Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

print Imprimir download Salvar PDF salvar Salvar na coleção

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color whatsapp-color

Outras Colunas

  • Opinião
  • EdC
    Espaço de Convivência
  • EC
    Entre Colegas
  • C
    Contraponto
  • CdI
    Cultura da Infância
  • PN
    Pense Nisso
  • HR
    Heloisa Responde
  • Pesquisa Aplicada
  • Direito e Educação
  • newsletter
  • Newsletter estudantes

Fui coordenadora e quero contribuir com as reuniões. Como dosar isso?

Equipe

POR:
NOVA ESCOLA
01 de Junho | 2013
Heloisa Ramos. Foto: Marina Piedade Neury responde

Neurilene Martins é doutora em Educação e professora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) e responde a dúvidas sobre sala de aula

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Jásia Aparecida Oliveira, Paratinga, BA

Uma boa escola, Jásia, é aquela em que todos se corresponsabilizam pela qualidade do ensino. Desse modo, a sua preocupação em contribuir com o trabalho pedagógico é salutar. A diversidade de conhecimentos e experiências da equipe é um potencial a ser explorado, visando ampliar ações pedagógicas e de formação. Para que essas trocas sejam produtivas, no entanto, é preciso estar atenta às fronteiras das funções profissionais. Uma dica é sempre utilizar os fóruns devidos - reuniões pedagógicas e de planejamento - para compartilhar críticas, ideias e propostas de trabalho com a coordenação e os professores, evitando conversas difusas. Quando necessário, peça para conversar individualmente com a coordenadora, apresentando uma atitude de colaboração e evitando expô-la perante o grupo. Lembre-se de que a primeira contribuição para o trabalho coletivo é cumprir com qualidade a própria função, oferecendo bons modelos operativos aos colegas. Fazer planejamentos pertinentes, realizar registros da prática, compartilhar conhecimentos pedagógicos, desenvolver projetos em parceria, interessar-se pelo trabalho dos demais, pedir e oferecer ajuda são práticas que formam os professores em serviço. Tão importante quanto apresentar propostas é valorizar as boas ações existentes e compartilhar as dificuldades enfrentadas. Tudo isso humaniza as relações profissionais e faz com que todos os educadores ensinem e, ao mesmo tempo, aprendam mais sobre a profissão.

Compartilhe este conteúdo:
facebook-color whatsapp-color

Tags

Autocontrole Gestão escolar Cooperação Neury responde Habilidades socioemocionais Coordenação pedagógica

Tags

Guias
Gestão escolar

Tags

Guias
Habilidades socioemocionais
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann