Compartilhe:

Jornalismo

"O Banheiro do Papa" ajuda a compreender as formalidades do espanhol

Pornovaescola

02/09/2017

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Objetivo(s) 

Conhecer as diferenças de tratamento interpessoal e as características da formalidade e da informalidade nos países da América Latina e Espanha.

Conteúdo(s) 

Pronomes de tratamento (tu, vos, usted, ustedes).

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Material necessário 

Trechos selecionados
As cenas que mostram a diferença de tratamento entre dois desconhecidos (38m39s a 39m42s), entre uma pessoa que tem autoridade sobre a outra (5m15s a 8m53s) e entre membros da mesma família (11m43s a 15m34s). Trechos que apresentam as conversas de Beto com os policiais ao tentar atravessar a fronteira (22m00s a 27m02s).

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução

Essa tragicomédia se passa no pequeno vilarejo uruguaio de Melo, na fronteira com o Brasil, que vive um furor em 1988 com a expectativa da visita do papa João Paulo II. Enquanto donos de mercados locais tentam se abastecer à espera de dezenas de milhares de fiéis brasileiros, o esperto Beto decide providenciar a construção de um banheiro para lucrar com o acontecimento. A professora Maria Clara Cohen, de São Paulo, recomenda o filme para ensinar um dos conteúdos que mais confundem os alunos brasileiros: os pronomes de tratamento formais e informais. "A questão da formalidade é muito importante no Espanhol."

Promova um debate, revisando a lista de pronomes de tratamento e suas regras de uso. Peça que os estudantes façam anotações durante o filme. Passe os trechos indicados com áudio e legenda em espanhol. No fim, estimule uma discussão na língua estrangeira sobre as formas de tratamento formal e informal retratadas no filme. Em seguida, proponha que eles façam uma lista dos pronomes de tratamento que aparecem no filme, identificando as situações em que são utilizados.

Avaliação 

Observe a desenvoltura na expressão oral e a adequação do uso dos pronomes de tratamento durante a aula.

Créditos: Maria Clara Cohen

Veja mais sobre

Últimas notícias