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Jornalismo

Objetivo(s) 

  • Interagir com os colegas
  • Incentivar o trabalho em grupo e a cooperação
  • Ter um contato inicial com as noções de peso, quantidade e volume
  • Compreender que materiais (neste caso, os alimentos) podem ser divididos em partes menores
  • Adquirir hábitos saudáveis de alimentação

Ano(s) 

Pré-escola

Tempo estimado 

4 aulas

Material necessário 

  • Receita de bolo de milho
  • Utensílios de cozinha
  • Ingredientes para as receitas
  • Forno, fogão ou micro-ondas 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Cozinhar  é uma boa oportunidade para estimular a interação do grupo, já que a culinária permite às crianças colocar a mão na massa e compartilhar o que sabem. Aproveitar este momento para apresentar uma alimentação mais saudável, introduzir algumas grandezas matemáticas como volume, peso e quantidade (conceitos que serão melhor compreendidos nos anos seguintes do Ensino Fundamental) .

Antes do primeiro encontro, comunicarei às famílias dos pequenos sobre a atividade que será desenvolvida.  Informar o dia e horário escrever nas agendas.

 

2ª etapa 

Preparar com antecedência o espaço para cozinhar e separar ingredientes e utensílios. Levantar os conhecimentos prévios dos pequenos: perguntar quem já viu alguém fazendo bolo e pedir para contar  como foi. Questionar também que ingredientes eles acham que são usados para produzir esse alimento.

3ª etapa 

Logo após, ler a receita que que escolhi em voz alta e separar, junto da turma, as medidas necessárias indicadas na receita. Enquanto leio, farei perguntas como:

- Quantos ovos vamos usar?
- E quanto de leite será necessário?
- E farinha? Vamos usar que quantidade?
- A maneira como medimos a farinha, o leite e os ovos é a mesma? Vocês notam que há diferenças entre as medidas?


Conforme o andamento da receita, questionarei ainda mais a turma e fazer as observações necessárias:

- Esta receita será o suficiente para 14 crianças, somos em x quantas receitas vamos fazer?
- E se fizermos duas receitas, vamos precisar de quantos ovos?
- Se o bolo é pequeno, quantos podemos fazer com esta massa? E se for grande, quantos será?
- Se não utilizarmos muita açúcar este bolo  ficará com que sabor? E se o recheio for de frutas?


Quando a massa estiver pronta, darei  para cada aluno mexer . As crianças  participarão de todo o processo. Desde a separação dos ingredientes, o manuseio até a degustação. Vale destacar que o forno  será manipulado por um adulto ,ou seja pelo educador. Não deixe de degustar o bolo com as crianças! 

4ª etapa 

 

 

5ª etapa 

Após a confecção da receita, proporarei que as crianças criem uma própria. Usarei uma receita bem básica como padrão e sugerirei que incrementem com o que desejarem. Eles podem mudar a cor, adicionando, por exemplo, beterraba. No lugar do leite, usar suco de laranja ou de cenoura. Para tal, deixarei uma mesa com ingredientes diversos à disposição das crianças.  Selecionarei alimentos saudáveis e nutritivos.

Avaliação 

Será observado, ao longo das etapas, se os pequenos conseguiram dividir com todos os conhecimentos que possuem sobre o tema trabalhado. Analisarei também se eles refletiram sobre as medidas e as escolhas dos ingredientes durante o preparo dos bolo. E perceberei se a atividade ajudou os pequenos a trabalharem em grupo e a cooperarem entre si.

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