11008
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Quais erros encontramos em gráficos aplicados a taxa de inflação.

POR: Cicero Inacio dos Santos 17/07/2018
Código: MAT9_22PES01

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA20) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

Plano de aula de Matemática com atividades para o 9º ano do Fundamental sobre erros apresentados em gráficos de mídias.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista





Habilidade da BNCC

(EF09MA20)  Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)



Objetivos específicos

Comparar gráficos de barras e colunas a fim de identificar os erros contidos em ambos.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Conceito-chave

Erros apresentados em gráficos de mídias.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • giz
  • lousa.


Tempo sugerido: 1min

Orientação: leia ou projete.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 min (slides 3 e 4)

Orientação: A ideia é você desenvolver uma discussão inicial sobre meios de comunicação, tais como televisão, jornais, etc. Questione aos alunos se eles têm o costume de assistir jornais ou lê-los, e onde eles visualizam um número maior de informações. A resposta mais esperada é que eles acessam a grande maioria de notícias pelo “Facebook” ou redes sociais. Posteriormente, apresente a pergunta aqui descrita. Espera-se como resposta o uso de gráficos, caso não consigam chegar a essa conclusão acesse o guia de intervenções, para possíveis perguntas norteadoras. É importante ressaltar que essa parte do aquecimento é uma atividade exploratória, não tendo como importância respostas corretas e fechadas.

Propósito: Discutir formas de representação de dados e informações em massa.

Discuta com a turma:

  • Qual meio de comunicação vocês costumam ver notícias?
  • Qual o maior meio de comunicação em massa que vocês conhecem?
  • Como representar dados de forma mais visivel?

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 min (slides 3 e 4)

Orientação: Deixe que eles respondam e em seguida distribua para classe o texto informativo. Em seguida peça-os para que leiam em duplas e que discutam o que entenderam sobre o texto. É importante você questionar aos alunos que tipo de texto é esse que está sendo utilizado (gênero textual) que enquadra-se como texto informativo.

Propósito: Discutir formas de representação de dados e informações em massa.

Discuta com a turma:

  • O que é inflação e o que ela pode influenciar?
  • Qual é o tipo de texto que você está lendo?
  • Exemplos de materiais que podem subir ou diminuir de preço.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)

Orientação: Realizada essa discussão sobre inflação, mostre aos alunos a situação problema aqui apresentada e dê um tempo para eles responderem, não esqueça de pedir que justifiquem suas respostas.

Propósito: Discutir sobre erros contidos em gráficos apresentados pela mídia.

Discuta com a turma

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)

Orientação: Projete o gráfico ou entregue o impresso. A matéria está disponível em:

Propósito: Mostrar o gráfico publicado pela Folha de São Paulo intitulado “Contra inflação, consumidor retoma 'compra de mês' em supermercado

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico é esse apresentado?
  • O que podemos observar quanto a esse gráfico? Qual o título? O que ele contém?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)

Orientação: Projete ou entregue impresso.

Propósito: Apresentar um gráfico retirado de um programa de jornalismo que mostra a variação da inflação ao longo de 4 anos.

Discuta com a turma:

  • Pergunte aos alunos que tipo de gráfico é esse.
  • O que podemos observar quanto a esse gráfico? Qual o título? O que ele contém?
  • Ele é diferente do anterior? Em que aspecto?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)

Orientação: Peça para que os alunos discutam entre si suas propostas de intervenção para com Maria, construindo argumentos baseando-se nos gráficos e no texto lido.

Propósito: Levantar uma discussão acerca dos gráficos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Os gráficos representam bem as propostas?
  • Maria está certa em suas conclusões?
  • O que o texto tem em comum com os gráficos?

Discussão das soluções select-down

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: Antes de iniciar esses possíveis questionamentos, peça aos alunos que apresentem seus argumentos. É importante observar que o primeiro gráfico relata que irá apresentar itens que deveriam estar em um supermercado, no entanto a maioria não se encontra em uma prateleira de supermercado. Questione então por que os alunos acreditam que essa informação está incoerente, peça para que citem exemplos e não esqueça de perguntar como eles explicariam para Maria. Já no segundo gráfico, o que há de errado? Espera-se que os alunos comparem os valores com o erro de proporção, uma vez que 2013 não teve um percentual maior apesar da barra ser maior, isso se dá devido ao uso incorreto de proporcionalidade. Observe com os alunos que o crescimento não é linear e ordenado, lembre-se, também, de questionar como eles explicariam para Maria. Espera-se que os alunos respondam que a diferença está no fato de cada um representar um objeto, no entanto tratando do mesmo assunto. O primeiro relata sobre os itens que são influenciados pela inflação e o segundo mostra o crescimento ou decrescimento como um todo, ou seja, no que cada um representa. Observe que o primeiro gráfico está incoerente uma vez que na notícia está dizendo que ele reflete compras de supermercado, no entanto traz itens que vão além do supermercado, como por exemplo, passagens de avião, combustível, etc.

Propósito: Discutir quais são os equívocos apresentados pelos gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os gráficos?
  • O que cada um representa?
  • Eles estão coerentes com o título?
  • Quais itens você acredita que validam ou não validam o título do primeiro gráfico?
  • Maria está correta em dizer que 2013 teve o maior percentual de inflação? Porque
  • Você consegue identificar uma ordenação no crescimento da inflação, proposta por Maria? Por que?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Leia ou projete, em seguida discuta com a turma quais atitudes ou cuidados devemos tomar ao fazer a leitura de gráficos, tais como, analisar a fonte, verificar se os dados estão coerentes, verificar se as proporções estão corretas, se o título condiz com o informado, se o tipo de gráfico é adequado para aquela notícia.

Propósito: Formalizar o que foi discutido na atividade principal, isto é, compreender erros apresentados em gráficos realizados por mídias.

Discuta com a turma:

  • Quais cuidados devemos tomar ao fazer a leitura de um gráfico?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Leia ou projete.

Propósito: Sintetizar sobre possíveis impactos de erros em gráficos de mídias no leitor.

Discuta com a turma:

  • Questione se ficou algum tipo de dúvida.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Deixe que os alunos discutam entre si as informações, para posteriormente solicitar que exponham para classe.

Propósito: Aplicar os conhecimentos sobre erros em gráficos de mídias, além de ler e interpretar gráficos de mídias em busca de possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Qual tipo de gráfico estamos trabalhando?
  • Eles são coerentes com o título?
  • Qual o objetivo dos gráficos?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 1min

Orientação: leia ou projete.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista





Habilidade da BNCC

(EF09MA20)  Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)



Objetivos específicos

Comparar gráficos de barras e colunas a fim de identificar os erros contidos em ambos.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Conceito-chave

Erros apresentados em gráficos de mídias.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • giz
  • lousa.

Tempo sugerido: 5 min (slides 3 e 4)

Orientação: A ideia é você desenvolver uma discussão inicial sobre meios de comunicação, tais como televisão, jornais, etc. Questione aos alunos se eles têm o costume de assistir jornais ou lê-los, e onde eles visualizam um número maior de informações. A resposta mais esperada é que eles acessam a grande maioria de notícias pelo “Facebook” ou redes sociais. Posteriormente, apresente a pergunta aqui descrita. Espera-se como resposta o uso de gráficos, caso não consigam chegar a essa conclusão acesse o guia de intervenções, para possíveis perguntas norteadoras. É importante ressaltar que essa parte do aquecimento é uma atividade exploratória, não tendo como importância respostas corretas e fechadas.

Propósito: Discutir formas de representação de dados e informações em massa.

Discuta com a turma:

  • Qual meio de comunicação vocês costumam ver notícias?
  • Qual o maior meio de comunicação em massa que vocês conhecem?
  • Como representar dados de forma mais visivel?

Tempo sugerido: 5 min (slides 3 e 4)

Orientação: Deixe que eles respondam e em seguida distribua para classe o texto informativo. Em seguida peça-os para que leiam em duplas e que discutam o que entenderam sobre o texto. É importante você questionar aos alunos que tipo de texto é esse que está sendo utilizado (gênero textual) que enquadra-se como texto informativo.

Propósito: Discutir formas de representação de dados e informações em massa.

Discuta com a turma:

  • O que é inflação e o que ela pode influenciar?
  • Qual é o tipo de texto que você está lendo?
  • Exemplos de materiais que podem subir ou diminuir de preço.

Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)

Orientação: Realizada essa discussão sobre inflação, mostre aos alunos a situação problema aqui apresentada e dê um tempo para eles responderem, não esqueça de pedir que justifiquem suas respostas.

Propósito: Discutir sobre erros contidos em gráficos apresentados pela mídia.

Discuta com a turma

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)

Orientação: Projete o gráfico ou entregue o impresso. A matéria está disponível em:

Propósito: Mostrar o gráfico publicado pela Folha de São Paulo intitulado “Contra inflação, consumidor retoma 'compra de mês' em supermercado

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico é esse apresentado?
  • O que podemos observar quanto a esse gráfico? Qual o título? O que ele contém?

Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)

Orientação: Projete ou entregue impresso.

Propósito: Apresentar um gráfico retirado de um programa de jornalismo que mostra a variação da inflação ao longo de 4 anos.

Discuta com a turma:

  • Pergunte aos alunos que tipo de gráfico é esse.
  • O que podemos observar quanto a esse gráfico? Qual o título? O que ele contém?
  • Ele é diferente do anterior? Em que aspecto?

Tempo sugerido: 10 min (slide 5-8)

Orientação: Peça para que os alunos discutam entre si suas propostas de intervenção para com Maria, construindo argumentos baseando-se nos gráficos e no texto lido.

Propósito: Levantar uma discussão acerca dos gráficos apresentados.

Discuta com a turma:

  • Os gráficos representam bem as propostas?
  • Maria está certa em suas conclusões?
  • O que o texto tem em comum com os gráficos?

Tempo sugerido: 15 min

Orientação: Antes de iniciar esses possíveis questionamentos, peça aos alunos que apresentem seus argumentos. É importante observar que o primeiro gráfico relata que irá apresentar itens que deveriam estar em um supermercado, no entanto a maioria não se encontra em uma prateleira de supermercado. Questione então por que os alunos acreditam que essa informação está incoerente, peça para que citem exemplos e não esqueça de perguntar como eles explicariam para Maria. Já no segundo gráfico, o que há de errado? Espera-se que os alunos comparem os valores com o erro de proporção, uma vez que 2013 não teve um percentual maior apesar da barra ser maior, isso se dá devido ao uso incorreto de proporcionalidade. Observe com os alunos que o crescimento não é linear e ordenado, lembre-se, também, de questionar como eles explicariam para Maria. Espera-se que os alunos respondam que a diferença está no fato de cada um representar um objeto, no entanto tratando do mesmo assunto. O primeiro relata sobre os itens que são influenciados pela inflação e o segundo mostra o crescimento ou decrescimento como um todo, ou seja, no que cada um representa. Observe que o primeiro gráfico está incoerente uma vez que na notícia está dizendo que ele reflete compras de supermercado, no entanto traz itens que vão além do supermercado, como por exemplo, passagens de avião, combustível, etc.

Propósito: Discutir quais são os equívocos apresentados pelos gráficos.

Discuta com a turma:

  • Qual a diferença entre os gráficos?
  • O que cada um representa?
  • Eles estão coerentes com o título?
  • Quais itens você acredita que validam ou não validam o título do primeiro gráfico?
  • Maria está correta em dizer que 2013 teve o maior percentual de inflação? Porque
  • Você consegue identificar uma ordenação no crescimento da inflação, proposta por Maria? Por que?

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Leia ou projete, em seguida discuta com a turma quais atitudes ou cuidados devemos tomar ao fazer a leitura de gráficos, tais como, analisar a fonte, verificar se os dados estão coerentes, verificar se as proporções estão corretas, se o título condiz com o informado, se o tipo de gráfico é adequado para aquela notícia.

Propósito: Formalizar o que foi discutido na atividade principal, isto é, compreender erros apresentados em gráficos realizados por mídias.

Discuta com a turma:

  • Quais cuidados devemos tomar ao fazer a leitura de um gráfico?

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Leia ou projete.

Propósito: Sintetizar sobre possíveis impactos de erros em gráficos de mídias no leitor.

Discuta com a turma:

  • Questione se ficou algum tipo de dúvida.

Tempo sugerido: 10 min

Orientação: Deixe que os alunos discutam entre si as informações, para posteriormente solicitar que exponham para classe.

Propósito: Aplicar os conhecimentos sobre erros em gráficos de mídias, além de ler e interpretar gráficos de mídias em busca de possíveis erros.

Discuta com a turma:

  • Qual tipo de gráfico estamos trabalhando?
  • Eles são coerentes com o título?
  • Qual o objetivo dos gráficos?

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista





Habilidade da BNCC

(EF09MA20)  Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)



Objetivos específicos

Comparar gráficos de barras e colunas a fim de identificar os erros contidos em ambos.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Conceito-chave

Erros apresentados em gráficos de mídias.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • giz
  • lousa.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes