Generalizações e cálculos algébricos
Pornovaescola
02/09/2017
Compartilhe:
Jornalismo
Pornovaescola
02/09/2017
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
6º, 7º, 8º, 9º
Oito a dez aulas
Para que os estudantes coloquem em jogo os conhecimentos sobre generalizações, apresente a sequência de imagens e solicite que, individualmente, construam as próximas três figuras.
Continue trabalhando com as figuras da etapa anterior. Peça que a turma responda às questões sem desenhar:
Reúna os alunos em trios para socializar as respostas e peça que estabeleçam uma relação entre a quantidade total de quadrados da figura e a quantidade de quadrados coloridos e que a expressem textualmente. Depois, proponha uma discussão dos textos e organize uma síntese.
Proponha a resolução das questões levando em conta o que já foi concluído:
Apresente a série de figuras abaixo e peça respostas individuais:
Socialize as respostas e elabore outra síntese coletiva. Observe se os alunos compreendem que é possível resolver alguns desafios matemáticos lançando mão de variáveis algébricas.
Usando a sequência anterior, peça que os estudantes, individualmente, completem uma tabela como o modelo abaixo e estabeleçam relações entre as quantidades. É desejável que eles apresentem ideias como "a quantidade de hexágonos é igual a (n+1)2".
Para realizar esta sequência com alunos com deficiência visual prepare, antecipadamente, com tinta de alto-relevo, as imagens que serão trabalhadas nos problemas - tanto na primeira, quanto na quarta etapa. Também é possível apresentar as imagens ao aluno fazendo uma colagem em tecido, a fim de criar texturas diferentes. O trabalho em equipe ajuda o aluno a acompanhar a atividade. Ele pode ser o responsável por anotar em braile os registros discutidos pelo grupo. Vale, também, ampliar o tempo de realização das atividades e fazer com que o aluno repita exercícios semelhantes no contraturno, para que ele desenvolva melhor suas estratégias e fixe os conteúdos.
Visual
Créditos: Etienne Lautenschlager Formação: Professora da rede municipal e estadual de São Paulo e orientadora do Programa de Iniciação Científica das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
Últimas notícias