Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se conhecem as fichas sobrepostas e se sabem como elas funcionam. Caso algum aluno não possua esse conhecimento, é importante levantar o conhecimento que os alunos possuem sobre o material e ir anotando na lousa o que eles forem dizendo. Em seguida, compartilhe com a turma que as fichas sobrepostas representam o valor posicional de um algarismo de acordo com a ordem que está ocupando em um número.
Propósito: Saber se os alunos conhecem o material (fichas sobrepostas) e se compreendem que o valor posicional de um algarismo depende da ordem que ele ocupa em um número.
Discuta com a turma:
- Quais fichas sobrepostas vocês usaria para representar o número 327 649?
- Qual o algarismo de maior valor?
- Qual vale mais nesse número?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).
Orientação: Separar a turma em grupos de quatro ou cinco alunos, considerando os saberes que cada um possui, de modo que haja desafios, e entregar um conjunto de fichas para cada grupo.
Regras:
1. As fichas de cada ordem (centena de milhar, dezena de milhar, unidade de milhar, centena, dezena e unidade) deverão ser embaralhadas e colocadas no centro do grupo formando seis montes com as faces viradas para baixo.
2. A cada rodada, os jogadores do grupo pegam, individualmente, seis fichas aleatorias: uma de cada ordem (centena de milhar, dezena de milhar, unidade de milhar, centena, dezena e unidade).
3. O professor dá o comando e os alunos devem formar um número com suas fichas, usando uma, duas, três, quatro, cinco ou seis fichas.
4. Ganha um ponto o jogador do grupo que conseguir atender ao comando do professor.
Por exemplo: Se o jogador tem as cartas 100 000, 90 000, 3 000, 000, 60 e 8 e o comando da rodada foi formar o maior número possível. Nesse caso, o aluno pode formar o número 193 068 e ganhará ponto se ninguém do grupo conseguir formar outro maior que este. Mas se o comando for compor o menor número possível, este jogador pode utilizar apenas a ficha com o número 8 e verificar se é o menor número obtido no grupo.
5. Depois disso as fichas são novamente embaralhadas e ocorre uma nova escolha de seis fichas para cada jogador, para assim iniciar a nova rodada.
6. Ganha o jogo aquele que ao final de 10 rodadas tiver o maior número de pontos.
Comandos possíveis:
- Formar o maior número.
- Formar o menor número.
- Formar o número mais próximo de 5 000.
- Formar o número mais próximo de 200 000.
- Formar um número par e mais próximo de 1 000 000.
- Existem outras possibilidades, de acordo com o rendimento do grupo.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para compor números considerando o valor posicional de cada algarismo de acordo com a ordem que ocupa no número.
Discuta com a turma:
- Alguém já participou de algum jogo utilizando as fichas sobrepostas? Quer compartilhar com a turma como foi?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).
Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada grupo, assim terão como consultá-las ao longo da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.
Discuta com a turma:
- Tudo bem até aqui? Alguém tem alguma dúvida ou algo a perguntar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).
Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada grupo, assim terão como consultá-las ao longo da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos compreendam o jogo e o realizem sem grandes dificuldades.
Discuta com a turma:
- E agora, alguém tem alguma dúvida ou algo a perguntar?
- Alguma informação ficou confusa?
- Podemos começar a jogar?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 - 7).
Orientação: Socializar com os alunos as regras do jogo. Nesse momento, caso julgue necessário, o professor deve entregar uma cópia das regras para cada grupo, assim terão como consultá-las ao longo da atividade.
Propósito: Dar início ao jogo de forma que os alunos o realizem sem grandes dificuldades.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 - 10).
Orientações: Explique aos alunos que irão analisar os números formados por alguns alunos. Nesse momento o professor pode entregar cópias do próximo slide para os alunos, ou ainda o registrar na lousa.
Propósito: Socializar diferentes possibilidades de formação de números utilizando as fichas sobrepostas e a decomposição desses números.
Discuta com a turma:
- Vamos analisar os procedimentos utilizados por alguns alunos e confrontá-los com os nossos?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 - 10).
Orientações: Apresente aos alunos a construção dos números feitas pelo grupo da Roberta. Você pode entregá-las impressas, projetá-las ou escrevê-las no quadro. Peça que digam o número formado por cada criança e os questione quais fichas foram utilizadas para formar cada número.
Propósito: Socializar diferentes possibilidades de formação de números utilizando as fichas sobrepostas e a decomposição desses números.
Discuta com a turma:
- Qual comando a professora de Roberta deve ter dado para que os alunos formassem esses números?
- Quem vocês acham que fez ponto nesse caso?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 - 10).
Orientações: Neste slide o professor irá validar as respostas dadas pelos alunos no questionamento anterior.
Propósito: Validar as discussões anteriores.
Discuta com a turma:
- Por que será que o comando do professor não deve ter sido para formar o número mais próximo possível de 100 000?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 - 12).
Orientações: Depois da discussão com os alunos sobre o que encontraram e descobriram com as fichas sobrepostas, solicitar que procurem no dicionário o significado das palavras “compor” e “decompor”. O professor pode elaborar com a turma um significado para registrar no caderno, utilizando-se de sinônimos que facilitem o entendimento.
Propósito: Realizar a sistematização do conceito principal da aula proporcionando ao aluno uma aprendizagem significativa sobre o sistema de numeração decimal e o valor posicional dos algarismos.
Discuta com a turma:
- Quais as definições que vocês encontraram no dicionário?
- Qual a definição que melhor se aplica ao que aprendemos na aula de hoje?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 11 - 12).
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos que a grandeza de um número está relacionada ao valor atribuído a cada ordem. Se desejar ou julgar necessário, faça um cartaz, ou anote na lousa e peça que anotem em seus cadernos ao encerramento dessa atividade.
Propósito: Sistematizar o conceito de valor posicional.
Discuta com a turma:
- E se fosse o número quatro (ou qualquer outro que o professor desejar comparar) no lugar do três, vamos ver quanto ele valeria?
Raio-x
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem utilizando as fichas sobrepostas. Em seguida, deixe que discutam com um colega contando como pensaram e justificando qual cartela escolheram como a correta. É importante reservar um tempo para uma discussão coletiva e para que as duplas compartilhem o que discutiram. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos, ou se preferir, poderá passá-la na lousa.
Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de compor o número de acordo com as dicas.
Propósito: Fazer com que os alunos se apropriem do sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- Por qual pista vocês começaram a desvendar o mistério do número que pensei?
- Todas as pistas foram importantes? Por quê?
- A fichas sobrepostas foram úteis para descobrir o número? Alguém conseguiu descobrir o número sem precisar das fichas sobrepostas?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar