Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carolina Moura Brasil Carneiro da Silva
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
EF08MA09 - Resolver e elaborar problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 2º grau do tipo ax² = b.
Objetivos específicos
- Resolver uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax²=b.
- Representar um problema a partir de uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.
- Reconhecer diferentes resoluções de uma equação polinomial de 2º grau do tipo ax² = b.
Conceito-chave
Equação polinomial do 2º grau.
Recursos necessários
Lápis, borracha, caderno.
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Não apresente a solução à primeira vista. Pergunte aos alunos para que eles façam um resgate da igualdade do quadrado de um número e de seu oposto.
Propósito: Relembrar um conteúdo chave para a aula.
Atividade principal
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que os alunos leiam o que deve ser feito e expliquem uns aos outros o que deve ser feito.
Propósito: Resolver uma equação na forma ax²=b de forma que a solução não seja tão simples quanto antes.
Materiais complementares para impressão:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7)
Orientações: Pergunte aos alunos o que deveria acontecer para que a equação seja considerada verdadeira. Neste momento os alunos podem trazer diferentes justificativas. É preciso estar atento para validar um argumento válido e questionar um argumento inválido. Pergunte se essa equação é como as outras e possui 2 soluções. Uma possibilidade é que ele diga que as soluções são 0 e -0. Pergunte a ele quanto é -0. Ele dirá que é o próprio zero, então ele só teria uma resposta, pois a outra seria igual (além de não ter um -0).
Propósito: Apresentar soluções não triviais.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7)
Orientações: Levante questionamentos sobre a possibilidade de um número elevado ao quadrado ser negativo. Retome a propriedade da potência par de um número inteiro.
Propósito: Apresentar soluções não triviais.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 a 7)
Orientações: Pergunte se existe algum valor para x que satisfaça a situação. Será que existe um número que multiplicado por 0 seja igual a 8 ou -2? Caso eles respondam que não, peça para eles justificarem. Caso contrário, ou seja, caso eles digam que existe algum número que torne a equação verdadeira, peça para eles testarem.
Propósito: Apresentar soluções não triviais.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Relembre cada um dos casos e peça para eles tentarem explicar o que acontece em cada caso.
Propósito: Fazer uma síntese do que foi dito durante a aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Essa pergunta deve ser feita pensando em tentar fazer com que eles se lembrem sobre o que foi feito em problemas contextualizados anteriormente, onde só havia uma opção como resposta, uma vez que o contexto não permitia uma resposta negativa.
Propósito: Questionar sobre diferentes possibilidades.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: O objetivo desse raio x é de tentar fazer com que eles elaborem um problema que pode ser do cotidiano, trazendo diferentes situações onde apareçam duas soluções, uma ou nenhuma.
Propósito: Elaborar problemas envolvendo equação na forma ax²=b.
Materiais complementares para impressão:
Raio X