A História do Parque da Cidade Roberto Burle Marx em São José dos Campos

POR:
professor

Objetivo(s) 

  • Pesquisar a História do Parque da Cidade.
  • Estimular o interesse social e a capacidade de pesquisar documentos historicos.

Conteúdo(s) 

  • Cidadania e Cultura
  • História local.
  • Leitura e interpretação de documentos históricos (livros, mapas e fotografias).
  • Linha do tempo.

Ano(s) 

6º, 7º

Tempo estimado 

3 aulas

Material necessário 

Documentos históricos sobre o parque, encontráveis por pesquisa online, plantas antigas e recentes da região, reportagens de jornal e fotos antigas.

Visitação ao Parque.

 

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Apresente aos alunos a proposta de desenvolvimento dos trabalhos. Divida a sala em tres grupos.

Grupo A: Pesquisa online sobre a região antes de se tornar o Parque. Antes de se transformar em parque a que se destinava o local? Qual era o período? Quem eram os proprietarios? Imagens antigas. Qual era a situação economica da cidade naquele periodo? 

Grupo B: Pesquisa online sobre a transição para o Parque. O que motivou o local a ser transformado em Parque? Qual era o período? Imagens. 

Grupo C: Pesquisa online sobre a criação do Parque. Como foi a inaguração? Qual era o ano? Qual o numero de habitantes da cidade? Qual o publico frequentador? Quais as atividades que o parque oferece? Imagens.

 

Orientar os estudantes que, assim como um historiador, eles também são pesquisadores e necessitam demonstrar as fontes e principais fatos da História da região no periodo estudado. Peça que cada grupo anote as informações no caderno.

2ª etapa 

Visitação ao parque, registros fotográficos e anotações.

3ª etapa 

Oriente  a turma a  relatar as imagens em uma linha do tempo feita na forma de cartazes. Abaixo das imagens constará: titulo, datas principais,fontes e legenda.

Cada grupo apresentará seu trabalho.
 

Avaliação 

Verifique se a linha do tempo inclui os elementos mais importantes da História do Parque. Se conseguiram enfatizar as principais transformações e se as contribuições foram adequadamente contextualizadas - Avalie as considerações das fontes. Para discutir se faltou algum dado ou ponto de vista importante, peça aos alunos dos outros grupos que se manifestem após a apresentação, debatendo curiosidades que não foram sanadas.

Créditos: Márcia Maria Trípodi Formação: Historiadora e vice-diretora da EMEF Professora Thereza Maciel de Paula, em São Paulo, SP.

Compartilhe este conteúdo:

Tags

Guias