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Jornalismo

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Objetivo(s) 

  • Estabelecer relações entre passado e presente, discutindo mudanças e permanências nas relações sociais.
  • Estabelecer uma ponte entre o conteúdo estudado e sua vida cotidiana por meio de estudos da história local.
  • Compreender e valorizar elementos das culturas africanas e de afrodescendência.
  • Ampliar o conceito de cidadania, discutindo questões como respeito à diversidade, religiosidade e sincretismo, preconceito, direitos, inclusão.

Ano(s) 

7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

3 aulas e atividades extra-classe em prazo a ser definido pelo professor.

Material necessário 

Câmeras fotográficas, gravadores ou mp3 player, computador com acesso à internet.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Introdução 
A importância de se estudar a história de africanos e de afro-descendentes está relacionada às profundas relações que guardamos com a África. No geral, somos frutos dos encontros e confrontos entre diferentes grupos étnicos como indígenas, europeus, africanos e outros.

Entendemos que história do Brasil e história da África estão intimamente relacionadas, cabendo ao professor ampliar a discussão sobre, por exemplo, a escravidão, introduzindo elementos da história dos africanos, de sua cultura e não tratá-los como simples mercadoria que enriquecia europeus e tiveram seu trabalho explorado à exaustão no Brasil antes e após a independência política.

Nessa perspectiva, não podemos tratar a questão africana apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as visões estereotipadas sobre o tema é procurar recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente.

Desenvolvimento 
Comece o trabalho explorando com os alunos os elementos da história africana e/ou da presença africana na História do Brasil que eles já tenham estudado. Procure levantar os conhecimentos dos alunos acerca das relações sociais estabelecidas, das visões que foram construídas sobre africanos e afro-descendentes no Brasil, sobre a cultura africana e/ou a mescla de culturas que se convencionou chamar "cultura brasileira" com forte influência de elementos africanos. É possível que surjam respostas que remetam a determinados assuntos como alimentação, música, dança, lutas e religiosidade. Se não surgirem, instigue-os a refletir sobre a presença ou ausência desses elementos no modo de vida deles.

Após essa conversa inicial, convide os alunos para explorar o site www.acordacultura.org.br, que mostra informações sobre a cultura negra africana em forma de jogos, livros animados, vídeos, músicas e textos. Dica: veja textos sobre a importância da cultura negra na coluna da esquerda da página inicial - "valores civilizatórios".

A exploração do site é apenas um ponto de partida para a discussão que poderá ser fundamentada em conhecimentos anteriores dos alunos, de acordo com os conteúdos previstos no currículo de História, como:

  • História da África, incluindo elementos da cultura e religiosidade etc. (o período variando de acordo com o ano/série dos alunos).
  • Escravidão no Período Colonial e/ou no Período do Império. As lutas e as formas de resistência, e elementos da cultura trazida pelos africanos.


Proponha aos alunos um trabalho de investigação da presença da cultura negra na localidade e das relações sociais estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos, por meio de entrevistas. O objetivo é fazer com que os alunos percebam as relações entre o passado (os conteúdos estudados em História) e o tempo presente, observando as mudanças e permanências nas relações estabelecidas entre os diferentes grupos étnicos e da situação dos afro-descendentes na sociedade brasileira. Essas pesquisas podem ser incluídas em um blog produzido pela classe. Será um espaço de debate virtual em que os alunos da escola e os moradores da comunidade local poderão trocar idéias sobre o assunto.

2ª etapa 

Agora é o momento de planejar as entrevistas. Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e faça a mediação dos seguintes pontos:

  • O levantamento de afro-descendentes que sejam moradores antigos da localidade para serem entrevistados.
  • Combinar com os alunos se as entrevistas serão realizadas na escola ou na casa dos entrevistados.
  • Elaborar as questões que serão feitas aos entrevistados. Exemplos de coleta de bons depoimentos podem ser encontrados no portal do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net). O questionário deverá ter:
  1. Nome
  2. Idade
  3. Há quanto tempo mora na localidade,
  4. Profissão, atividades que exerceu
  5. Religião
  6. O lazer no passado e no presente
  7. Os tipos de música e de dança preferidos do passado e do presente
  8. Se sofre ou já sofreu discriminação por ser afro-descendente
  9. Participa de organizações como clubes, associações de moradores, ONGs que lutem pela defesa dos direitos dos afro-descendentes
  10. Outras questões sugeridas pelos alunos a partir dos estudos realizados
  • A definição das formas de registro da entrevista
  • Reforçar com os alunos a importância do respeito aos entrevistados.
  • O estabelecimento de uma data para que os materiais coletados sejam levados para a classe.

3ª etapa 

Os grupos de alunos deverão realizar as seguintes atividades:

  • Contatar os moradores escolhidos, explicando o objetivo da entrevista.
  • Gravar as entrevistas com equipamentos de áudio (gravadores, mp3 player etc.)
  • Pedir permissão para fotografar os entrevistados
  • Perguntar se eles possuem fotos antigas ou outros objetos e se permitem que eles sejam fotografados para compor o trabalho final.


No retorno do trabalho, em sala de aula, você deverá mediar a socialização das experiências de cada grupo por meio da discussão:

  • como se deu a interação com os entrevistados
  • quais foram as informações obtidas
  • as semelhanças e diferenças entre as respostas dos entrevistados

4ª etapa 

A partir das entrevistas e dos materiais coletados, é possível recuperar um pouco da história das relações sociais na localidade, da presença (ou não) de discriminação de afro-descendentes e de elementos da cultura de origem africana.

Produto final
O material coletado pode ser organizado:

  • em um painel com fotos e informações escritas
  • elaboração coletiva de um blog que poderá conter as gravações das entrevistas, depoimentos de alunos sobre o tema, mudanças e permanências nas relações sociais na localidade, espaço para postagem de sugestões sobre a formas de combate ao preconceito e à discriminação racial.

Avaliação 

Os pontos que deverão ser avaliados são: envolvimento e participação dos alunos nas discussões em grupos pertinência das informações e dos materiais coletados organização e clareza das informações no painel e nos textos e áudios postados no blog. Quer saber mais? Bibliografia BARBOSA, R. M. Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed. BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez. BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. Companhia das Letras. LUCENA, Célia Toledo. Artes de lembrar e de inventar: (re) lembranças de migrantes. São Paulo, Arte & Ciência. Na internet Pt.wikipedia.org/wiki/Podcast informatica.hsw.uol.com.br/web-206.htm www.acordacultura.org.br aldeiagriot.blogspot.com  www.arteafricana.usp.br/index.html www.palmares.gov.br www.ritosdeangola.com.br/news.php www.capoeiradobrasil.com.br Materiais para aprofundar a discussão sobre racismo: www.dialogoscontraoracismo.org.br    

Créditos: Eliete Toledo Formação: Professora de História e co-autora das coleções didáticas "História: conceitos e procedimentos" e "História: cotidiano e mentalidades"

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