10918
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Descrevendo Regularidades Com Palitos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Regularidades em Sequência

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

Identificar e descrever regularidades de objetos em sequência recursiva.

Conceito-chave

Regularidades em Sequência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Palitos de picolé.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência. Os alunos podem descrever o aumento da barra de chocolate numericamente pela expressão 1+ 1, 2 + 1, 3 + 1 e 4 +1. O padrão presente é o acréscimo de +1. Chame atenção dos alunos para o novo pedaço de chocolate que surge primeiro do lado esquerdo, seguindo um padrão de construção da barra.

Propósito: Compreender como se constrói uma sequência e seu padrão.
Discuta com a turma:

  • O que é padrão?
  • Só existem sequência de números? Podemos construir uma sequência de objetos?
  • Que elementos compõem essa sequência?

Leitura Complementar

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: A atividade pode ser realizada em dupla ou de forma individual. Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Circule a sala questionando se há alguma dúvida sobre o enunciado. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. Esta atividade levantará outros conhecimentos prévios dos alunos, como conhecer os dias da semana e sua sequência no calendário, disponibilize na sala um calendário onde os alunos possam consultar para possíveis retiradas de dúvidas.

Propósito: Investigar a regularidade presentes na sequência considerando o padrão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar na construção dessa sequência?
  • Me explique como você construiu esse padrão?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: A atividade pode ser realizada em dupla ou de forma individual. Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Circule a sala questionando se há alguma dúvida sobre o enunciado. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. Esta atividade levantará outros conhecimentos prévios dos alunos, como conhecer os dias da semana e sua sequência no calendário, disponibilize na sala um calendário onde os alunos possam consultar para possíveis retiradas de dúvidas.

Propósito: Investigar a regularidade presentes na sequência considerando o padrão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar na construção dessa sequência?
  • Me explique como você construiu esse padrão?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: A atividade pode ser realizada em dupla ou de forma individual. Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Circule a sala questionando se há alguma dúvida sobre o enunciado. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. Esta atividade levantará outros conhecimentos prévios dos alunos, como conhecer os dias da semana e sua sequência no calendário, disponibilize na sala um calendário onde os alunos possam consultar para possíveis retiradas de dúvidas.

Propósito: Investigar a regularidade presentes na sequência considerando o padrão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar na construção dessa sequência?
  • Me explique como você construiu esse padrão?

Discusssão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discusssão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discusssão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Discusssão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Contextualize o principal conceito aprendido na aula.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

(EF02MA11) Descrever os elementos ausentes em sequências repetitivas e em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.

Objetivos específicos

Identificar e descrever regularidades de objetos em sequência recursiva.

Conceito-chave

Regularidades em Sequência.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Palitos de picolé.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula questionando o que eles conhecem por padrão em uma sequência. Os alunos podem descrever o aumento da barra de chocolate numericamente pela expressão 1+ 1, 2 + 1, 3 + 1 e 4 +1. O padrão presente é o acréscimo de +1. Chame atenção dos alunos para o novo pedaço de chocolate que surge primeiro do lado esquerdo, seguindo um padrão de construção da barra.

Propósito: Compreender como se constrói uma sequência e seu padrão.
Discuta com a turma:

  • O que é padrão?
  • Só existem sequência de números? Podemos construir uma sequência de objetos?
  • Que elementos compõem essa sequência?

Leitura Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: A atividade pode ser realizada em dupla ou de forma individual. Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Circule a sala questionando se há alguma dúvida sobre o enunciado. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. Esta atividade levantará outros conhecimentos prévios dos alunos, como conhecer os dias da semana e sua sequência no calendário, disponibilize na sala um calendário onde os alunos possam consultar para possíveis retiradas de dúvidas.

Propósito: Investigar a regularidade presentes na sequência considerando o padrão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar na construção dessa sequência?
  • Me explique como você construiu esse padrão?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: A atividade pode ser realizada em dupla ou de forma individual. Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Circule a sala questionando se há alguma dúvida sobre o enunciado. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. Esta atividade levantará outros conhecimentos prévios dos alunos, como conhecer os dias da semana e sua sequência no calendário, disponibilize na sala um calendário onde os alunos possam consultar para possíveis retiradas de dúvidas.

Propósito: Investigar a regularidade presentes na sequência considerando o padrão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar na construção dessa sequência?
  • Me explique como você construiu esse padrão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4, 5 e 6)

Orientação: A atividade pode ser realizada em dupla ou de forma individual. Apresente a proposta da atividade e deixe que os alunos realizem a leitura da mesma. Circule a sala questionando se há alguma dúvida sobre o enunciado. Reforce a linguagem matemática que será utilizada. Esta atividade levantará outros conhecimentos prévios dos alunos, como conhecer os dias da semana e sua sequência no calendário, disponibilize na sala um calendário onde os alunos possam consultar para possíveis retiradas de dúvidas.

Propósito: Investigar a regularidade presentes na sequência considerando o padrão.

Discuta com a turma:

  • Como podemos pensar na construção dessa sequência?
  • Me explique como você construiu esse padrão?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 7, 8, 9 e 10)

Orientações: Verifique se algum aluno apresentou uma das hipóteses de solução parecida com esta, chame-o até a lousa e peça que demonstre como ele chegou à solução. Caso nenhum tenha feito desta forma, você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro.

Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Contextualize o principal conceito aprendido na aula.

Propósito: Sintetizar as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência recursiva.

Materiais complementares para impressão:
Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano