OBJETIVO
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Selecionar os dados apresentados.
- Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
- Ser capaz de perceber um problema sem solução.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave
Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos ao conteúdo que será trabalhado durante a aula.
RETOMADA
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientação: Projete o slide ou escreva na lousa a frase apresentada. Realize a pergunta e ouça as conclusões dos alunos, encerrando com a leitura da fala no slide.
Propósito: Que os alunos concluam que existem questões sem resposta ou solução,quando faltam dados essenciais.
Discuta com a turma:
- O que você percebe ao ler a frase?
- Como você responderia a questão?
- É possível dar uma resposta correta baseada nas informações apresentadas?
Indicações para leitura e estudo do professor:
- Como agrupo meus alunos? Matéria de Nova Escola publicada em março de 2009, com dicas de como agrupar alunos. https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos
- Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática? - https://novaescola.org.br/conteudo/7090/afinal-o-que-e-esforco-produtivo-e-como-ele-funciona-na-matematica
- Problemas matemáticos sem problemas - https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
- Livro: Mentalidades Matemáticas; Joe Boeler; capítulos 5 e 9.
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação:
- A atividade pode ser realizada em duplas.
- Apresente a situação aos alunos em slide ou na lousa e impressa.
- Peça que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
- Promova a análise da situação, solicitando que identifiquem os dados apresentados.
- Peça que marquem as informações que considerem importantes.
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.
Discuta com a turma:
- Qual o questionamento do problema?
- O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
- Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
- Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?
Materiais complementares
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Orientação:
- A atividade pode ser realizada em duplas.
- Apresente a situação aos alunos em slide ou na lousa e impressa.
- Peça que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores.
- Promova a análise da situação, solicitando que identifiquem os dados apresentados.
- Peça que marquem as informações que considerem importantes.
Propósito: Auxiliar os alunos na compreensão da situação-problema apresentada, na qual faltam dados essenciais à resolução.
Discuta com a turma:
- Qual o questionamento do problema?
- O que é preciso observar no enunciado para encontrar a solução?
- Todos os dados apresentados são importantes para a resolução?
- Todos os dados necessários estão descritos no enunciado?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: É importante que o professor observe os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.
- Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
- Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentarem.
- Caso algum aluno apresente uma solução possível, o que seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
- Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
- Os dados apresentados foram suficientes chegar à uma solução?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: É importante que o professor observe os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.
- Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
- Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentarem.
- Caso algum aluno apresente uma solução possível, o que seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
- Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
- Os dados apresentados foram suficientes chegar à uma solução?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?
PAINEL DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: É importante que o professor observe os alunos e suas estratégias de pensamento durante o tempo reservado à resolução.
- Deixe que os alunos exponham a maneira como pensaram.
- Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentarem.
- Caso algum aluno apresente uma solução possível, o que seria um erro, estimule-o a analisar novamente, cuidando para não haver constrangimentos. Utilize os questionamentos descritos a seguir.
Propósito: Compartilhar as diferentes maneiras de raciocínio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os dados apresentados?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado?
- Todas os dados apresentados foram utilizados? Justifique.
- Os dados apresentados foram suficientes chegar à uma solução?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para concluir o problema? Qual?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Questione os alunos sobre o que aprenderam, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente aos demais colegas. Observe a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
Propósito: Concluir as aprendizagens da aula.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Verificar a aprendizagem dos alunos em relação ao objetivo proposto na aula.
Orientação:
- Individualmente,entregue a atividade a cada aluno.
- Peça que leiam ou realize a leitura no caso de alunos não leitores.
- Solicite a realização da atividade individualmente, mas reserve um tempo para que discutam entre eles, as diferentes soluções.
- Compartilhe as soluções, coletivamente.
Materiais complementares
Resolução da Atividade complementar