10823
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Números

Plano de aula - Utilizando propriedades de potência no cálculo de expressões

Plano de aula de Matemática com atividades para 8ºano do Fundamental sobre Resolver problemas utilizando diversas propriedades de potência.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando diversas propriedades de potência.

Conceito-chave

Potências de mesma base; Expoentes negativos; Potência de um produto; potência de uma divisão (potência de um quociente); potência da potência.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno.
  • Se possível, atividades impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Interessante que ao final desta aula o aluno pense: “Aprendi algo novo sobre Matemática hoje!”

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Apresente aos alunos a possibilidade das propriedades estarem juntas em um mesma operação. Peça para que eles tentem resolver a expressão individualmente.

Propósito: Reforçar o aprendizado das últimas aulas sobre potenciação com expoente inteiro e propriedades da potência.

Discuta com a turma:

  • Quando há várias propriedades, o que fazer primeiro?
  • Quais estratégias podemos utilizar para resolver o problema?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Mostrar que é possível resolver um mesmo problema de diferentes formas. Pode haver uma forma melhor que a outra, mas nem sempre isso é fácil de ser percebido. Bom momento de saber a preferência, facilidade ou dificuldade dos alunos. Deixe que eles exponham a forma que consideram mais fácil de resolver.

Propósito: Reforçar o aprendizado das últimas aulas sobre potenciação com expoente inteiro e propriedades da potência.

Discuta com a turma:

  • Qual sua preferência ao resolver esse problema?
  • Qual a sua dificuldade?
  • Alguma propriedade estudada anteriormente pode nos ajudar na resolução? Qual?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Agrupe a turma em duplas ou trios para a resolução desses problemas. Usando ou não as propriedades, aproveite para explorar a linha de raciocínio dos alunos, se chegaram facilmente às respostas ou se demoraram. Ande pela sala para ver se os alunos estão conseguindo progredir nos cálculo e use o Guia de Intervenções, para orientar os alunos com boas perguntas para que possam progredir na atividade.

Propósito: Trabalhar com as propriedades da potência agrupadas em um só problema.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma operação que podemos fazer para simplificar os cálculos? Qual?
  • Há alguma propriedade para lidar com subtração de potência ou é apenas uma parte da operação?
  • Escrever 9 = 32 ou 32 = 9 poderia facilitar o cálculo? Qual sua preferência? Por quê?

Material complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Ao andar pela sala, você notará diferentes soluções dos alunos. Escolha alguns alunos para virem ao quadro e descreverem suas soluções, não necessariamente iguais ou corretas. É importante que os alunos saibam julgar se as soluções dos colegas estão corretas ou não. Temos duas partes, a solução em si e a explicação da solução. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.

Propósito: Trabalhar com as propriedades juntas, analisando e reescrevendo a expressão antes de efetivamente resolver, fazendo com que os alunos exponham suas resoluções e possam compartilhá-las com a sala.

Discuta com a turma:

  • Existe uma única maneira de chegar à resposta? Conseguem ver outra forma de resolver este mesmo problema?
  • Podemos escrever o resultado da expressão como uma fração? Qual?

Discussão da Solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Ao andar pela sala, você notará diferentes soluções dos alunos. Escolha alguns alunos para virem ao quadro e descreverem suas soluções, não necessariamente iguais ou corretas. É importante que os alunos saibam julgar se as soluções dos colegas estão corretas ou não. Temos duas partes, a solução em si e a explicação da solução. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.

Propósito: Trabalhar com as propriedades juntas, analisando e reescrevendo a expressão antes de efetivamente resolver, fazendo com que os alunos exponham suas resoluções e possam compartilhá-las com a sala.

Discuta com a turma:

  • No numerador 9 = 32 ou no denominador 32 = 9 , com qual valor é mais fácil trabalhar nesta solução?
  • Conseguem ver outra forma de resolver este mesmo problema?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique que podem acontecer casos de expressões serem compostas por várias operações, analisar e reescrever pode auxiliar na solução.

Propósito: Fazer uma reflexão com os alunos sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos usem a maneira que se sentirem mais à vontade para resolver essas operações. Ao terminarem, peça para que vejam com o colega ao lado se utilizaram o mesmo caminho de resolução e se chegaram na mesma resposta.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das propriedades da potenciação: multiplicação e divisão de potências de expoentes iguais e potência da potência.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula. Interessante que ao final desta aula o aluno pense: “Aprendi algo novo sobre Matemática hoje!”


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Tarcísio Nunes Filgueiras Júnior

Mentor: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando diversas propriedades de potência.

Conceito-chave

Potências de mesma base; Expoentes negativos; Potência de um produto; potência de uma divisão (potência de um quociente); potência da potência.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha e caderno.
  • Se possível, atividades impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Apresente aos alunos a possibilidade das propriedades estarem juntas em um mesma operação. Peça para que eles tentem resolver a expressão individualmente.

Propósito: Reforçar o aprendizado das últimas aulas sobre potenciação com expoente inteiro e propriedades da potência.

Discuta com a turma:

  • Quando há várias propriedades, o que fazer primeiro?
  • Quais estratégias podemos utilizar para resolver o problema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientação: Mostrar que é possível resolver um mesmo problema de diferentes formas. Pode haver uma forma melhor que a outra, mas nem sempre isso é fácil de ser percebido. Bom momento de saber a preferência, facilidade ou dificuldade dos alunos. Deixe que eles exponham a forma que consideram mais fácil de resolver.

Propósito: Reforçar o aprendizado das últimas aulas sobre potenciação com expoente inteiro e propriedades da potência.

Discuta com a turma:

  • Qual sua preferência ao resolver esse problema?
  • Qual a sua dificuldade?
  • Alguma propriedade estudada anteriormente pode nos ajudar na resolução? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Agrupe a turma em duplas ou trios para a resolução desses problemas. Usando ou não as propriedades, aproveite para explorar a linha de raciocínio dos alunos, se chegaram facilmente às respostas ou se demoraram. Ande pela sala para ver se os alunos estão conseguindo progredir nos cálculo e use o Guia de Intervenções, para orientar os alunos com boas perguntas para que possam progredir na atividade.

Propósito: Trabalhar com as propriedades da potência agrupadas em um só problema.

Discuta com a turma:

  • Existe alguma operação que podemos fazer para simplificar os cálculos? Qual?
  • Há alguma propriedade para lidar com subtração de potência ou é apenas uma parte da operação?
  • Escrever 9 = 32 ou 32 = 9 poderia facilitar o cálculo? Qual sua preferência? Por quê?

Material complementares:

Atividade principal

Resolução atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Ao andar pela sala, você notará diferentes soluções dos alunos. Escolha alguns alunos para virem ao quadro e descreverem suas soluções, não necessariamente iguais ou corretas. É importante que os alunos saibam julgar se as soluções dos colegas estão corretas ou não. Temos duas partes, a solução em si e a explicação da solução. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.

Propósito: Trabalhar com as propriedades juntas, analisando e reescrevendo a expressão antes de efetivamente resolver, fazendo com que os alunos exponham suas resoluções e possam compartilhá-las com a sala.

Discuta com a turma:

  • Existe uma única maneira de chegar à resposta? Conseguem ver outra forma de resolver este mesmo problema?
  • Podemos escrever o resultado da expressão como uma fração? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 e 7)

Orientação: Ao andar pela sala, você notará diferentes soluções dos alunos. Escolha alguns alunos para virem ao quadro e descreverem suas soluções, não necessariamente iguais ou corretas. É importante que os alunos saibam julgar se as soluções dos colegas estão corretas ou não. Temos duas partes, a solução em si e a explicação da solução. Incentive aqueles que não responderam da forma mais tradicional e convencional a mostrarem sua linha de raciocínio. Também é importante verificar os erros mais frequentes para diagnosticar uma possível falha conceitual.

Propósito: Trabalhar com as propriedades juntas, analisando e reescrevendo a expressão antes de efetivamente resolver, fazendo com que os alunos exponham suas resoluções e possam compartilhá-las com a sala.

Discuta com a turma:

  • No numerador 9 = 32 ou no denominador 32 = 9 , com qual valor é mais fácil trabalhar nesta solução?
  • Conseguem ver outra forma de resolver este mesmo problema?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Explique que podem acontecer casos de expressões serem compostas por várias operações, analisar e reescrever pode auxiliar na solução.

Propósito: Fazer uma reflexão com os alunos sobre os conteúdos aprendidos na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos usem a maneira que se sentirem mais à vontade para resolver essas operações. Ao terminarem, peça para que vejam com o colega ao lado se utilizaram o mesmo caminho de resolução e se chegaram na mesma resposta.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito das propriedades da potenciação: multiplicação e divisão de potências de expoentes iguais e potência da potência.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução atividade raio x

Resolução atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 8º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a expressar quantidades por notação científica, usar as propriedades das potências com expoente inteiro, relacionar potenciação e radiciação, cálculo das quatro operações e potenciação com números inteiros e racionais, resolver problemas de contagem, relacionar dízimas periódicas e frações, resolver problemas com a ideia de lucro (acréscimo de porcentagem) ou prejuízo (decréscimo de porcentagem).

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano