OFICINA DE JARDINAGEM INFANTIL - "iniciando na jardinagem"

POR:
professor

Objetivo(s) 

  1. Estimular habitos saudaveis;
  2. Possibilitar a noçao de arte;participando de atividades artísticas e lúdicas;
  3. Criar uma experiência sensorial onde possam experimentar a Natureza , mexer na terra, sentir o cheiro das ervas, pintar, brincar e escutar músicas;
  4. Plantar uma muda (planta jovem) organica e cuidar dela;
  5. Observar o desenvolvimento de um ser vivo.
  6. Valorizar o meio ambiente.

 

 

Conteúdo(s) 

No começo da oficina, eles plantam junto com a  nossa equipe uma muda de erva organica (alecrim, manjericão, hortelã) e levam para casa para cuidar e observar o desenvolvimento da planta dando noções de crescimento entre outras.

Depois temos um lanche (pedimos que tragam os próprios alimentos e que sejam saudáveis – frutas, sucos, sanduíches -, já que este é um dos focos das nossas oficinas).

E por fim, uma atividade com tema livre onde poderão brincar, pintar e exercitar a criatividade.

 

Ano(s) 

Creche, Pré-escola

Tempo estimado 

02 horas.

Material necessário 

  1. Vasos;
  2. Mudas de manjericão, alecrim, hortelã, ...;
  3. Ferramentas;
  4. Terra; adubo;
  5. Substrato para hortaliças;
  6. Tinta;
  7. Papel;
  8. Regador

Desenvolvimento 

1ª etapa 
  1. Perguntar quem sabe o que é uma planta?
  2. Para que serve uma planta?
  3. Demosntrar que as plantas são seres vivos e que necessitam de cuidados;

2ª etapa 
  1. Questionar como pode ser feito uma salada;
  2. Quais ingredientes são usados em uma salada?
  3. Registre as respostas - delas podem surgir boas idéias para receitas;
  4. Mostrar para as crianças alguns vegetais;
  5. Demosntrar  a importancia de lavar as maõs antes de tocar nos alimentos e de se alimentar;

3ª etapa 
  1. Possibilitar que as crianças escolham suas mudinhas;
  2. Separar as cianças em grupos e propor que elas plantem suas plantinhas;
  3. Distribuir os vasinhos já com o substrato para hortaliças;
  4. Demosntrar como plantas e aguardar que cada uma plantar sua mudinha e molha-la aguardar e molhar novamente; 
  5. Mostrar os cuidados que cada planta necessita;

4ª etapa 
  1. Forrar o chão com um forro grande para que possam fazer a a atividade de pintura;
  2. Distribuir papel, tintas a base de agua, pincel se for o caso;
  3. Pedir para que desenhem as plantas e os cuidados para com elas;

5ª etapa 

No da oficina as plantas poderam ser levadas para casa e acompanhar o seu crescimento; ao final dois pais presentes que falar sobre a importancia das plantas poderam dar seu testemunho;

 

Avaliação 

Produto final  Vaso pantado com a muda escolhida pela criança participante e um desenho /pintura feita por cada um, foto para registro do evento; Inteiração entre as crianças Compare observações, dúvidas e comentários ao longo do processo. Observe como cada criança se relacionou com sua planta.Fotos como registro  

Flexibilização 

adaptação sempre que necessario.

Deficiências 

Auditiva Intelectual Visual Física

Compartilhe este conteúdo: