11053
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Resolução de uma equação na forma ax²=b

Plano de aula de Matemática com atividades 8º ano para do Fundamental sobre Equação polinomial do 2º grau.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CAROLINA MOURA BRASIL CARNEIRO DA SILVA

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

EF08MA09 - Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.

Objetivos específicos

  1. Resolver uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax²=b.
  2. Representar um problema a partir de uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.
  3. Reconhecer diferentes resoluções de uma equação  polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.

Conceito-chave

Equação polinomial do 2º grau.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno.


Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Não apresente a solução à primeira vista. Pergunte aos alunos para que eles façam um resgate da igualdade do quadrado de um número e de seu oposto.

Propósito: Relembrar um conteúdo chave para a aula.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam o que deve ser feito e expliquem uns aos outros o que deve ser feito.

Propósito: Resolver uma equação na forma ax²=b de forma que a solução não seja tão simples quanto antes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7)

Orientações: Pergunte aos alunos o que deveria acontecer para que a equação seja considerada verdadeira. Neste momento os alunos podem trazer diferentes justificativas. É preciso estar atento para validar um argumento válido e questionar um argumento inválido. Pergunte se essa equação é como as outras e possui 2 soluções. Uma possibilidade é que ele diga que as soluções são 0 e -0. Pergunte a ele quanto é -0. Ele dirá que é o próprio zero, então ele só teria uma resposta, pois a outra seria igual (além de não ter um -0).

Propósito: Apresentar soluções não triviais.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7)

Orientações: Levante questionamentos sobre a possibilidade de um número elevado ao quadrado ser negativo. Retome a propriedade da potência par de um número inteiro.

Propósito: Apresentar soluções não triviais.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7)

Orientações: Pergunte se existe algum valor para x que satisfaça a situação. Será que existe um número que multiplicado por 0 seja igual a 8 ou -2? Caso eles respondam que não, peça para eles justificarem. Caso contrário, ou seja, caso eles digam que existe algum número que torne a equação verdadeira, peça para eles testarem.

Propósito: Apresentar soluções não triviais.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Relembre cada um dos casos e peça para eles tentarem explicar o que acontece em cada caso.

Propósito: Fazer uma síntese do que foi dito durante a aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Essa pergunta deve ser feita pensando em tentar fazer com que eles se lembrem sobre o que foi feito em problemas contextualizados anteriormente, onde só havia uma opção como resposta, uma vez que o contexto não permitia uma resposta negativa.

Propósito: Questionar sobre diferentes possibilidades.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: O objetivo desse raio x é de tentar fazer com que eles elaborem um problema que pode ser do cotidiano, trazendo diferentes situações onde apareçam duas soluções, uma ou nenhuma.

Propósito: Elaborar problemas envolvendo equação na forma ax²=b.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim

Habilidade da BNCC

EF08MA09 - Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.

Objetivos específicos

  1. Resolver uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax²=b.
  2. Representar um problema a partir de uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.
  3. Reconhecer diferentes resoluções de uma equação  polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.

Conceito-chave

Equação polinomial do 2º grau.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Não apresente a solução à primeira vista. Pergunte aos alunos para que eles façam um resgate da igualdade do quadrado de um número e de seu oposto.

Propósito: Relembrar um conteúdo chave para a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que os alunos leiam o que deve ser feito e expliquem uns aos outros o que deve ser feito.

Propósito: Resolver uma equação na forma ax²=b de forma que a solução não seja tão simples quanto antes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7)

Orientações: Pergunte aos alunos o que deveria acontecer para que a equação seja considerada verdadeira. Neste momento os alunos podem trazer diferentes justificativas. É preciso estar atento para validar um argumento válido e questionar um argumento inválido. Pergunte se essa equação é como as outras e possui 2 soluções. Uma possibilidade é que ele diga que as soluções são 0 e -0. Pergunte a ele quanto é -0. Ele dirá que é o próprio zero, então ele só teria uma resposta, pois a outra seria igual (além de não ter um -0).

Propósito: Apresentar soluções não triviais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7)

Orientações: Levante questionamentos sobre a possibilidade de um número elevado ao quadrado ser negativo. Retome a propriedade da potência par de um número inteiro.

Propósito: Apresentar soluções não triviais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7)

Orientações: Pergunte se existe algum valor para x que satisfaça a situação. Será que existe um número que multiplicado por 0 seja igual a 8 ou -2? Caso eles respondam que não, peça para eles justificarem. Caso contrário, ou seja, caso eles digam que existe algum número que torne a equação verdadeira, peça para eles testarem.

Propósito: Apresentar soluções não triviais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Relembre cada um dos casos e peça para eles tentarem explicar o que acontece em cada caso.

Propósito: Fazer uma síntese do que foi dito durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Essa pergunta deve ser feita pensando em tentar fazer com que eles se lembrem sobre o que foi feito em problemas contextualizados anteriormente, onde só havia uma opção como resposta, uma vez que o contexto não permitia uma resposta negativa.

Propósito: Questionar sobre diferentes possibilidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: O objetivo desse raio x é de tentar fazer com que eles elaborem um problema que pode ser do cotidiano, trazendo diferentes situações onde apareçam duas soluções, uma ou nenhuma.

Propósito: Elaborar problemas envolvendo equação na forma ax²=b.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano