Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_22PES01)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, realize o mesmo questionamento do plano original para esta etapa da aula.
Atividade principal com sistematização
Determine que acessem ao link:
https://gizmodo.uol.com.br/mentir-visualizacao-dados/
E depois continuem com uma pesquisa sobre notícias usando gráficos e tabelas com informações equivocadas ou tendenciosas que distorcem ou manipulam as informações apresentadas. Esse compilado de informações deve compor uma lista criada em planilha eletrônica como sendo um tipo de “fakenews”: para cada informação indicada como sendo fakenews, o aluno deve indicar um ou mais links que apresentem outro ponto de vista que mostre o que realmente aconteceu ou acontece sobre a situação pesquisada.
Discussão das soluções
- Na discussão das soluções você deve buscar um debate interpretativo sobre as sensações que os gráficos com informações falsas podem ocasionar.
Raio X
Esse Raio X pode ser disponibilizado na unidade escolar, em pdf para impressão ou apenas reproduzido de maneira descritiva para que possam fazê-lo.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, nos debates sobre as interpretações de gráficos com notícias falsas.
Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes e Fernando Barnabé
Código: MAT9_22PES01
(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.
Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes