11048
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Álgebra

Plano de aula - Identificando o padrão e completando sequências.

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Sequência, padrão de formação

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: INÊZ APARECIDA SIMÕES

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Inêz Aparecida Simões

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer e descrever padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

Realizar generalizações de regularidades em sequências recursivas.

Conceito-chave

Sequência, padrão de formação.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material manipulativo ( tampinhas, sementes, palitos );
  • Datashow (opcional).




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito : Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles recordam o que é uma sequência e o que vem a ser o padrão de formação de uma sequência. Projete, apresente em cartazes ou escreva no quadro algumas sequências e discuta com a turma, utilizando os questionamentos do discuta com a turma para fazer análise das sequências apresentadas.

Propósito: Retomar o que é sequência e padrão de formação de uma sequência.

Discuta com a turma:

  • Qual o primeiro termo da sequência?
  • Você sabe me dizer quantas unidades foram acrescentadas a este termo para chegar ao termo seguinte?
  • Você consegue identificar se esta mesma quantidade foi acrescentada aos outros termos seguintes?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade. Pergunte aos alunos se no quadro apresentado eles conseguem identificar uma sequência e se esta sequência apresenta um crescimento de um termo para outro. Peça que observem a sequência em relação a quantidade e cores dos balões. Dê um tempo para que leiam a atividade e tentem resolvê-la. Neste momento observe as dificuldades encontradas, se achar necessário faça intervenções nas duplas que se encontram com dificuldades para resolver atividade, fazendo os questionamentos do discuta com a turma.

Propósito: Investigar o padrão de uma sequência e dar continuidade a sequência apresentada.

Discuta com a turma:

  • O que você consegue perceber com relação a quantidade de balões de uma fila para outra?
  • Qual o padrão da sequência relacionada as cores de balões utilizados?
  • É possível dar continuidade a essa sequência sem descobrir a sua regra de formação?

Material complementar:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).

Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
  • Como identificou o padrão de formação?
  • Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
  • É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).

Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
  • Como identificou o padrão de formação?
  • Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
  • É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).

Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
  • Como identificou o padrão de formação?
  • Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
  • É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).

Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
  • Como identificou o padrão de formação?
  • Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
  • É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Faça o encerramento da aula revendo com os alunos o que é padrão de formação de uma sequência, qual a importância de identificá-lo para dar continuidade a sequência apresentada.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula sobre sequência e padrão de formação de uma sequência.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que resolvam individualmente a atividade proposta. Essa atividade explora uma sequência recursiva, ou seja, cada elemento, a partir do segundo, é construído com acréscimo de elementos ao anterior. Disponibilize aos alunos material de contagem, como tampinhas, botões, para que auxiliem na construção da continuidade da sequência. Neste momento observe se os alunos estão atingindo os objetivos propostos. O raio x permite identificar as dificuldades de aprendizagem ainda presentes e oferece a oportunidade de reformulação nas estratégias didáticas utilizadas até o momento. Para isso observe as dificuldades apresentadas e anote-as. Oportunize um momento de esclarecimento de dúvidas com relação a atividade.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos durante a aula para resolução da atividade.

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito : Compartilhar o objetivo da aula com a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Inêz Aparecida Simões

Mentor: Carla Simone de Albuquerque

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

Reconhecer e descrever padrões numéricos simples e expressar a regra observada por escrito.

Objetivos específicos

Realizar generalizações de regularidades em sequências recursivas.

Conceito-chave

Sequência, padrão de formação.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Material manipulativo ( tampinhas, sementes, palitos );
  • Datashow (opcional).



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles recordam o que é uma sequência e o que vem a ser o padrão de formação de uma sequência. Projete, apresente em cartazes ou escreva no quadro algumas sequências e discuta com a turma, utilizando os questionamentos do discuta com a turma para fazer análise das sequências apresentadas.

Propósito: Retomar o que é sequência e padrão de formação de uma sequência.

Discuta com a turma:

  • Qual o primeiro termo da sequência?
  • Você sabe me dizer quantas unidades foram acrescentadas a este termo para chegar ao termo seguinte?
  • Você consegue identificar se esta mesma quantidade foi acrescentada aos outros termos seguintes?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Organize a sala em duplas e distribua a atividade. Pergunte aos alunos se no quadro apresentado eles conseguem identificar uma sequência e se esta sequência apresenta um crescimento de um termo para outro. Peça que observem a sequência em relação a quantidade e cores dos balões. Dê um tempo para que leiam a atividade e tentem resolvê-la. Neste momento observe as dificuldades encontradas, se achar necessário faça intervenções nas duplas que se encontram com dificuldades para resolver atividade, fazendo os questionamentos do discuta com a turma.

Propósito: Investigar o padrão de uma sequência e dar continuidade a sequência apresentada.

Discuta com a turma:

  • O que você consegue perceber com relação a quantidade de balões de uma fila para outra?
  • Qual o padrão da sequência relacionada as cores de balões utilizados?
  • É possível dar continuidade a essa sequência sem descobrir a sua regra de formação?

Material complementar:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).

Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
  • Como identificou o padrão de formação?
  • Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
  • É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).

Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
  • Como identificou o padrão de formação?
  • Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
  • É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).

Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
  • Como identificou o padrão de formação?
  • Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
  • É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 5 ao 8).

Orientação: Antes de apresentar possibilidades de resolução da atividade, pergunte aos alunos como pensaram para resolver a atividade e quais foram as estratégias utilizadas por eles. Deixe que aqueles alunos que sentirem vontade compartilhem com os colegas suas estratégias. Atenção aos erros cometidos pelos alunos, utilize-os como ponto de partida para o processo de aprendizagem, fazendo questionamentos que leve o aluno a identificar onde errou, rever sua forma de resolução, superar dificuldades. Veja alguns questionamentos no discuta com a turma.

Propósito: Discutir a resolução da atividade principal, compartilhando estratégias utilizadas com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais foram as estratégias utilizadas por vocês para resolver esta atividade?
  • Como identificou o padrão de formação?
  • Encontrou dificuldade para determinar os próximos termos dessa sequência?
  • É possível determinar o 10º termo da sequência sem encontrar os termos 5º a 9º?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Faça o encerramento da aula revendo com os alunos o que é padrão de formação de uma sequência, qual a importância de identificá-lo para dar continuidade a sequência apresentada.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula sobre sequência e padrão de formação de uma sequência.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça aos alunos que resolvam individualmente a atividade proposta. Essa atividade explora uma sequência recursiva, ou seja, cada elemento, a partir do segundo, é construído com acréscimo de elementos ao anterior. Disponibilize aos alunos material de contagem, como tampinhas, botões, para que auxiliem na construção da continuidade da sequência. Neste momento observe se os alunos estão atingindo os objetivos propostos. O raio x permite identificar as dificuldades de aprendizagem ainda presentes e oferece a oportunidade de reformulação nas estratégias didáticas utilizadas até o momento. Para isso observe as dificuldades apresentadas e anote-as. Oportunize um momento de esclarecimento de dúvidas com relação a atividade.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos durante a aula para resolução da atividade.

Material complementar:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 5º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem propriedades da igualdade e noção de equivalência, Investigação de padrões e expressão da regularidade observada em sequências numéricas ou geométricas, Investigação e expressão de regularidades na multiplicação e divisão de números decimais por 10, 100, 1000 e análise de grandezas diretamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano