Introdução à robótica educacional
Porprofessor
02/09/2017
Compartilhe:
Jornalismo
Porprofessor
02/09/2017
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Objetivos Gerais:
Objetivos Psicomotores:
Objetivos Cognitivos:
Objetivos Afetivos:
Além de propiciar ao educando o conhecimento da tecnologia atual, apresenta as seguintes competências que essa ferramenta pode desenvolver:
6º, 7º, 8º, 9º
Dez aulas
MOTORES PEQUENOS, SENSORES, ENGRENAGENS , CORREIAS, HÉLICES, PILHAS E BATERIAS, MATERIAS PROVENIENTES DE SUCATAS ELETRONICAS(TV,SOM,APARELHOS SOM E DVD, ESCANERS , IMPRESSORAS...)
FERRAMENTAS DE USO GERAL
COMPUTADORES PARA PESQUISAS E PROGRAMAÇÃO
SOFTWARES LIVRES PARA APLICAÇÃO EM ROBÓTICA
KITS BÁSICOS DE ROBÓTICA
INSTALAÇÕES PARA LABORATÓRIOS DE ESTUDO E PESQUISAS
Organize os alunos em equipes de quatro integrantes e explique o objetivo do projeto: construir carros capazes de se deslocar sozinhos para fazer uma corrida. Construir robôs e máquinas com habilidades motrizes.Tendo em mãos os brinquedos e materiais que vão dar origem aos carrinhos, oriente a turma a observar como as peças são utilizadas. Explique que, para fazer o carro andar, é preciso desenvolver meios para a propulsão e para manter o movimento.
Aborde a questão da manutenção do movimento apresentando alguns tipos de máquinas simples: alavancas, polias, engrenagens, roda e eixo, plano inclinado, cunha e rosca helicoidal. Mostre que elas possibilitam reduzir, aumentar e alterar a direção da força. Peça que eles procurem as máquinas simples utilizadas nos equipamentos que trouxeram - sistemas com engrenagens e polias podem servir para a construção dos carros. Dê exemplos de como elas aparecem na robótica: um braço mecânico utiliza alavancas, uma esteira automatizada usa engrenagens etc.
Como pôr o carro em movimento? Mostre que todas as formas de impulsionar o carro precisam de algum tipo de energia: elástica (bexiga cheia ou mola de ratoeira) ou química (pilhas e baterias), por exemplo. Explique ainda as transformações de energia envolvidas em cada processo.
Hora de materializar o projeto. Em uma tabela, os alunos devem registrar os materiais necessários, identificando quais eles já possuem na sucata e quais precisam providenciar, as etapas da construção, os sistemas de propulsão e as máquinas simples que pretendem usar. Depois disso, a montagem pode começar.
ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO: 1º- DIVULGAÇÃO DO PROJETO ATRAVÉS DE MATERIAL IMPRESSO PARA REUNIR ALUNOS DA FACULDADE INTERESSADOS EM COLABORAR COM O PROJETO. 2º - PREPARAR E IMPLEMENTAR A METODOLOGIA BÁSICA. 3º - BUSCAR APOIADORES E FAZER CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS ATRAVÉS DE CROWDFUNDING,DOAÇÕES E REALIZAÇÃO DE EVENTOS PARA ARRECADAR FUNDOS.(ENCONTROS,FEIRAS,FESTAS, ...) 4º - FORMAR UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS PARA CONSTRUIR O MATERIAL BÁSICO DO PROJETO 5º - APLICAÇÃO PRÁTICA DO PROJETO 6º - AVALIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE NOVOS PROJETOS PROJETO REGISTRADO NA REVISTA ELETRÔNICA GENTE QUE EDUCA -http://www.gentequeeduca.org.br/- ADAPTADO POR GUTEMBERG FONSECA DA CONCEIÇÃO ALUNO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA FACULDADE PITAGORAS - LINHARES-ES (e-mail-gutenbergfonseca@hotmail.com)
Créditos: Cristian Annunciato Formação: Pesquisador da Sangari Brasil.
Últimas notícias