Deixar de fazer um balanço das conquistas

Assim não dá!

POR:
NOVA ESCOLA

Heloisa responde

Heloisa Ramos é formadora de professores
e responde dúvidas sobre sala de aula.

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Fim do ano! Momento de relaxar e comemorar o encerramento de mais um ciclo de trabalho intenso de todos - professores, gestores, alunos, funcionários e famílias. No meio dessa agitação, no entanto, muita gente se esquece de parar, fazer um balanço do ano que passou e observar o que foi aprendido. Sem abrir mão das comemorações na escola, reserve um tempo e junte os estudantes para uma retrospectiva. Promova uma reflexão sobre os avanços individuais e do grupo e ajude a classe a tomar consciência das aprendizagens que ocorreram ao longo de 2011. Mais do que ninguém, você tem uma ideia clara de como foi o desenvolvimento de cada um e consegue ajudar todos a percebê-lo. Os avanços podem ser organizados em categorias. Escolha os temas com os alunos. Alguns exemplos: "O que eu não sabia e agora sei", "Livros lidos", "Filmes vistos", "Passeios realizados", "Textos produzidos" etc. O material pode virar um grande painel, exposto no corredor ou no pátio da escola, com o título: "Nossas conquistas em 2011". Outra opção é propor que a moçada escreva cartas para a professora do ano seguinte contando o que aprendeu.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias