Compartilhe:

Jornalismo

Devo trabalhar só o que é significativo para os alunos?

Matemática

PorNOVA ESCOLA

01/06/2015

Neurilene Martins. Foto: Valter Pontes

Neurilene Martins
Doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado

Pergunta enviada por Jaiane Ostemberg Dummer, Chuvisca, RS

Qualquer conteúdo pode ser significativo para os estudantes, desde que represente um desafio para eles. Para isso, é preciso considerar os conhecimentos prévios da turma ao elaborar as propostas, que devem fazer parte de uma sequência didática. É comum os alunos perguntarem: "Para que eu vou usar isso?". Vale destacar que nem tudo o que é aprendido na escola pode ser aplicado diretamente em contextos do cotidiano, mas a classe tem o direito de ter acesso a esse conhecimento. A abordagem didática, principalmente em Matemática, também deve contemplar momentos em que o contexto é puramente matemático. Um exemplo ilustrativo é o caso dos polinômios. Recomenda-se iniciar o trabalho com esse conteúdo pela resolução de problemas, de forma que os alunos os tomem para si e queiram solucioná-los. Você também pode usar o tangram (espécie de quebra-cabeças formado por peças geométricas de diversos tipos), com o qual é possível tematizar algumas propriedades dessas figuras, como grau, número de termos e forma reduzida. Indico para leitura a matéria Produtos Notáveis e a sequência didática de NOVA ESCOLA sobre o tema.


Veja mais sobre

Últimas notícias