Objetivo(s)
- Pesquisar a História do Parque da Cidade.
- Estimular o interesse social e a capacidade de pesquisar documentos historicos.
Conteúdo(s)
- Cidadania e Cultura
- História local.
- Leitura e interpretação de documentos históricos (livros, mapas e fotografias).
- Linha do tempo.
Ano(s)
6º, 7º
Tempo estimado
3 aulas
Material necessário
Documentos históricos sobre o parque, encontráveis por pesquisa online, plantas antigas e recentes da região, reportagens de jornal e fotos antigas.
Visitação ao Parque.
Desenvolvimento
Apresente aos alunos a proposta de desenvolvimento dos trabalhos. Divida a sala em tres grupos.
Grupo A: Pesquisa online sobre a região antes de se tornar o Parque. Antes de se transformar em parque a que se destinava o local? Qual era o período? Quem eram os proprietarios? Imagens antigas. Qual era a situação economica da cidade naquele periodo?
Grupo B: Pesquisa online sobre a transição para o Parque. O que motivou o local a ser transformado em Parque? Qual era o período? Imagens.
Grupo C: Pesquisa online sobre a criação do Parque. Como foi a inaguração? Qual era o ano? Qual o numero de habitantes da cidade? Qual o publico frequentador? Quais as atividades que o parque oferece? Imagens.
Orientar os estudantes que, assim como um historiador, eles também são pesquisadores e necessitam demonstrar as fontes e principais fatos da História da região no periodo estudado. Peça que cada grupo anote as informações no caderno.
Visitação ao parque, registros fotográficos e anotações.
Oriente a turma a relatar as imagens em uma linha do tempo feita na forma de cartazes. Abaixo das imagens constará: titulo, datas principais,fontes e legenda.
Cada grupo apresentará seu trabalho.
Avaliação
Verifique se a linha do tempo inclui os elementos mais importantes da História do Parque. Se conseguiram enfatizar as principais transformações e se as contribuições foram adequadamente contextualizadas - Avalie as considerações das fontes. Para discutir se faltou algum dado ou ponto de vista importante, peça aos alunos dos outros grupos que se manifestem após a apresentação, debatendo curiosidades que não foram sanadas.
Créditos: Márcia Maria Trípodi Formação: Historiadora e vice-diretora da EMEF Professora Thereza Maciel de Paula, em São Paulo, SP.
Tags