Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira
Mentora: Reginaldo de Sousa Venâncio
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
Objetivos específicos
Identificar as características de uma calendário e seu uso.
Completar informações em um calendário.
Conceito-chave
Medidas de tempo: uso do calendário.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Lápis;
- Borracha;
- Calendário em tamanho grande, do ano atual.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Nesse momento, projete ou mostre o calendário aos alunos. Explore o calendário visualmente ressaltando as características principais: o ano, o número de meses, qual o nome dos meses, qual o número de dias de cada mês.
Propósito: Apresentar o calendário aos alunos para explorar as características principais.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem essa imagem?
- Onde encontro a informação de que ano nós estamos?
- O que significam os nomes “janeiro”, “fevereiro”, “março” etc.?
- Quantos meses há no calendário? Quais são os nomes desses meses?
- Qual o número de dias de cada mês? Onde posso confirmar essa informação?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientação: Organize os alunos em duplas, em seguida distribua o material de cada dupla (calendário com meses incompletos) e peça que cada grupo discuta e complete o calendário da forma como acharem estar correto. Assim que terminarem, peça para colarem seu calendário no quadro para que as crianças possam observar e comparar seus resultados com o de seus colegas e com o modelo de calendário completo.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o calendário para realizar atividade.
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Com os dados obtidos através da comparação dos calendários completados pelos alunos, comece a listar no quadro quais são as características principais de um calendário.
Propósito: Discutir os diferentes resultados obtidos com a turma.
Discuta com a turma:
- Quais as informações que faltavam no calendário de Karina?
- Por que a informação sobre o ano é importante no calendário?
- Por que é importante saber em que dia da semana se inicia o mês?
- Você teve dificuldades para realizar essa atividade? Quais?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Faça a leitura da lista feita no quadro, onde foram elencadas as características principais do calendário e seu uso, peça que os alunos repitam em voz alta todas as características do calendário. É importante que o façam de memória. Não é necessário que as características estejam na mesma ordem em que foram elencadas, porém, ajude-os caso esqueçam de alguma característica. Devem ser repetidos pelos alunos os pontos mencionados abaixo:
- O calendário compreende o período de um ano.
- O ano também faz parte de uma contagem e o número correspondente a esse ano é indicado no calendário (por exemplo: 2018).
- O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
- Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.
Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Distribua uma cópia do calendário para o aluno dizendo que eles precisarão completar a tabela com o ano, nome do mês e dias do mês corrente. É preciso orientar a turma para que estejam atentos ao dia da semana em que se inicia o mês. A resolução desta atividade depende da data de sua aplicação. É importante estar atento e realizar intervenções enquanto os alunos completam seu calendário. Eles podem esquecer de colocar qual é o ano corrente, o nome do mês em que estamos. Podem ter dificuldade para encontrar em que lugar da tabela do calendário colocam o primeiro dia do mês e confundirem-se com a quantidade de dias específica de cada mês.
Sempre faça as abordagens com perguntas que farão com que cada aluno reflita sobre sua produção.
Por exemplo:
- A primeira linha da tabela está em branco, você acha que não cabe nenhuma informação nesse espaço?
- Qual é o mês em que nós estamos? Você colocou essa informação em seu calendário?
- O mês de (...) começou em que dia da semana?
- Quantos dias temos no mês de (...)?
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o calendário obtidos durante a aula para realizar atividade.
Materiais complementares para impressão