10968
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Elaborando problemas sobre porcentagem crescente e decrescente

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Elaborar problema envolvendo o cálculo de porcentagem crescente e decrescente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carlos Alves de Almeida Neto

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT8_07NUM05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)

Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL

Aquecimento
O Aquecimento pode ser usado em outros momentos para ampliação e revisão das aprendizagens. Sugerimos o foco na Atividade Principal.

Atividade principal
O foco da atividade é a elaboração e resolução de problemas. Você pode encaminhar a versão para impressão (que o aluno também pode copiar) via WhatsApp. É solicitada a elaboração de três problemas que você pode disponibilizar para turma toda ou pode dividir a turma em três grandes grupos e cada grupo ficar com um tipo de problema. Encaminhe um áudio com orientações e solicite que os alunos encaminhem os problemas (com respectivas respostas) para sua apreciação. Use as orientações presentes no Encerramento.

Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de porcentagem. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/finding-percentages-example 

Discussão das soluções
Analise os problemas elaborados pelos alunos e as respostas. Selecione alguns problemas para ser discutido com a turma toda (ao menos um problema de cada tipo). Verifique a necessidade de esclarecer pontos de divergência conceitual. Socialize com a turma suas impressões sobre as produções deles, por meio de vídeo curto ou mesmo áudio (WhatsApp). Para fazer um ‘fechamento’ da aula use os detalhes apresentados na Sistematização do conceito.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.

Sistematização
xxxx

Encerramento
Sugerimos usar nas orientações encaminhadas juntamente com a Atividade principal.

Raio X
Pode ser usado como forma de revisão das aprendizagens, em outro momento, juntamente com as atividades complementares.

Convite às famílias
Discutir sobre descontos e aumentos percentuais. Por exemplo: O que significa aumentou 50%? Aumentou mais de 100%? Teve um desconto de 25%?

Sugestão Enviada Por: Rita Batista


Código: MAT8_07NUM05

(EF08MA04) Resolver e elaborar problemas, envolvendo cálculo de porcentagens, incluindo o uso de tecnologias digitais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano:

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas