Minha Origem
Porprofessor
02/09/2017
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Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
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7º, 8º, 9º
3 aulas e atividades extra-classe em prazo a ser definido pelo professor.
Câmeras fotográficas, gravadores ou mp3 player, computador com acesso à internet.
Introdução
A importância de se estudar a história de africanos e de afro-descendentes está relacionada às profundas relações que guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros.
Entendemos que história do Brasil e história da África estão intimamente relacionadas, cabendo ao professor ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-los como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política.
Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente.
Desenvolvimento
Comece o trabalho explorando com os alunos os elementos da história africana e/ou da presença africana na História do Brasil que eles já tenham estudado. Procure levantar os conhecimentos dos alunos acerca das relações sociais estabelecidas, das visões que foram construídas sobre africanos e afro-descendentes no Brasil, sobre a cultura africana e/ou a mescla de culturas que se convencionou chamar "cultura brasileira" com forte influência de elementos africanos. É possível que surjam respostas que remetam a determinados assuntos como alimentação, música, dança, lutas e religiosidade. Se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a presença ou ausência desses elementos no modo de vida deles.
Após essa conversa inicial, convide os alunos para explorar o site www.acordacultura.org.br, que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de jogos, livros animados, vídeos, músicas e textos. Dica: veja textos sobre a importância da cultura negra na coluna da esquerda da página inicial - "valores civilizatórios".
A exploração do site é apenas um ponto de partida para a discussão que poderá ser fundamentada em conhecimentos anteriores dos alunos, de acordo com os conteúdos previstos no currículo de História, como:
Proponha aos alunos um trabalho de investigação da presença da cultura negra na localidade e das relações sociais estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos, por meio de entrevistas. O objetivo é fazer com que os alunos percebam as relações entre o passado (os conteúdos estudados em História) e o tempo presente, observando as mudanças e permanências nas relações estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos e da situação dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Essas pesquisas podem ser incluídas em um blog produzido pela classe. Será um espaço de debate virtual em que os alunos da escola e os moradores da comunidade local poderão trocar idéias sobre o assunto.
Agora é o momento de planejar as entrevistas. Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e faça a mediação dos seguintes pontos:
Os grupos de alunos deverão realizar as seguintes atividades:
No retorno do trabalho, em sala de aula, você deverá mediar a socialização das experiências de cada grupo por meio da discussão:
A partir das entrevistas e dos materiais coletados, é possível recuperar um pouco da história das relações sociais na localidade, da presença (ou não) de discriminação de afro-descendentes e de elementos da cultura de origem africana.
Produto final
O material coletado pode ser organizado:
Os pontos que deverão ser avaliados são: envolvimento e participação dos alunos nas discussões em grupos pertinência das informações e dos materiais coletados organização e clareza das informações no painel e nos textos e áudios postados no blog. Quer saber mais? Bibliografia BARBOSA, R. M. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. Companhia das Letras. LUCENA, Célia Toledo. Artes de lembrar e de inventar: (re) lembranças de migrantes. São Paulo, Arte & Ciência. Na internet Pt.wikipedia.org/wiki/Podcast informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm www.acordacultura.org.br aldeiagriot.blogspot.com www.arteafricana.usp.br/index.html www.palmares.gov.br www.ritosdeangola.com.br/news.php www.capoeiradobrasil.com.br Materiais para aprofundar a discussão sobre racismo: www.dialogoscontraoracismo.org.br
Créditos: Eliete Toledo Formação: Professora de História e co-autora das coleções didáticas "História: conceitos e procedimentos" e "História: cotidiano e mentalidades"
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