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Plano de aula > Matemática > 7º ano > Geometria

Plano de aula - Simetria de Reflexão Deslizante

Plano de aula de Matemática com atividades para 7º do Fundamental sobre Simetria de Reflexão Deslizante

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

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OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Objetivos específicos

Reconhecer e construir figuras utilizando a simetria de reflexão deslizante.

Conceito-chave

Simetria de Reflexão Deslizante.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Esquadro.

Enriquecendo sua aula

Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra os tipos de isometrias.

http://blogmatematic.blogspot.com.br/2012/01/isometrias-reflexao-rotacao-e.html


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Lembrar o que é reflexão e o que é translação, uma vez que a reflexão deslizante é conteúdo desta aula, é a junção dessas duas isometrias.

Propósito: Relembrar simetria de reflexão e simetria de translação.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Solicitar que em grupos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar o simétrico de um dos 6 pontos para fazer a reflexão no terceiro quadrante. Em seguida, cada aluno poderá marcar um ponto para fazer a translação da imagem para o quarto quadrante.

Propósito: Ensinar aos alunos o que é isometria de reflexão deslizante, mostrar que é uma reflexão junto com uma translação.

Discuta com a turma:

1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem?

2) O que devemos fazer para refletir a imagem no terceiro quadrante? Quais serão as coordenadas dos novos pontos?

3) Como devemos proceder para transladar a imagem para o quarto quadrante? Quais serão as coordenadas dos novos pontos para que forme uma nova letra com a imagem desenhada pela professora no quarto quadrante?

4) Ao fazer esta translação, qual coordenada de cada ponto sofreu alteração? Aumentou ou diminuiu? Quantas unidades?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Solicitar que em grupos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar o simétrico de um dos 6 pontos para fazer a reflexão no terceiro quadrante. Em seguida, cada aluno poderá marcar um ponto para fazer a translação da imagem para o quarto quadrante.

Propósito: Ensinar aos alunos o que é isometria de reflexão deslizante, mostrar que é uma reflexão junto com uma translação.

Discuta com a turma:

1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem?

2) O que devemos fazer para refletir a imagem no terceiro quadrante? Quais serão as coordenadas dos novos pontos?

3) Como devemos proceder para transladar a imagem para o quarto quadrante? Quais serão as coordenadas dos novos pontos para que forme uma nova letra com a imagem desenhada pela professora no quarto quadrante?

4) Ao fazer esta translação, qual coordenada de cada ponto sofreu alteração? Aumentou ou diminuiu? Quantas unidades?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Encerrar a aula frisando o conceito de reflexão deslizante.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam corretamente a simetria de reflexão deslizante, ou seja, a junção da reflexão com a translação.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Compartilhar com a turma o objetivo da aula.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula para a turma.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Flávia do Nascimento Siqueira Freitas

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

(EF07MA17) Simetrias de translação, rotação e reflexão: reconhecimento e construção de figuras com aplicação dessas simetrias.

Conhecimentos que a turma deve dominar
Características do plano cartesiano.

Marcação de pontos nos 4 quadrantes do plano cartesiano.

Construção de polígonos no plano cartesiano.

Objetivos específicos

Reconhecer e construir figuras utilizando a simetria de reflexão deslizante.

Conceito-chave

Simetria de Reflexão Deslizante.

Recursos necessários

  • Malha quadriculada;
  • Régua;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Esquadro.

Enriquecendo sua aula

Clique no link abaixo para assistir um vídeo que mostra os tipos de isometrias.

http://blogmatematic.blogspot.com.br/2012/01/isometrias-reflexao-rotacao-e.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Lembrar o que é reflexão e o que é translação, uma vez que a reflexão deslizante é conteúdo desta aula, é a junção dessas duas isometrias.

Propósito: Relembrar simetria de reflexão e simetria de translação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Solicitar que em grupos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar o simétrico de um dos 6 pontos para fazer a reflexão no terceiro quadrante. Em seguida, cada aluno poderá marcar um ponto para fazer a translação da imagem para o quarto quadrante.

Propósito: Ensinar aos alunos o que é isometria de reflexão deslizante, mostrar que é uma reflexão junto com uma translação.

Discuta com a turma:

1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem?

2) O que devemos fazer para refletir a imagem no terceiro quadrante? Quais serão as coordenadas dos novos pontos?

3) Como devemos proceder para transladar a imagem para o quarto quadrante? Quais serão as coordenadas dos novos pontos para que forme uma nova letra com a imagem desenhada pela professora no quarto quadrante?

4) Ao fazer esta translação, qual coordenada de cada ponto sofreu alteração? Aumentou ou diminuiu? Quantas unidades?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 4 e 5)

Orientação: Solicitar que em grupos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar o simétrico de um dos 6 pontos para fazer a reflexão no terceiro quadrante. Em seguida, cada aluno poderá marcar um ponto para fazer a translação da imagem para o quarto quadrante.

Propósito: Ensinar aos alunos o que é isometria de reflexão deslizante, mostrar que é uma reflexão junto com uma translação.

Discuta com a turma:

1) Quais as coordenadas dos vértices da imagem?

2) O que devemos fazer para refletir a imagem no terceiro quadrante? Quais serão as coordenadas dos novos pontos?

3) Como devemos proceder para transladar a imagem para o quarto quadrante? Quais serão as coordenadas dos novos pontos para que forme uma nova letra com a imagem desenhada pela professora no quarto quadrante?

4) Ao fazer esta translação, qual coordenada de cada ponto sofreu alteração? Aumentou ou diminuiu? Quantas unidades?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 10)

Orientação: Solicitar que em grupos de 6 alunos a turma discuta a questão. Cada aluno do grupo pode marcar um dos 6 pontos da reflexão a ser feita e, em seguida, um dos 6 pontos da translação.

Propósito: Levar o aluno a pensar como fazer a reflexão e a translação de uma imagem.

Discuta com a turma:

  • Qual a letra desenhada no segundo quadrante do plano cartesiano?
  • Como proceder para fazermos a reflexão da imagem no terceiro quadrante? A que distância cada ponto deverá estar do eixo x? E do eixo y?
  • Como proceder para fazer a translação da figura refletida para o quarto quadrante? Quantas unidades devemos aumentar no eixo x?
  • Qual a diferença entre reflexão e translação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Encerrar a aula frisando o conceito de reflexão deslizante.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: A atividade deverá ser realizada individualmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando a marcação dos pontos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando a solução na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam corretamente a simetria de reflexão deslizante, ou seja, a junção da reflexão com a translação.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

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