10809
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

  

Plano de aula - Situação-problema: falta de dados.

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniela Pistori Tavares

 

OBJETIVO select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Selecionar os dados apresentados.
  • Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
  • Ser capaz de perceber um problema sem solução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos ao conteúdo que será trabalhado durante a aula.

RETOMADA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete o slide ou escreva na lousa a frase apresentada. Realize a pergunta e ouça as conclusões dos alunos, encerrando com a leitura da fala no slide.

Propósito: Que os alunos concluam que se existem questões sem resposta ou solução,quando faltam dados essenciais.

Discuta com a turma:

  • O que você percebe ao ler a frase?
  • Como você responderia a questão?
  • É possível dar uma resposta correta baseada nas informações apresentadas?

Indicações para leitura e estudo do professor:

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • A atividade pode ser realizada em duplas.
  • Apresente a situação aos alunos em slide ou na lousa e impressa.
  • Peça que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
  • Promova a análise da situação, solicitando que identifiquem os dados apresentados.
  • Peça que marquem as informações que considerem importantes.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual o questionamento do problema?
  • O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
  • Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
  • Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • A atividade pode ser realizada em duplas.
  • Apresente a situação aos alunos em slide ou na lousa e impressa.
  • Peça que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
  • Promova a análise da situação, solicitando que identifiquem os dados apresentados.
  • Peça que marquem as informações que considerem importantes.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual o questionamento do problema?
  • O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
  • Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
  • Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: É importante que o professor observe os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentarem.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, o que seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: É importante que o professor observe os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentarem.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, o que seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

PAINEL DE SOLUÇÕES select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: É importante que o professor observe os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentarem.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, o que seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

ENCERRAMENTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir as aprendizagens da aula.

RAIO X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.

Orientação:

  • Individualmente,entregue a atividade a cada aluno.
  • Peça que leiam ou realize a leitura no caso de alunos não leitores.
  • Solicite a realização da atividade individualmente, mas reserve um tempo para que discutam entre eles, as diferentes soluções.
  • Compartilhe as soluções, coletivamente.

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos ao conteúdo que será trabalhado durante a aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Selecionar os dados apresentados.
  • Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
  • Ser capaz de perceber um problema sem solução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientação: Projete o slide ou escreva na lousa a frase apresentada. Realize a pergunta e ouça as conclusões dos alunos, encerrando com a leitura da fala no slide.

Propósito: Que os alunos concluam que se existem questões sem resposta ou solução,quando faltam dados essenciais.

Discuta com a turma:

  • O que você percebe ao ler a frase?
  • Como você responderia a questão?
  • É possível dar uma resposta correta baseada nas informações apresentadas?

Indicações para leitura e estudo do professor:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • A atividade pode ser realizada em duplas.
  • Apresente a situação aos alunos em slide ou na lousa e impressa.
  • Peça que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
  • Promova a análise da situação, solicitando que identifiquem os dados apresentados.
  • Peça que marquem as informações que considerem importantes.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual o questionamento do problema?
  • O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
  • Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
  • Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?

Materiais complementares

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).

Orientação:

  • A atividade pode ser realizada em duplas.
  • Apresente a situação aos alunos em slide ou na lousa e impressa.
  • Peça que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
  • Promova a análise da situação, solicitando que identifiquem os dados apresentados.
  • Peça que marquem as informações que considerem importantes.

Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual o questionamento do problema?
  • O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
  • Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
  • Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: É importante que o professor observe os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentarem.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, o que seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: É importante que o professor observe os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentarem.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, o que seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).

Orientação: É importante que o professor observe os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.

  • Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
  • Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentarem.
  • Caso algum aluno apresente uma solução possível, o que seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.

Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
  • O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
  • Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
  • Os dados apresentados foram suficientes chegar à uma solução?
  • Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
  • E a diferença?
  • Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.

Propósito: Concluir as aprendizagens da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.

Orientação:

  • Individualmente,entregue a atividade a cada aluno.
  • Peça que leiam ou realize a leitura no caso de alunos não leitores.
  • Solicite a realização da atividade individualmente, mas reserve um tempo para que discutam entre eles, as diferentes soluções.
  • Compartilhe as soluções, coletivamente.

Materiais complementares

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Resolução de Problemas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre resolução de problemas, os alunos aprendem a resolver e elaborar problemas com múltiplas soluções e sem solução.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA00 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano