Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais.
AQUECIMENTO
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo adição de números decimais, é necessário que os mesmos compreendam o valor posicional dos números e sobretudo que reconheçam a importância da vírgula para separar a parte inteira da parte não inteira.
Propósito: Identificar os seus conhecimentos sobre o conceito de número decimal.
Discuta com a turma:
- Essa distância é maior ou menor que 1km?
- A igreja fica mais perto de 1km ou 2km em relação à casa de Pedro?
- Se a igreja ficasse a um quilômetro e meio da casa de Pedro, como ele poderia representar este número?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar material concreto, ou seja, material dourado, ábaco ou outro utilizado pelos mesmos na resolução da atividade.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais.
Discuta com a turma:
- Qual o caminho indicado para ir da casa de Pedro até a escola? Existe um único caminho para chegar?
- Existem outras possibilidades de resolução deste problema?
- É possível ir por um caminho e retornar por outro?
- Qual será o caminho mais próximo? E o mais distante?
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do material dourado. Foi utilizado um slide de apresentação das representações, de forma que o aluno estabeleça relação com o proposto. Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.
Discuta com a turma:
- Existiria uma outra maneira de Cauê representar as distâncias com o material dourado?
Materiais complementares:
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min
Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do material dourado. Foi utilizado um slide de apresentação das representações, de forma que o aluno estabeleça relação com o proposto. Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.
Discuta com a turma:
- Existiria uma outra maneira de Cauê representar as distâncias com o material dourado?
Materiais complementares:
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min
Orientação: Professor, neste momento o conceito de adicionar (juntar, somar) deve estar bem claro para os alunos. Faça com que os alunos se certifiquem que as representações no material dourado correspondem às quantidades para que possam fazer as adições.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.
Discuta com a turma:
- Existiria algum tipo diferente de representação envolvendo o material dourado?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min
Orientação: Professor, neste momento o conceito de adicionar (juntar, somar) deve estar bem claro para os alunos. Faça com que os alunos se certifiquem que as representações no material dourado correspondem às quantidades para que possam fazer as adições.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.
Discuta com a turma:
- Existiria algum tipo diferente de representação envolvendo o material dourado?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min
Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é o da decomposição em parte inteira e parte decimal (neste caso, apenas décimos). É indispensável que este conceito já tenha sido bastante trabalhado para que a decomposição seja feita com sucesso. Depois de operados as adições da parte inteira e da parte decimal, mostre ao aluno que ele deverá fazer a composição, ou seja, desfazer a decomposição.
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da decomposição.
Discuta com a turma:
- A decomposição poderia realizada no cálculo da ida e volta ao mesmo tempo?
- Haveria alguma mudança do resultado?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min
Orientação: Professor, o terceiro método apresentado é o da adição de parcelas. Provavelmente, grande parte dos alunos resolverão deste modo, mas é importante demonstrar que existem diversas maneiras de se chegar à resposta. Oriente os alunos a que fiquem atentos na correta posição das ordens (unidades e décimos, neste caso).
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do algoritmo da adição.
Discuta com a turma:
- Existe alguma outra forma de “armar” esta operação?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min
Orientação: Professor, o terceiro método apresentado é o da adição de parcelas. Provavelmente, grande parte dos alunos resolverão deste modo, mas é importante demonstrar que existem diversas maneiras de se chegar à resposta. Oriente os alunos a que fiquem atentos na correta posição das ordens (unidades e décimos, neste caso).
Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do algoritmo da adição.
Discuta com a turma:
- Será possível fazer toda a adição de uma só vez, ao invés de em dois momentos distintos (ida e volta)? (Interessante estimular, também, o cálculo mental).
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.
Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de adição de números decimais.
Discuta com a turma:
- Para adicionar números decimais, quais os cuidados que devemos tomar?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas formas de resolução, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de adição das distâncias coletadas no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Para a correta resolução da operação, a posição da vírgula deve ser respeitada e para isto os alunos devem ter essa noção consolidada.
Propósito: Discutir as técnicas envolvidas para a resolução da adição de números decimais.
Discuta com a turma:
- Por que é importante observar a posição da vírgula?
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Verificar se os alunos mobilizam de adição de números decimais para resolução de problemas do cotidiano.
Discuta com a turma:
- Quem iniciou o problema calculando o peso de cada pacote?
- Alguém iniciou de uma maneira diferente?
- Existem outras possibilidades de resolução deste problema?
Materiais complementares
Raio X para impressão
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade complementar