Título
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Ler no início da aula, fazendo uma preparação para o que será trabalhado e relacionando com o que já foi trabalhado.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 min
Orientação: Ler o problema com a turma a fim de que o resolvam de forma individual, utilizando conhecimentos já estudados. Em seguida socialize a solução com a turma. Incentive a criatividade dos alunos.
Propósito: Relembrar procedimentos de cálculo de porcentagens crescentes e decrescentes na resolução do problema.
Discuta com a turma:
- Vocês lembram o significado de porcentagem crescente e decrescente? Esses casos, como se enquadram?
- Vocês lembram das diversas formas já vistas do cálculo de porcentagens?
- Vocês se lembram o que significa fator de aumento? E fator de redução? Nesse contexto o que significa, por exemplo o número 1,25? E o número 0,60? (Aumento de 25% e redução de 40%).
- Vamos relembrar resolvendo este problema?
Materiais complementares para impressão:
Atividade de retomada
Resolução da atividade de retomada
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 min
Orientação: Inicialmente a atividade deve ser feita de maneira individual, onde cada aluno deverá elaborar um problema. Depois de uns 10 min, duplas devem ser formadas para que cada colega resolva o problema da dupla e também para que haja a socialização das soluções e dúvidas. Raciocínios diferentes devem ser estimulados. O professor deve fazer boas perguntas ao se deparar com possíveis dificuldades dos grupos ou para aqueles que concluírem rapidamente a atividade.
Propósito: elaborar e resolver a atividade principal.
Discuta com a Turma:
- Qual foi a estratégia utilizada para chegar ao resultado?
- Será que existe uma alternativa mais fácil para chegar ao resultado?
- Você conseguiria resolver este mesmo exercício de uma forma diferente?
- Você conseguiria resolver este exercício por meio de representações visuais geométricas? (Utilizando desenhos ou esquemas)
- No segundo enunciado, o resultado seria diferente se a ordem do aumento ou desconto fosse modificada? Por quê?
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação:
- Convide as duplas para apresentar seus problemas, suas respostas e dúvidas. A diversidade de soluções é bem-vinda. Caso algum aluno responda de forma incorreta, questione os outros alunos se eles concordam, se algum aluno se manifestar, deixe que ele mesmo corrija a resolução ou argumento do colega.
- Caso todos respondam corretamente e utilizando métodos triviais, questione de que forma diferente eles poderiam chegar ao mesmo resultado. Você pode enriquecer a aula mostrando a representação visual (desenhos ou esquemas com diagramas) como uma estratégia para os alunos que não possuem domínio mental do assunto.
Professor(a), quando fazemos referência a representações visuais aqui nas orientações, temos como conceito ideias apresentadas no livro Mentalidades Matemáticas estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador, de Jo Boaler, Editora Penso.
Boaler nos sugere na página 76 do seu livro:
“Quando as tarefas matemáticas são abertas para diferentes maneiras de ver, para métodos e rotas distintos e para representações variadas, tudo muda. Questões podem ser convertidas de tarefas matemáticas de mentalidade fixa em tarefas matemáticas de mentalidade de crescimento, abrindo espaço para o aprendizado.”
Propósito: Socializar maneiras de elaboração e resolução de problemas com a turma, levantando discussões e reflexões.
Discuta com a turma:
- O que está sendo mais difícil neste momento?
- Por que você escolheu esse problema?
- Por que você escolheu estes números?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 7 Minutos
Orientação: O professor deve formalizar, através dos exemplos dados ou dos cálculos realizados na discussão das soluções da atividade principal, diferentes estratégias para elaboração de um problema.
Propósito: Formalizar estratégias de elaboração de problemas envolvendo porcentagens crescentes e decrescentes.
Discuta com a turma:
- Perceberam que esta atividade testou todo o conhecimento de vocês sobre frações?
RAIO X
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: O professor deverá deixar os alunos resolverem individualmente o problema, circulando por entre os alunos, a fim de mediar e orientar a aplicação do conhecimento.
Propósito: Verificar a aprendizagem da resolução de problemas envolvendo porcentagem crescente e decrescente.
Discuta com a turma:
- Que caminhos vocês acreditam que sejam mais adequados para solução deste problema?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Raio X
Resolução da Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar