Deixar de fazer um balanço das conquistas
Assim não dá!
PorNOVA ESCOLA
01/12/2011
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
PorNOVA ESCOLA
01/12/2011
Fim do ano! Momento de relaxar e comemorar o encerramento de mais um ciclo de trabalho intenso de todos - professores, gestores, alunos, funcionários e famílias. No meio dessa agitação, no entanto, muita gente se esquece de parar, fazer um balanço do ano que passou e observar o que foi aprendido. Sem abrir mão das comemorações na escola, reserve um tempo e junte os estudantes para uma retrospectiva. Promova uma reflexão sobre os avanços individuais e do grupo e ajude a classe a tomar consciência das aprendizagens que ocorreram ao longo de 2011. Mais do que ninguém, você tem uma ideia clara de como foi o desenvolvimento de cada um e consegue ajudar todos a percebê-lo. Os avanços podem ser organizados em categorias. Escolha os temas com os alunos. Alguns exemplos: "O que eu não sabia e agora sei", "Livros lidos", "Filmes vistos", "Passeios realizados", "Textos produzidos" etc. O material pode virar um grande painel, exposto no corredor ou no pátio da escola, com o título: "Nossas conquistas em 2011". Outra opção é propor que a moçada escreva cartas para a professora do ano seguinte contando o que aprendeu.
Últimas notícias
Alfabetização
Planejamento da alfabetização: como consolidar as aprendizagens
Confira sugestões para analisar as avaliações diagnósticas e conheça experiência de como utilizar agrupamentos produtivos na prática
Arte
Folclore nas artes: como organizar o estudo nos Anos Iniciais do Fundamental
Em agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data importante para o trabalho e planejamento docente. Inspire-se em práticas para abordar a temática sob a perspectiva das artes
Diversidade
Educação Antirracista: caminhos para trabalhar a temática nos Anos Finais do Fundamental
Confira sugestões de propostas que abordam relações étnico-raciais e um material que lista como cada componente curricular pode explorar o assunto
Crianças
Semana Nacional da Educação Infantil e os direitos de aprendizagem
Essa data traz uma boa oportunidade para reflexões e planejamento de experiências em torno das garantias consolidadas na Base Nacional Comum Curricular
Linguagem
Língua Portuguesa: ajude seu aluno a ler o mundo em diversos contextos
A aquisição e desenvolvimento da linguagem demandam o reconhecimento da língua em sua totalidade, os propósitos comunicativos e a interação entre interlocutores e a vida em sociedade