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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Sistema de numeração decimal e as fichas sobrepostas

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre Sistema de Numeração Decimal

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Gilves

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MAT01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.



Objetivos específicos

Compor e decompor números de até seis algarismos, reconhecendo seu valor posicional.



Conceito-chave

Sistema de Numeração Decimal.

Recursos necessários

  • Fichas sobrepostas;
  • Atividades impressas em folhas ou não, coladas no caderno ou não.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se conhecem as fichas sobrepostas e se sabem como elas funcionam. Caso algum aluno não possua esse conhecimento, é importante levantar o conhecimento que os alunos possuem sobre o material e ir anotando na lousa o que eles forem dizendo. Em seguida, compartilhe com a turma que as fichas sobrepostas representam o valor posicional de um algarismo de acordo com a ordem que está ocupando em um número.

Propósito: Saber se os alunos conhecem o material (fichas sobrepostas) e se compreendem que o valor posicional de um algarismo depende da ordem que ele ocupa em um número.

Discuta com a turma:

  • Quais fichas sobrepostas vocês usaria para representar o número 327 649?
  • Qual o algarismo de maior valor?
  • Qual vale mais nesse número?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).

Orientação: Separar a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, e entregar um conjunto de fichas para cada grupo.

Regras:

1. As fichas de cada ordem (centena de milhar, dezena de milhar, unidade de milhar, centena, dezena e unidade) deverão ser embaralhadas e colocadas no centro do grupo formando seis montes com as faces viradas para baixo.

2. A cada rodada, os jogadores do grupo pegam, individualmente, seis fichas aleatorias: uma de cada ordem (centena de milhar, dezena de milhar, unidade de milhar, centena, dezena e unidade).

3. O professor dá o comando e os alunos devem formar um número com suas fichas, usando uma, duas, três, quatro, cinco ou seis fichas.

4. Ganha um ponto o jogador do grupo que conseguir atender ao comando do professor.

Por exemplo: Se o jogador tem as cartas 100 000, 90 000, 3 000, 000, 60 e 8 e o comando da rodada foi formar o maior número possível. Nesse caso, o aluno pode formar o número 193 068 e ganhará ponto se ninguém do grupo conseguir formar outro maior que este. Mas se o comando for compor o menor número possível, este jogador pode utilizar apenas a ficha com o número 8 e verificar se é o menor número obtido no grupo.

5. Depois disso as fichas são novamente embaralhadas e ocorre uma nova escolha de seis fichas para cada jogador, para assim iniciar a nova rodada.

6. Ganha o jogo aquele que ao final de 10 rodadas tiver o maior número de pontos.

Comandos possíveis:

  • Formar o maior número.
  • Formar o menor número.
  • Formar o número mais próximo de 5 000.
  • Formar o número mais próximo de 200 000.
  • Formar um número par e mais próximo de 1 000 000.
  • Existem outras possibilidades, de acordo com o rendimento do grupo.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para compor números considerando o valor posicional de cada algarismo de acordo com a ordem que ocupa no número.

Discuta com a turma:

  • Alguém já participou de algum jogo utilizando as fichas sobrepostas? Quer compartilhar com a turma como foi?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada grupo, assim terão como consultá-las ao longo da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguém tem alguma dúvida ou algo a perguntar?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada grupo, assim terão como consultá-las ao longo da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.

Discuta com a turma:

  • E agora, alguém tem alguma dúvida ou algo a perguntar?
  • Alguma informação ficou confusa?
  • Podemos começar a jogar?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada grupo, assim terão como consultá-las ao longo da atividade.

Propósito: Dar início ao jogo de forma que os alunos o realizem sem grandes dificuldades.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 - 10).

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar os números formados por alguns alunos. Nesse momento o professor pode entregar cópias do próximo slide para os alunos, ou ainda o registrar na lousa.

Propósito: Socializar diferentes possibilidades de formação de números utilizando as fichas sobrepostas e a decomposição desses números.

Discuta com a turma:

  • Vamos analisar os procedimentos utilizados por alguns alunos e confrontá-los com os nossos?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 - 10).

Orientações: Apresente aos alunos a construção dos números feitas pelo grupo da Roberta. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Peça que digam o número formado por cada criança e os questione quais fichas foram utilizadas para formar cada número.

Propósito: Socializar diferentes possibilidades de formação de números utilizando as fichas sobrepostas e a decomposição desses números.

Discuta com a turma:

  • Qual comando a professora de Roberta deve ter dado para que os alunos formassem esses números?
  • Quem vocês acham que fez ponto nesse caso?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 - 10).

Orientações: Neste slide o professor irá validar as respostas dadas pelos alunos no questionamento anterior.

Propósito: Validar as discussões anteriores.

Discuta com a turma:

  • Por que será que o comando do professor não deve ter sido para formar o número mais próximo possível de 100 000?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 - 12).

Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com as fichas sobrepostas, solicitar que procurem no dicionário o significado das palavras “compor” e “decompor”. O professor pode elaborar com a turma um significado para registrar no caderno, utilizando-se de sinônimos que facilitem o entendimento.

Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula proporcionando ao aluno uma aprendizagem significativa sobre o sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos.

Discuta com a turma:

  • Quais as definições que vocês encontraram no dicionário?
  • Qual a definição que melhor se aplica ao que aprendemos na aula de hoje?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 - 12).

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que a grandeza de um número está relacionada ao valor atribuído a cada ordem. Se desejar ou julgar necessário, faça um cartaz, ou anote na lousa e peça que anotem em seus cadernos ao encerramento dessa atividade.

Propósito: Sistematizar o conceito de valor posicional.

Discuta com a turma:

  • E se fosse o número quatro (ou qualquer outro que o professor desejar comparar) no lugar do três, vamos ver quanto ele valeria?

Raio-x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando as fichas sobrepostas. Em seguida, deixe que discutam com um colega contando como pensaram e justificando qual cartela escolheram como a correta. É importante reservar um tempo para uma discussão coletiva e para que as duplas compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos, ou se preferir, poderá passá-la na lousa.

Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de compor o número de acordo com as dicas.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • Por qual pista vocês começaram a desvendar o mistério do número que pensei?
  • Todas as pistas foram importantes? Por quê?
  • A fichas sobrepostas foram úteis para descobrir o número? Alguém conseguiu descobrir o número sem precisar das fichas sobrepostas?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Paula Gilves

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MAT01 - Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.



Objetivos específicos

Compor e decompor números de até seis algarismos, reconhecendo seu valor posicional.



Conceito-chave

Sistema de Numeração Decimal.

Recursos necessários

  • Fichas sobrepostas;
  • Atividades impressas em folhas ou não, coladas no caderno ou não.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se conhecem as fichas sobrepostas e se sabem como elas funcionam. Caso algum aluno não possua esse conhecimento, é importante levantar o conhecimento que os alunos possuem sobre o material e ir anotando na lousa o que eles forem dizendo. Em seguida, compartilhe com a turma que as fichas sobrepostas representam o valor posicional de um algarismo de acordo com a ordem que está ocupando em um número.

Propósito: Saber se os alunos conhecem o material (fichas sobrepostas) e se compreendem que o valor posicional de um algarismo depende da ordem que ele ocupa em um número.

Discuta com a turma:

  • Quais fichas sobrepostas vocês usaria para representar o número 327 649?
  • Qual o algarismo de maior valor?
  • Qual vale mais nesse número?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).

Orientação: Separar a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, e entregar um conjunto de fichas para cada grupo.

Regras:

1. As fichas de cada ordem (centena de milhar, dezena de milhar, unidade de milhar, centena, dezena e unidade) deverão ser embaralhadas e colocadas no centro do grupo formando seis montes com as faces viradas para baixo.

2. A cada rodada, os jogadores do grupo pegam, individualmente, seis fichas aleatorias: uma de cada ordem (centena de milhar, dezena de milhar, unidade de milhar, centena, dezena e unidade).

3. O professor dá o comando e os alunos devem formar um número com suas fichas, usando uma, duas, três, quatro, cinco ou seis fichas.

4. Ganha um ponto o jogador do grupo que conseguir atender ao comando do professor.

Por exemplo: Se o jogador tem as cartas 100 000, 90 000, 3 000, 000, 60 e 8 e o comando da rodada foi formar o maior número possível. Nesse caso, o aluno pode formar o número 193 068 e ganhará ponto se ninguém do grupo conseguir formar outro maior que este. Mas se o comando for compor o menor número possível, este jogador pode utilizar apenas a ficha com o número 8 e verificar se é o menor número obtido no grupo.

5. Depois disso as fichas são novamente embaralhadas e ocorre uma nova escolha de seis fichas para cada jogador, para assim iniciar a nova rodada.

6. Ganha o jogo aquele que ao final de 10 rodadas tiver o maior número de pontos.

Comandos possíveis:

  • Formar o maior número.
  • Formar o menor número.
  • Formar o número mais próximo de 5 000.
  • Formar o número mais próximo de 200 000.
  • Formar um número par e mais próximo de 1 000 000.
  • Existem outras possibilidades, de acordo com o rendimento do grupo.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para compor números considerando o valor posicional de cada algarismo de acordo com a ordem que ocupa no número.

Discuta com a turma:

  • Alguém já participou de algum jogo utilizando as fichas sobrepostas? Quer compartilhar com a turma como foi?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada grupo, assim terão como consultá-las ao longo da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.

Discuta com a turma:

  • Tudo bem até aqui? Alguém tem alguma dúvida ou algo a perguntar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada grupo, assim terão como consultá-las ao longo da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.

Discuta com a turma:

  • E agora, alguém tem alguma dúvida ou algo a perguntar?
  • Alguma informação ficou confusa?
  • Podemos começar a jogar?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).

Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada grupo, assim terão como consultá-las ao longo da atividade.

Propósito: Dar início ao jogo de forma que os alunos o realizem sem grandes dificuldades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 - 10).

Orientações: Explique aos alunos que irão analisar os números formados por alguns alunos. Nesse momento o professor pode entregar cópias do próximo slide para os alunos, ou ainda o registrar na lousa.

Propósito: Socializar diferentes possibilidades de formação de números utilizando as fichas sobrepostas e a decomposição desses números.

Discuta com a turma:

  • Vamos analisar os procedimentos utilizados por alguns alunos e confrontá-los com os nossos?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 - 10).

Orientações: Apresente aos alunos a construção dos números feitas pelo grupo da Roberta. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Peça que digam o número formado por cada criança e os questione quais fichas foram utilizadas para formar cada número.

Propósito: Socializar diferentes possibilidades de formação de números utilizando as fichas sobrepostas e a decomposição desses números.

Discuta com a turma:

  • Qual comando a professora de Roberta deve ter dado para que os alunos formassem esses números?
  • Quem vocês acham que fez ponto nesse caso?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 - 10).

Orientações: Neste slide o professor irá validar as respostas dadas pelos alunos no questionamento anterior.

Propósito: Validar as discussões anteriores.

Discuta com a turma:

  • Por que será que o comando do professor não deve ter sido para formar o número mais próximo possível de 100 000?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 - 12).

Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com as fichas sobrepostas, solicitar que procurem no dicionário o significado das palavras “compor” e “decompor”. O professor pode elaborar com a turma um significado para registrar no caderno, utilizando-se de sinônimos que facilitem o entendimento.

Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula proporcionando ao aluno uma aprendizagem significativa sobre o sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos.

Discuta com a turma:

  • Quais as definições que vocês encontraram no dicionário?
  • Qual a definição que melhor se aplica ao que aprendemos na aula de hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 - 12).

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que a grandeza de um número está relacionada ao valor atribuído a cada ordem. Se desejar ou julgar necessário, faça um cartaz, ou anote na lousa e peça que anotem em seus cadernos ao encerramento dessa atividade.

Propósito: Sistematizar o conceito de valor posicional.

Discuta com a turma:

  • E se fosse o número quatro (ou qualquer outro que o professor desejar comparar) no lugar do três, vamos ver quanto ele valeria?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando as fichas sobrepostas. Em seguida, deixe que discutam com um colega contando como pensaram e justificando qual cartela escolheram como a correta. É importante reservar um tempo para uma discussão coletiva e para que as duplas compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos, ou se preferir, poderá passá-la na lousa.

Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de compor o número de acordo com as dicas.

Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do sistema de numeração decimal.

Discuta com a turma:

  • Por qual pista vocês começaram a desvendar o mistério do número que pensei?
  • Todas as pistas foram importantes? Por quê?
  • A fichas sobrepostas foram úteis para descobrir o número? Alguém conseguiu descobrir o número sem precisar das fichas sobrepostas?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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