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Jornalismo

Introdução à robótica educacional

Porprofessor

02/09/2017

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

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Objetivo(s) 

  •  

    • Objetivos Gerais:

      • construir robôs que usem lâmpadas, motores e sensores;
      • trabalhar conceitos de desenho, física, álgebra e geometria;
      • conhecer e aplicar princípios de eletrônica digital;
      • construir ou adaptar elementos dinâmicos como engrenagens, redutores de velocidade de motores, entre outros.

      Objetivos Psicomotores:

      • desenvolver a motricidade fina;
      • proporcionar a formação de habilidades manuais;
      • desenvolver a concentração e a observação;
      • motivar a precisão de seus projetos.

      Objetivos Cognitivos:

      • estimular a aplicação das teorias formuladas à atividades concretas;
      • desenvolver a criatividade dos alunos;
      • analisar e entender o funcionamento dos mais diversos mecanismos físicos;
      • ser capaz de organizar suas idéias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento;
      • selecionar elementos que melhor se adequem à resolução dos projetos;
      • reforçar conceitos de matemática e geometria;
      • desenvolver noções de proporcionalidade;
      • desenvolver noções topológicas;
      • reforçar a aprendizagem da linguagem Logo;
      • introduzir conceitos de robótica;
      • levar à descoberta de conceitos da física de forma intuitiva;
      • utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto;
      • proporcionar a curiosidade pela investigação levando ao desenvolvimento intelectual do aluno.

      Objetivos Afetivos:

      • promover atividades que gerem a cooperação em trabalhos de grupo;
      • estimular o crescimento individual através da troca de projetos e idéias;
      • garantir que o aluno se sinta interessado em participar de discussões e trabalhos de grupo;
      • desenvolver o senso de responsabilidade;
      • despertar a curiosidade;
      • motivar o trabalho de pesquisa;
      • desenvolver a autoconfiança e a auto-estima;
      • possibilitar resolução de problemas por meio de erros e acertos.
      • (Referências:Silvana do Rocio Zilli -A ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINOFUNDAMENTAL: PERSPECTIVAS E PRÁTICA)

Conteúdo(s) 

 

Além de propiciar ao educando o conhecimento da tecnologia atual, apresenta as seguintes competências que essa ferramenta pode desenvolver:

  • Matemática
  • Fisica 
  • Quimica
  • conhecimentos gerais
  • raciocínio lógico;
  • habilidades manuais e estéticas;
  • relações interpessoais e intrapessoais;
  • utilização de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento de projetos;
  • investigação e compreensão;
  • representação e comunicação;
  • trabalho com pesquisa;
  • resolução de problemas por meio de erros e acertos;
  • aplicação das teorias formuladas a atividades concretas;
  • utilização da criatividade em diferentes situações;
  • capacidade crítica
  • Noções de eletricidade.
  • Introdução à robótica.

Ano(s) 

6º, 7º, 8º, 9º

Tempo estimado 

Dez aulas

Material necessário 

MOTORES PEQUENOS, SENSORES, ENGRENAGENS , CORREIAS, HÉLICES, PILHAS E BATERIAS, MATERIAS PROVENIENTES DE SUCATAS ELETRONICAS(TV,SOM,APARELHOS SOM E DVD, ESCANERS , IMPRESSORAS...)

FERRAMENTAS DE USO GERAL

COMPUTADORES PARA PESQUISAS E PROGRAMAÇÃO

SOFTWARES LIVRES PARA APLICAÇÃO EM ROBÓTICA

KITS BÁSICOS DE ROBÓTICA

INSTALAÇÕES PARA LABORATÓRIOS DE ESTUDO E PESQUISAS

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Organize os alunos em equipes de quatro integrantes e explique o objetivo do projeto: construir carros capazes de se deslocar sozinhos para fazer uma corrida. Construir robôs e máquinas com habilidades motrizes.Tendo em mãos os brinquedos e materiais que vão dar origem aos carrinhos, oriente a turma a observar como as peças são utilizadas. Explique que, para fazer o carro andar, é preciso desenvolver meios para a propulsão e para manter o movimento.

2ª etapa 

Aborde a questão da manutenção do movimento apresentando alguns tipos de máquinas simples: alavancas, polias, engrenagens, roda e eixo, plano inclinado, cunha e rosca helicoidal. Mostre que elas possibilitam reduzir, aumentar e alterar a direção da força. Peça que eles procurem as máquinas simples utilizadas nos equipamentos que trouxeram - sistemas com engrenagens e polias podem servir para a construção dos carros. Dê exemplos de como elas aparecem na robótica: um braço mecânico utiliza alavancas, uma esteira automatizada usa engrenagens etc.

3ª etapa 

Como pôr o carro em movimento? Mostre que todas as formas de impulsionar o carro precisam de algum tipo de energia: elástica (bexiga cheia ou mola de ratoeira) ou química (pilhas e baterias), por exemplo. Explique ainda as transformações de energia envolvidas em cada processo.

4ª etapa 

Hora de materializar o projeto. Em uma tabela, os alunos devem registrar os materiais necessários, identificando quais eles já possuem na sucata e quais precisam providenciar, as etapas da construção, os sistemas de propulsão e as máquinas simples que pretendem usar. Depois disso, a montagem pode começar.

Avaliação 

  ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO: 1º- DIVULGAÇÃO DO PROJETO ATRAVÉS DE MATERIAL IMPRESSO PARA REUNIR ALUNOS DA FACULDADE INTERESSADOS EM  COLABORAR COM O PROJETO. 2º - PREPARAR E IMPLEMENTAR A METODOLOGIA BÁSICA. 3º - BUSCAR APOIADORES E FAZER CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS ATRAVÉS DE CROWDFUNDING,DOAÇÕES E REALIZAÇÃO DE EVENTOS PARA ARRECADAR FUNDOS.(ENCONTROS,FEIRAS,FESTAS, ...) 4º - FORMAR UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS PARA CONSTRUIR O MATERIAL BÁSICO DO PROJETO  5º -  APLICAÇÃO PRÁTICA DO PROJETO  6º - AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE NOVOS PROJETOS     PROJETO REGISTRADO NA REVISTA ELETRÔNICA GENTE QUE EDUCA -http://www.gentequeeduca.org.br/- ADAPTADO POR  GUTEMBERG FONSECA DA CONCEIÇÃO ALUNO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA FACULDADE PITAGORAS - LINHARES-ES (e-mail-gutenbergfonseca@hotmail.com)        

Créditos: Cristian Annunciato Formação: Pesquisador da Sangari Brasil.

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