11073
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Problemas de subtração de números decimais com duas casas decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre resolver situações-problema envolvendo a subtração de números decimais com duas casas decimais.

Plano 04 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Vieira Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a subtração de números decimais com duas casas decimais.

Conceito-chave

Números decimais, subtração, cálculo mental, centésimos.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais.

Identificação de ordem nos números decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação;

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo subtração de números decimais com duas casas decimais, é necessário que, inicialmente, o conceito de posicionamento da vírgula já esteja presente de forma consolidada, compreendendo o que representa a ordem ocupada por cada algarismo.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre posicionamento da vírgula e o valor posicional de cada algarismo em número decimal.

Discuta com a turma:

  • A posição da vírgula altera em algo o valor do número?
  • Esses números têm o mesmo valor?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual o animal mais pesado?
  • Que operação devemos fazer para achar a resposta?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • Que operação devemos fazer para encontrar o que o problema pede?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, o processo de decomposição é fundamental para que o aluno entenda a operação de subtração, independente do método a ser utilizado. Por este motivo, certifique-se que ele entendeu todas as transformações.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Existe outra maneira de representarmos os pesos dos animais?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, o processo de decomposição é fundamental para que o aluno entenda a operação de subtração, independente da estratégia a ser utilizada. Por este motivo, certifique-se que ele entendeu todas as transformações.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Existe outra maneira de representarmos os pesos dos animais?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a decomposição presente nas operações de subtração.

Neste caso, podemos decompor 1 décimo em 10 centésimos, possibilitando a operação de subtração. Da mesma forma, podemos decompor 1 dezena e 10 unidades, tornando a operação realizável com o ábaco.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Existem maneiras diferentes de representar este número usando o ábaco?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração da transformação com este material, o ábaco, ajuda a criança a compreender a decomposição presente nas operações de subtração.

Observe que fazemos a transformação de 1 décimo (bolinha vermelha do primeiro ábaco) em 10 centésimos (bolinhas verdes do primeiro ábaco). Da mesma forma, fazemos a transformação de 1 dezena (bolinha vermelha do terceiro ábaco) em 10 unidades (bolinhas verdes do terceiro ábaco). Com estas transformações, a subtração pode ser feita normalmente. Certifique-se que os alunos entenderam o propósito de tais transformações.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Existem maneiras diferentes de representar este número usando o ábaco?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, o processo de decomposição é fundamental para que o aluno entenda a operação de subtração, independente da estratégia a ser utilizada. Por este motivo, certifique-se que ele entendeu todas as transformações.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o método da decomposição.

Discuta com a turma:

  • Existe outra maneira de representarmos os pesos dos animais?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração da transformação com este material, o ábaco, ajuda a criança a compreender a decomposição presente nas operações de subtração, ou seja, com o material, a criança entende que para efetuar a subtração é necessário transformar 1 dezena (representada pela bolinha vermelha no primeiro ábaco) em 10 unidades (representada pela bolinha verde no primeiro ábaco). Da mesma forma, no segundo ábaco, a transformação de uma unidade em 10 décimos e, por último, no terceiro ábaco, 1 décimo em 10 centésimos. Com estas transformações, a operação fica possível.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Existem maneiras diferentes de representar este número usando o ábaco?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas estratégias, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de subtração dos valores coletados no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Importante atentar para o fato que as transformações foram fundamentais para o cálculo das operações.

Propósito: Identificar considerações necessárias para a resolução de subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conseguir fazer as transformações de unidades em décimos, de décimos em centésimos?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação à resolução de problemas com números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • Depois que eles andaram de carro, a distância aumentou ou diminuiu?

Materiais complementares para impressão

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais com duas casas decimais.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a subtração de números decimais com duas casas decimais.

Conceito-chave

Números decimais, subtração, cálculo mental, centésimos.

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais.

Identificação de ordem nos números decimais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para apresentação;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo subtração de números decimais com duas casas decimais, é necessário que, inicialmente, o conceito de posicionamento da vírgula já esteja presente de forma consolidada, compreendendo o que representa a ordem ocupada por cada algarismo.

Propósito: Identificar os conhecimentos sobre posicionamento da vírgula e o valor posicional de cada algarismo em número decimal.

Discuta com a turma:

  • A posição da vírgula altera em algo o valor do número?
  • Esses números têm o mesmo valor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual o animal mais pesado?
  • Que operação devemos fazer para achar a resposta?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (slides 4 e 5) 18 minutos.

Orientações: Solicite que os alunos leiam a atividade de forma individual e após a leitura, a solucionem. Em seguida, oriente que discutam com os colegas suas soluções e modos pelos quais representaram e chegaram à resposta. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que os grupos compartilhem o que discutiram. Materiais concretos como ábacos, material dourado e outros são estratégias interessantes para serem colocadas à disposição dos alunos.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • Que operação devemos fazer para encontrar o que o problema pede?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, o processo de decomposição é fundamental para que o aluno entenda a operação de subtração, independente do método a ser utilizado. Por este motivo, certifique-se que ele entendeu todas as transformações.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Existe outra maneira de representarmos os pesos dos animais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, o processo de decomposição é fundamental para que o aluno entenda a operação de subtração, independente da estratégia a ser utilizada. Por este motivo, certifique-se que ele entendeu todas as transformações.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Existe outra maneira de representarmos os pesos dos animais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração que dez “bolinhas” podem ser trocadas por uma “bolinha” da ordem seguinte, o ajudam a compreender a decomposição presente nas operações de subtração.

Neste caso, podemos decompor 1 décimo em 10 centésimos, possibilitando a operação de subtração. Da mesma forma, podemos decompor 1 dezena e 10 unidades, tornando a operação realizável com o ábaco.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Existem maneiras diferentes de representar este número usando o ábaco?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração da transformação com este material, o ábaco, ajuda a criança a compreender a decomposição presente nas operações de subtração.

Observe que fazemos a transformação de 1 décimo (bolinha vermelha do primeiro ábaco) em 10 centésimos (bolinhas verdes do primeiro ábaco). Da mesma forma, fazemos a transformação de 1 dezena (bolinha vermelha do terceiro ábaco) em 10 unidades (bolinhas verdes do terceiro ábaco). Com estas transformações, a subtração pode ser feita normalmente. Certifique-se que os alunos entenderam o propósito de tais transformações.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Existem maneiras diferentes de representar este número usando o ábaco?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, o processo de decomposição é fundamental para que o aluno entenda a operação de subtração, independente da estratégia a ser utilizada. Por este motivo, certifique-se que ele entendeu todas as transformações.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o método da decomposição.

Discuta com a turma:

  • Existe outra maneira de representarmos os pesos dos animais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 6 a 11) - 13 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do ábaco. A demonstração da transformação com este material, o ábaco, ajuda a criança a compreender a decomposição presente nas operações de subtração, ou seja, com o material, a criança entende que para efetuar a subtração é necessário transformar 1 dezena (representada pela bolinha vermelha no primeiro ábaco) em 10 unidades (representada pela bolinha verde no primeiro ábaco). Da mesma forma, no segundo ábaco, a transformação de uma unidade em 10 décimos e, por último, no terceiro ábaco, 1 décimo em 10 centésimos. Com estas transformações, a operação fica possível.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo subtração de números decimais utilizando o ábaco.

Discuta com a turma:

  • Existem maneiras diferentes de representar este número usando o ábaco?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas estratégias, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de subtração dos valores coletados no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Importante atentar para o fato que as transformações foram fundamentais para o cálculo das operações.

Propósito: Identificar considerações necessárias para a resolução de subtração de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conseguir fazer as transformações de unidades em décimos, de décimos em centésimos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação à resolução de problemas com números decimais com duas casas decimais.

Discuta com a turma:

  • Depois que eles andaram de carro, a distância aumentou ou diminuiu?

Materiais complementares para impressão

Raio x

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução do atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano