O confeiteiro
Porprofessor
02/09/2017
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Pré-escola
4 aulas
Cozinhar é uma boa oportunidade para estimular a interação do grupo, já que a culinária permite às crianças colocar a mão na massa e compartilhar o que sabem. Aproveitar este momento para apresentar uma alimentação mais saudável, introduzir algumas grandezas matemáticas como volume, peso e quantidade (conceitos que serão melhor compreendidos nos anos seguintes do Ensino Fundamental) .
Antes do primeiro encontro, comunicarei às famílias dos pequenos sobre a atividade que será desenvolvida. Informar o dia e horário escrever nas agendas.
Preparar com antecedência o espaço para cozinhar e separar ingredientes e utensílios. Levantar os conhecimentos prévios dos pequenos: perguntar quem já viu alguém fazendo bolo e pedir para contar como foi. Questionar também que ingredientes eles acham que são usados para produzir esse alimento.
Logo após, ler a receita que que escolhi em voz alta e separar, junto da turma, as medidas necessárias indicadas na receita. Enquanto leio, farei perguntas como:
- Quantos ovos vamos usar?
- E quanto de leite será necessário?
- E farinha? Vamos usar que quantidade?
- A maneira como medimos a farinha, o leite e os ovos é a mesma? Vocês notam que há diferenças entre as medidas?
Conforme o andamento da receita, questionarei ainda mais a turma e fazer as observações necessárias:
- Esta receita será o suficiente para 14 crianças, somos em x quantas receitas vamos fazer?
- E se fizermos duas receitas, vamos precisar de quantos ovos?
- Se o bolo é pequeno, quantos podemos fazer com esta massa? E se for grande, quantos será?
- Se não utilizarmos muita açúcar este bolo ficará com que sabor? E se o recheio for de frutas?
Quando a massa estiver pronta, darei para cada aluno mexer . As crianças participarão de todo o processo. Desde a separação dos ingredientes, o manuseio até a degustação. Vale destacar que o forno será manipulado por um adulto ,ou seja pelo educador. Não deixe de degustar o bolo com as crianças!
Após a confecção da receita, proporarei que as crianças criem uma própria. Usarei uma receita bem básica como padrão e sugerirei que incrementem com o que desejarem. Eles podem mudar a cor, adicionando, por exemplo, beterraba. No lugar do leite, usar suco de laranja ou de cenoura. Para tal, deixarei uma mesa com ingredientes diversos à disposição das crianças. Selecionarei alimentos saudáveis e nutritivos.
Será observado, ao longo das etapas, se os pequenos conseguiram dividir com todos os conhecimentos que possuem sobre o tema trabalhado. Analisarei também se eles refletiram sobre as medidas e as escolhas dos ingredientes durante o preparo dos bolo. E perceberei se a atividade ajudou os pequenos a trabalharem em grupo e a cooperarem entre si.
Últimas notícias