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Jornalismo

Diálogo eficiente

O ensino de inglês ou de espanhol deve ser focado em situações reais de uso do idioma e levar os jovens a conhecer outras culturas

PorElisângela Fernandes

07/10/2016

A motivação é muito importante para o aprendizado de qualquer língua estrangeira. A contextualização das informações é essencial para tornar o conhecimento efetivo e significativo. Muitas aulas, no entanto, ainda estão presas aos exercícios gramaticais. O desafio é aproximar o idioma estudado da realidade dos alunos, levando a uma nova percepção da natureza da linguagem e de como ela funciona.

"A língua estrangeira deve ser um meio de aproximar o aluno de outras culturas", defende Fátima Aparecida Teves Cabral Bruno, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). "No que se refere ao espanhol, o aluno pode conhecer, até o fim do 9º ano, alguns usos sociais do idioma, como se apresentar, e travar uma conversação básica", explica. A internet, de acordo com Fátima, facilitou o contato com outras culturas e a garotada tem acesso ao espanhol em sites de notícias, por exemplo.

 

O uso da língua deve vir antes da sistematização de regras

Entre as línguas estrangeiras contemporâneas, o inglês é a hegemônica, dando acesso à ciência e à tecnologia modernas, à comunicação intercultural e ao mundo dos negócios. Maria Antonieta Celani, coordenadora do Programa de Formação Contínua do Professor de Inglês da Associação Cultura Inglesa São Paulo, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), explica que um ensino eficiente deve prever, em primeiro lugar, atividades comunicativas que tenham significado para os alunos e sejam do interesse deles. "Só então o professor deve sistematizar informações relativas à estrutura da língua, se for necessário."

Com uma formação inicial muito focada no ensino das regras gramaticais, o professor costuma encher o quadro-negro com conteúdos e pedir que os alunos os copiem no caderno. "É uma atividade mecânica que nada representa para os jovens", afirma Antonieta. Transformar esse uso mecânico do inglês em funcional deve ser o grande objetivo dos professores também na opinião de José Olavo de Amorim, coordenador de Língua Inglesa e Assuntos Internacionais do Colégio Bandeirantes, em São Paulo. Para isso, ele sugere atividades que confiram autenticidade ao aprendizado da língua, como a leitura e depois a escrita de sites e blogs. "Lidando com assuntos de seu interesse, os jovens se envolvem e aumentam o domínio do novo idioma com rapidez."

Veja a seguir quatro situações didáticas essenciais para o ensino de Língua Estrangeira do 6º ao 9º ano.

1 Leitura e audição para a classe
O que é Leitura de textos e audição de músicas, diálogos, entrevistas, filmes, desenhos, documentários etc.
Quando propor Em todas as aulas.
O que o aluno aprende A se acostumar com a sonoridade e a estrutura da língua,
O que é fundamental para reproduzi-la por escrito e oralmente.
Como propor Solicitando, por exemplo, a compreensão de uma notícia de jornal. A antecipação da interpretação por meio de imagens que acompanham o texto facilita o entendimento.

2 Uso social da língua
O que é Empregar diferentes recursos para entender as práticas sociais de leitura e escrita - como seguir as instruções de um videogame - e estimular a participação nelas.
Quando propor Em todas as aulas.
O que o aluno aprende A sensibilizar para a existência de outras línguas e perceber que muitas palavras estrangeiras estão presentes no cotidiano. Aprende também a usar a linguagem formal e a coloquial, bem como gírias e expressões idiomáticas, conforme a situação.
Como propor Utilize palavras e expressões estrangeiras incorporadas ao dia a dia e reproduza situações em que os jovens tenham de lidar com o idioma - na audição de músicas e ao usar programas de computadores, por exemplo.

3 Produção de textos
O que é Escrita com autonomia crescente de textos de gêneros discursivos, incluindo obras literárias adaptadas, revistas teen etc.
Quando propor Em todas as aulas.
O que o aluno aprende De acordo com os gêneros trabalhados, a adquirir a capacidade de compor situações semelhantes e revisar textos, além de ampliar o vocabulário. Além disso, passa a se comunicar utilizando cada vez mais detalhes de descrição, o que melhora sua competência linguística e comunicativa.
Como propor Você pode sugerir a utilização de pôsteres ou outras peças publicitárias como base para a elaboração de materiais similares. O trabalho pode ser feito em duplas e em grupos.

4 Comunicação oral
O que é Utilizar a língua estrangeira que está sendo ensinada nos momentos de comunicação em sala de aula.
Quando propor Em todas as situações.
O que o aluno aprende A aplicar na prática o que está aprendendo. Com base nisso, supera a inibição natural, ganha desenvoltura e percebe que o aprendizado se dá por tentativa e erro.
Como propor Para gerar expectativas sobre o conteúdo a ser desenvolvido, o ideal é apresentar o ponto de partida de cada aula. Em seguida, é produtivo promover o diálogo, incentivar os cumprimentos ao entrar em sala e ao término da aula e pedir que os estudantes falem sobre o cotidiano. O que todos fizeram no fim de semana? Alguém foi ao cinema? Viram quais filmes? Assistiram a algum reportagem na TV sobre um fato em evidência na mídia? Para despertar a curiosidade, é importante fazer uma análise das necessidades e dos desejos de aprendizagem deles e satisfazer as que se encaixarem no planejamento, sempre lembrando o uso de recursos audiovisuais para evitar fazer traduções.

Expectativas de aprendizagem

Ao fim do 9º ano, os estudantes devem ser capazes de:

  • Analisar criticamente a importância e a finalidade de diversos gêneros, como textos literários, artigos, notícias, receitas, rótulos, diálogos e canções.
  • Compreender o contexto de produção e identificar os elementos da estrutura que compõem os gêneros.
  • Produzir textos informativos.
  • Entender e dar informações em situações informais.
  • Usar verbos e suas diversas conjugações, pronomes, conectivos, pontuação e vocabulário inseridos nos diferentes gêneros.
  • Reconhecer o uso de voz passiva.
  • Entender, avaliar e responder a instruções ligadas a situações de sala de aula (fechar o livro, prestar atenção).
  • Avaliar ações de combinados, percebendo o uso de verbos para regra, pedido, obrigação e solicitação.
  • Utilizar dicionários e enciclopédias.
  • Localizar informações e ideias principais em textos.
  • Diferenciar narração de fatos e informação de opinião.
  • Apreciar um texto literário escrito em Língua Estrangeira.
  • Relacionar imagem e texto.
  • Selecionar palavras-chave para reconhecer significados e inferir o sentido de expressões com base no contexto.
  • Compreender regras e instruções (manuais, rótulos de embalagens, jogos etc.), identificando ações.
  • Expressar-se usando pronúncia e entonação apropriadas.
  • Compreender características culturais, finalidade e estrutura de diferentes tipos de música e gêneros literários.
  • Cantar ouvindo a canção, observando pronúncia e entonação.
  • Explorar experiências vividas em situações de aprendizagem, respeitando a sequência temporal e causal.

Fonte Orientações Curriculares, da prefeitura do município de São Paulo

Proposta de plano plurianual

6º ano - 1º semestre
Sequências didáticas

  • Diálogos informais de apresentação usando a ordem correta das palavras na sentença, preposições de lugar, tempo e direção, números e perguntas (who, what, why, where e how).
  • Conversa sobre questões do cotidiano explorando os tempos verbais (presente simples, presente contínuo de verbos frequentes, presente e passado dos verbos to be e to have)

Atividades permanentes

  • Pronúncia - desenvolvimento de atividades de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).

Projetos didáticos

  • Leitura de materiais informativos sobre as sociedades dos Estados Unidos e da Inglaterra e escrita de cartazes comparando características como o clima, a alimentação, os hábitos e os esportes favoritos nos dois países.


6º ano - 2º semestre
Sequências didáticas

  • Leitura de textos informativos em jornais e na internet, explorando o uso de artigos definido e indefinido, de pronomes e de advérbios de frequência.

Atividades permanentes

  • Pronúncia - desenvolvimento de atividades de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).


7º ano - 1º semestre
Sequências didáticas

  • Leitura de revistas em quadrinhos (Charlie Brown, Garfield e Calvin), explorando tempos verbais (presente simples, presente progressivo de verbos frequentes) e o uso de verbos regulares e irregulares.

Atividades permanentes

  • Pronúncia - desenvolvimento de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).
  • Twitter em inglês. Os alunos abrem contas nessa rede social e seguem os colegas (o professor segue todos). Semanalmente, o docente avalia a participação de todos e os erros mais frequentes.


7º ano - 2º semestre
Sequências didáticas

  • Leitura e reconto de histórias com o uso de preposições (tempo, lugar e direção), advérbios de frequência, tempo e modo; passado simples do verbo to be e de verbos regulares e irregulares frequentes e básicos.

Atividades permanentes

  • Pronúncia - desenvolvimento de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).

Projetos didáticos

  • Criação de um blog em inglês com espaço para a publicação de textos e comentários sobre questões de interesse dos alunos.


8º ano - 1º semestre
Sequências didáticas

  • Leitura em voz alta e discussão de graphic novels (Batman, Sin City) analisando o modo de expressar ideias indefinidas, como fazer comparações e expressões idiomáticas.

Atividades permanentes

  • Pronúncia - desenvolvimento de listening e speaking (audição de músicas e diálogos).
  • Blog em inglês. Manutenção da publicação de textos e comentários.


8º ano - 2º semestre
Sequências didáticas

  • Leitura e escrita de descrições de personagens e cenários, com ênfase no uso de adjetivos, verbos e substantivos seguidos de preposição, verbos modais e ligação de sentenças com so, when e while.

Atividades permanentes

  • Pronúncia - desenvolvimento de listening e speaking.
  • Blog em inglês. Manutenção da publicação de textos e comentários.

Projetos didáticos

  • Apresentação de um talent show em que os alunos, em duplas ou trios, fazem encenações, cantam e declamam textos. O foco é o uso correto de pronúncia e entonação, além da riqueza vocabular.


9º ano - 1º semestre
Sequências didáticas

  • Leitura em voz alta e discussão de gêneros literários: poemas e contos (há vários disponíveis de Edgar Allan Poe em http://poestories.com/stories.php.)

Atividades permanentes

  • Blog em inglês. Manutenção da publicação de textos e comentários.


9º ano - 2º semestre
Sequências didáticas

  • Crítica cinematográfica. Em duplas ou trios, apresentação oral sobre curta-metragem em inglês sem legendas Citar características, personagens e dados do diretor e atores, explorando diferentes tempos verbais, discurso direto e indireto.

Atividades permanentes

  • Blog em inglês. Manutenção da publicação de textos e comentários sobre questões de interesse dos alunos.

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Contatos


Bibliografia

  • A Formação do Professor como um Profissional Crítico - Linguagem e Reflexão, Maria Cecília C. Magalhães (org.), 200 págs., Ed. Mercado de Letras, tel. (19) 3241-7514, 48 reais
  • Reflexão e Ações no Ensino-Aprendizagem de Línguas, Leila Barbara e Rosinda C. G. Ramos (orgs.), 288 págs., Ed.Mercado de Letras, 58 reais

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