10906
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Problemas de adição com números decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais.

Plano 01 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Vieira Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais.

Conceito-chave

Números decimais, adição, cálculo mental

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais, Identificação de ordem nos números decimais

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para representação;

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais.

AQUECIMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo adição de números decimais, é necessário que os mesmos compreendam o valor posicional dos números e sobretudo que reconheçam a importância da vírgula para separar a parte inteira da parte não inteira.

Propósito: Identificar os seus conhecimentos sobre o conceito de número decimal.

Discuta com a turma:

  • Essa distância é maior ou menor que 1km?
  • A igreja fica mais perto de 1km ou 2km em relação à casa de Pedro?
  • Se a igreja ficasse a um quilômetro e meio da casa de Pedro, como ele poderia representar este número?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar material concreto, ou seja, material dourado, ábaco ou outro utilizado pelos mesmos na resolução da atividade.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual o caminho indicado para ir da casa de Pedro até a escola? Existe um único caminho para chegar?
  • Existem outras possibilidades de resolução deste problema?
  • É possível ir por um caminho e retornar por outro?
  • Qual será o caminho mais próximo? E o mais distante?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do material dourado. Foi utilizado um slide de apresentação das representações, de forma que o aluno estabeleça relação com o proposto. Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Existiria uma outra maneira de Cauê representar as distâncias com o material dourado?

Materiais complementares:

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do material dourado. Foi utilizado um slide de apresentação das representações, de forma que o aluno estabeleça relação com o proposto. Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Existiria uma outra maneira de Cauê representar as distâncias com o material dourado?

Materiais complementares:

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, neste momento o conceito de adicionar (juntar, somar) deve estar bem claro para os alunos. Faça com que os alunos se certifiquem que as representações no material dourado correspondem às quantidades para que possam fazer as adições.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Existiria algum tipo diferente de representação envolvendo o material dourado?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, neste momento o conceito de adicionar (juntar, somar) deve estar bem claro para os alunos. Faça com que os alunos se certifiquem que as representações no material dourado correspondem às quantidades para que possam fazer as adições.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Existiria algum tipo diferente de representação envolvendo o material dourado?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é o da decomposição em parte inteira e parte decimal (neste caso, apenas décimos). É indispensável que este conceito já tenha sido bastante trabalhado para que a decomposição seja feita com sucesso. Depois de operados as adições da parte inteira e da parte decimal, mostre ao aluno que ele deverá fazer a composição, ou seja, desfazer a decomposição.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da decomposição.

Discuta com a turma:

  • A decomposição poderia realizada no cálculo da ida e volta ao mesmo tempo?
  • Haveria alguma mudança do resultado?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, o terceiro método apresentado é o da adição de parcelas. Provavelmente, grande parte dos alunos resolverão deste modo, mas é importante demonstrar que existem diversas maneiras de se chegar à resposta. Oriente os alunos a que fiquem atentos na correta posição das ordens (unidades e décimos, neste caso).

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do algoritmo da adição.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de “armar” esta operação?

DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, o terceiro método apresentado é o da adição de parcelas. Provavelmente, grande parte dos alunos resolverão deste modo, mas é importante demonstrar que existem diversas maneiras de se chegar à resposta. Oriente os alunos a que fiquem atentos na correta posição das ordens (unidades e décimos, neste caso).

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do algoritmo da adição.

Discuta com a turma:

  • Será possível fazer toda a adição de uma só vez, ao invés de em dois momentos distintos (ida e volta)? (Interessante estimular, também, o cálculo mental).

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de adição de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Para adicionar números decimais, quais os cuidados que devemos tomar?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas formas de resolução, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de adição das distâncias coletadas no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Para a correta resolução da operação, a posição da vírgula deve ser respeitada e para isto os alunos devem ter essa noção consolidada.

Propósito: Discutir as técnicas envolvidas para a resolução da adição de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante observar a posição da vírgula?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar se os alunos mobilizam de adição de números decimais para resolução de problemas do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Quem iniciou o problema calculando o peso de cada pacote?
  • Alguém iniciou de uma maneira diferente?
  • Existem outras possibilidades de resolução deste problema?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Professor, neste momento, é importante que discuta com a turma o objetivo da aula. É preciso ficar claro que nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo a adição de números decimais.


Autor: Alexandre Vieira Rocha

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmo.



Objetivos específicos

Resolver situações-problema envolvendo a adição de números decimais.

Conceito-chave

Números decimais, adição, cálculo mental

Conhecimentos prévios

Representação de números decimais, Identificação de ordem nos números decimais

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Slides  para representação;
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Orientação: Professor, para que o aluno esteja apto a resolver problemas envolvendo adição de números decimais, é necessário que os mesmos compreendam o valor posicional dos números e sobretudo que reconheçam a importância da vírgula para separar a parte inteira da parte não inteira.

Propósito: Identificar os seus conhecimentos sobre o conceito de número decimal.

Discuta com a turma:

  • Essa distância é maior ou menor que 1km?
  • A igreja fica mais perto de 1km ou 2km em relação à casa de Pedro?
  • Se a igreja ficasse a um quilômetro e meio da casa de Pedro, como ele poderia representar este número?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Se for possível, podem utilizar material concreto, ou seja, material dourado, ábaco ou outro utilizado pelos mesmos na resolução da atividade.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Qual o caminho indicado para ir da casa de Pedro até a escola? Existe um único caminho para chegar?
  • Existem outras possibilidades de resolução deste problema?
  • É possível ir por um caminho e retornar por outro?
  • Qual será o caminho mais próximo? E o mais distante?

Materiais Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do material dourado. Foi utilizado um slide de apresentação das representações, de forma que o aluno estabeleça relação com o proposto. Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Existiria uma outra maneira de Cauê representar as distâncias com o material dourado?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, solicite que os alunos se atentem à representação da parte inteira e da parte decimal através do material dourado. Foi utilizado um slide de apresentação das representações, de forma que o aluno estabeleça relação com o proposto. Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Existiria uma outra maneira de Cauê representar as distâncias com o material dourado?

Materiais complementares:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, neste momento o conceito de adicionar (juntar, somar) deve estar bem claro para os alunos. Faça com que os alunos se certifiquem que as representações no material dourado correspondem às quantidades para que possam fazer as adições.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Existiria algum tipo diferente de representação envolvendo o material dourado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, neste momento o conceito de adicionar (juntar, somar) deve estar bem claro para os alunos. Faça com que os alunos se certifiquem que as representações no material dourado correspondem às quantidades para que possam fazer as adições.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Existiria algum tipo diferente de representação envolvendo o material dourado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, o método empregado nesta resolução é o da decomposição em parte inteira e parte decimal (neste caso, apenas décimos). É indispensável que este conceito já tenha sido bastante trabalhado para que a decomposição seja feita com sucesso. Depois de operados as adições da parte inteira e da parte decimal, mostre ao aluno que ele deverá fazer a composição, ou seja, desfazer a decomposição.

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através da decomposição.

Discuta com a turma:

  • A decomposição poderia realizada no cálculo da ida e volta ao mesmo tempo?
  • Haveria alguma mudança do resultado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, o terceiro método apresentado é o da adição de parcelas. Provavelmente, grande parte dos alunos resolverão deste modo, mas é importante demonstrar que existem diversas maneiras de se chegar à resposta. Oriente os alunos a que fiquem atentos na correta posição das ordens (unidades e décimos, neste caso).

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do algoritmo da adição.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma outra forma de “armar” esta operação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 5 a 11) 15 min

Orientação: Professor, o terceiro método apresentado é o da adição de parcelas. Provavelmente, grande parte dos alunos resolverão deste modo, mas é importante demonstrar que existem diversas maneiras de se chegar à resposta. Oriente os alunos a que fiquem atentos na correta posição das ordens (unidades e décimos, neste caso).

Propósito: Solucionar situações problema envolvendo adição de números decimais através do algoritmo da adição.

Discuta com a turma:

  • Será possível fazer toda a adição de uma só vez, ao invés de em dois momentos distintos (ida e volta)? (Interessante estimular, também, o cálculo mental).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, este é o momento de sistematizar o conceito apresentado em aula. Procure se certificar que os pontos-chave da aula foram entendidos pelos alunos.

Propósito: Sistematizar os conceitos envolvidos na operação de adição de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Para adicionar números decimais, quais os cuidados que devemos tomar?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Professor, alguns pontos foram fundamentais para a resolução do problema. Primeiramente, foi preciso a coleta dos dados apresentados no problema. Em seguida, tendo em vista as diversas formas de resolução, o aluno poderia escolher qual fazer, mas sempre se atentando ao fato de se tratar de uma operação de adição das distâncias coletadas no problema apresentado. Por último, a resposta correta ao comando do enunciado. Para a correta resolução da operação, a posição da vírgula deve ser respeitada e para isto os alunos devem ter essa noção consolidada.

Propósito: Discutir as técnicas envolvidas para a resolução da adição de números decimais.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante observar a posição da vírgula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Verificar se os alunos mobilizam de adição de números decimais para resolução de problemas do cotidiano.

Discuta com a turma:

  • Quem iniciou o problema calculando o peso de cada pacote?
  • Alguém iniciou de uma maneira diferente?
  • Existem outras possibilidades de resolução deste problema?

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano