Galeria de moda

POR:
novaescola

Objetivo(s) 

- Entender a mudança do vestuário ocorrida no fim do século 20.
- Observar mudanças e permanências na indumentária.
- Identificar as peças estudadas em ilustrações de livros e revistas.

Conteúdo(s) 

- História da Moda.

Ano(s) 

Creche, Pré-escola

Tempo estimado 

Cinco aulas.

Material necessário 

Imagens disponíveis neste site.

Desenvolvimento 

1ª etapa 

Defina quais décadas serão estudadas, de acordo com o material de pesquisa disponível. Como esse é um tema muito abrangente, evite recortes temporais longos. Um enfoque possível é o período que vai da década de 1980 aos anos 2000. Feita a escolha, solicite ao grupo que pesquise em casa ilustrações relacionadas à época. Por meio de um bilhete, peça que os pais selecionem fotografias deles e de seus antepassados nas quais as crianças possam observar as vestimentas. Explique o motivo do trabalho, combinando que todas as imagens sejam tratadas com o devido cuidado e devolvidas ao fim da sequência. Oriente os pequenos a pedir aos familiares que contem como eram suas roupas, seu corte de cabelo e seu uniforme escolar. Essas observações servirão como base para a roda de conversa e para a organização da galeria da turma.

2ª etapa 

Selecione no site indicado imagens que representem o recorte temporal. Não se esqueça de atentar para a indumentária masculina. Com o material em mãos, faça uma roda de conversa para que todos possam expor o que foi coletado. Durante a exposição das imagens, peça que contem também sobre as conversas que tiveram com os familiares, observando aspectos da sociedade que interferiam no modo de vestir, como o período da ditadura militar ou os estilos musicais que ouviam.

3ª etapa 

Organize o material coletado por décadas. Para o recorte temporal exemplificado, separe as imagens em quatro caixas, usando uma delas para guardar as que não representam o período escolhido. Com base na roda de conversa, defina com o grupo quais peças serão destacadas e coladas na parede da sala para formar a galeria. É importante que as crianças separem e organizem as imagens na ordem que julgam mais adequada, enquanto você ajuda na organização por tempo cronológico. Faça perguntas como "que peças foram mais citadas na roda de conversa?" e "existem outras imagens que ajudam a contextualizar o período?". Oriente o grupo na criação de legendas que facilitem a compreensão da organização das imagens. Se necessário, atue como escriba da criançada.

4ª etapa 

Oriente a turma a desenhar roupas de acordo com o que observaram. Em seguida, peça que tentem construir as peças, recortando e colando com retalhos e papel. Acrescente o material à galeria. Converse sobre as mudanças observadas. Chame a atenção também para as permanências e as alterações na indumentária, ou seja, que adereços se destacaram na galeria e que podem ser vistos até hoje ou deixaram de ser usados.

Avaliação 

Verifique se as crianças compreendem a relação entre o modo de vestir e as mudanças históricas. Note também se veem nas peças atuais referências ao período estudado e se identificam roupas e calçados em revistas e livros.

Flexibilização 

É importante que, desde bem pequenas, as crianças cegas sejam estimuladas a sentir a textura dos tecidos e as formas das peças para que adquiram autonomia ao vestir. Na primeira etapa, os pais ajudam fazendo uma descrição detalhada sobre o que usavam e o que já foi moda. Também é possível trabalhar com imagens em relevo - em braile ou contornadas com cola de relevo - e com roupas antigas dos pais que as crianças possam trazer de casa. Explorar a relação entre moda e estilos musicais é uma possibilidade. As crianças relacionam as roupas à música em voga em uma determinada época para fazer a classificação das peças e imagens nas caixas - jovem guarda, tropicália, rock etc. Faça com que o aluno explore tecidos com texturas diferentes para a construção das peças. Os registros e as legendas devem ser feitos em braile, para que a criança se familiarize com este sistema. Para isso, você pode contar com a ajuda do AEE.

Deficiências 

Visual

Créditos: Edi Fonseca Formação: Formadora do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.

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