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
  • Como você pensou para resolver este problema?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre a resolução de problemas com excesso de dados. Leia o conteúdo do slide para conclusão das reflexões.

Propósito: Concluir a atividade, reforçando a aprendizagem em relação à resolução de problemas com excesso de dados.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de identificar as informações essenciais à resolução.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema com excesso de dados.
  • Resolver problema com várias soluções possíveis.
  • Resolver problemas com dados não numéricos.
  • Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
  • Utilizar estratégias diversas de resolução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave:

Resolução de problemas com excesso de dados.

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Professor, esta atividade poderá ser trabalhada na oralidade e de forma coletiva. Questione os alunos a respeito do que será necessário observar para se chegar à resposta da pergunta. Em seguida, realize a leitura e a reflexão sobre as possíveis respostas, levando-os a recordar o conteúdo trabalhado no plano de aula conceitual sobre o mesmo tema.

Propósito: Levar o aluno a refletir sobre os dados excedentes e dados essenciais à resolução da situação proposta.

Resolução: Considere somente os alimentos e bebidas: pão francês, pão de forma, maçã, bolo e garrafa de água (refrigerante ou suco).

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal
Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)

Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.

Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.

Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.

Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.

Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem um supermercado?
  • Costumam ir com sua família?
  • O que encontramos no supermercado?
  • Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
  • Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
  • O que significa uma promoção?
  • Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
  • Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?

Indicações de leitura e estudo ao professor:

“Problemas matemáticos sem problemas”

https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas

“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:

https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY

“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”

https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • O que você considerou para resolver a questão apresentada?
  • Você precisou de quais informações para resolver o problema?
  • Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
  • Como você pensou para resolver este problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos à qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • O que você considerou para resolver a questão apresentada?
  • Você precisou de quais informações para resolver o problema?
  • Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
  • Como você pensou para resolver este problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • O que você considerou para resolver a questão apresentada?
  • Você precisou de quais informações para resolver o problema?
  • Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
  • Como você pensou para resolver este problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)

Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.

Discuta com a turma:

  • Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
  • Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
  • O que você considerou para resolver a questão apresentada?
  • Você precisou de quais informações para resolver o problema?
  • Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
  • Como você pensou para resolver este problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre a resolução de problemas com excesso de dados. Leia o conteúdo do slide para conclusão das reflexões.

Propósito: Concluir a atividade, reforçando a aprendizagem em relação à resolução de problemas com excesso de dados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de identificar as informações essenciais à resolução.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano