11042
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Completando um calendário

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º do Fundamental sobre medidas de tempo: uso do calendário

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentora: Reginaldo de Sousa Venâncio

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Identificar as características de uma calendário e seu uso.

Completar informações em um calendário.

Conceito-chave

Medidas de tempo: uso do calendário.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Calendário em tamanho grande, do ano atual.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesse momento, projete ou mostre o calendário aos alunos. Explore o calendário visualmente ressaltando as características principais: o ano, o número de meses, qual o nome dos meses, qual o número de dias de cada mês.

Propósito: Apresentar o calendário aos alunos para explorar as características principais.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem essa imagem?
  • Onde encontro a informação de que ano nós estamos?
  • O que significam os nomes “janeiro”, “fevereiro”, “março” etc.?
  • Quantos meses há no calendário? Quais são os nomes desses meses?
  • Qual o número de dias de cada mês? Onde posso confirmar essa informação?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas, em seguida distribua o material de cada dupla (calendário com meses incompletos) e peça que cada grupo discuta e complete o calendário da forma como acharem estar correto. Assim que terminarem, peça para colarem seu calendário no quadro para que as crianças possam observar e comparar seus resultados com o de seus colegas e com o modelo de calendário completo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o calendário para realizar atividade.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Com os dados obtidos através da comparação dos calendários completados pelos alunos, comece a listar no quadro quais são as características principais de um calendário.

Propósito: Discutir os diferentes resultados obtidos com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que faltavam no calendário de Karina?
  • Por que a informação sobre o ano é importante no calendário?
  • Por que é importante saber em que dia da semana se inicia o mês?
  • Você teve dificuldades para realizar essa atividade? Quais?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a leitura da lista feita no quadro, onde foram elencadas as características principais do calendário e seu uso, peça que os alunos repitam em voz alta todas as características do calendário. É importante que o façam de memória. Não é necessário que as características estejam na mesma ordem em que foram elencadas, porém, ajude-os caso esqueçam de alguma característica. Devem ser repetidos pelos alunos os pontos mencionados abaixo:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • O ano também faz parte de uma contagem e o número correspondente a esse ano é indicado no calendário (por exemplo: 2018).
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia do calendário para o aluno dizendo que eles precisarão completar a tabela com o ano, nome do mês e dias do mês corrente. É preciso orientar a turma para que estejam atentos ao dia da semana em que se inicia o mês. A resolução desta atividade depende da data de sua aplicação. É importante estar atento e realizar intervenções enquanto os alunos completam seu calendário. Eles podem esquecer de colocar qual é o ano corrente, o nome do mês em que estamos. Podem ter dificuldade para encontrar em que lugar da tabela do calendário colocam o primeiro dia do mês e confundirem-se com a quantidade de dias específica de cada mês.

Sempre faça as abordagens com perguntas que farão com que cada aluno reflita sobre sua produção.

Por exemplo:

  • A primeira linha da tabela está em branco, você acha que não cabe nenhuma informação nesse espaço?
  • Qual é o mês em que nós estamos? Você colocou essa informação em seu calendário?
  • O mês de (...) começou em que dia da semana?
  • Quantos dias temos no mês de (...)?

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o calendário obtidos durante a aula para realizar atividade.

Materiais complementares para impressão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentora: Reginaldo de Sousa Venâncio

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Identificar as características de uma calendário e seu uso.

Completar informações em um calendário.

Conceito-chave

Medidas de tempo: uso do calendário.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Calendário em tamanho grande, do ano atual.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Nesse momento, projete ou mostre o calendário aos alunos. Explore o calendário visualmente ressaltando as características principais: o ano, o número de meses, qual o nome dos meses, qual o número de dias de cada mês.

Propósito: Apresentar o calendário aos alunos para explorar as características principais.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem essa imagem?
  • Onde encontro a informação de que ano nós estamos?
  • O que significam os nomes “janeiro”, “fevereiro”, “março” etc.?
  • Quantos meses há no calendário? Quais são os nomes desses meses?
  • Qual o número de dias de cada mês? Onde posso confirmar essa informação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 minutos.

Orientação: Organize os alunos em duplas, em seguida distribua o material de cada dupla (calendário com meses incompletos) e peça que cada grupo discuta e complete o calendário da forma como acharem estar correto. Assim que terminarem, peça para colarem seu calendário no quadro para que as crianças possam observar e comparar seus resultados com o de seus colegas e com o modelo de calendário completo.

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o calendário para realizar atividade.

Materiais complementares:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Com os dados obtidos através da comparação dos calendários completados pelos alunos, comece a listar no quadro quais são as características principais de um calendário.

Propósito: Discutir os diferentes resultados obtidos com a turma.

Discuta com a turma:

  • Quais as informações que faltavam no calendário de Karina?
  • Por que a informação sobre o ano é importante no calendário?
  • Por que é importante saber em que dia da semana se inicia o mês?
  • Você teve dificuldades para realizar essa atividade? Quais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Faça a leitura da lista feita no quadro, onde foram elencadas as características principais do calendário e seu uso, peça que os alunos repitam em voz alta todas as características do calendário. É importante que o façam de memória. Não é necessário que as características estejam na mesma ordem em que foram elencadas, porém, ajude-os caso esqueçam de alguma característica. Devem ser repetidos pelos alunos os pontos mencionados abaixo:

  • O calendário compreende o período de um ano.
  • O ano também faz parte de uma contagem e o número correspondente a esse ano é indicado no calendário (por exemplo: 2018).
  • O ano é dividido em 12 meses e existe uma ordem em que os meses aparecem no calendário.
  • Cada mês tem um nome e uma quantidade específica de dias.

Propósito: Relembrar os assuntos discutidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia do calendário para o aluno dizendo que eles precisarão completar a tabela com o ano, nome do mês e dias do mês corrente. É preciso orientar a turma para que estejam atentos ao dia da semana em que se inicia o mês. A resolução desta atividade depende da data de sua aplicação. É importante estar atento e realizar intervenções enquanto os alunos completam seu calendário. Eles podem esquecer de colocar qual é o ano corrente, o nome do mês em que estamos. Podem ter dificuldade para encontrar em que lugar da tabela do calendário colocam o primeiro dia do mês e confundirem-se com a quantidade de dias específica de cada mês.

Sempre faça as abordagens com perguntas que farão com que cada aluno reflita sobre sua produção.

Por exemplo:

  • A primeira linha da tabela está em branco, você acha que não cabe nenhuma informação nesse espaço?
  • Qual é o mês em que nós estamos? Você colocou essa informação em seu calendário?
  • O mês de (...) começou em que dia da semana?
  • Quantos dias temos no mês de (...)?

Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre o calendário obtidos durante a aula para realizar atividade.

Materiais complementares para impressão

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01MA17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano